Atendente virtual no WhatsApp: veja como funciona e como implementar

Atendente virtual no WhatsApp: veja como funciona e como implementar

Cada vez mais clientes utilizam o WhatsApp como canal de atendimento, por isso investir em um atendente virtual pode mudar o rumo do seu negócio. Veja as vantagens e como implementar!

Inicialmente, é preciso dizer que em um mundo cada vez mais digitalizado, é comum que clientes busquem por canais de atendimento digitais que já conhecem para procurar o suporte das empresas.

Por isso, o WhatsApp Business, pode ser um canal essencial para aproximar consumidores e oferecer um atendimento ágil. Assim, implementar um atendente virtual no WhatsApp pode ser um ótimo investimento.

Afinal, o aplicativo de comunicação via mensagem é uma ferramenta que oferece múltiplas funcionalidades para empresas e para clientes. Dessa forma, ele possibilita o uso de tecnologia para automatizar processos de atendimento básicos. 

O cliente precisa solicitar uma 2ª via de fatura? Quer tirar uma dúvida sobre o horário de um evento? Deseja saber quanto custa determinado produto ou serviço? Tudo isso pode ser respondido rapidamente por um atendente virtual no WhatsApp, sem a necessidade de um atendente humano para o suporte.

A seguir, explicamos melhor o que um atendente virtual no WhatsApp pode fazer, benefícios de utilizar essa tecnologia e como implementá-la na prática. Confira!

O que é um atendente virtual?

Primeiramente, um atendente virtual nada mais é do que um chatbot que gerencia conversas com clientes de forma ativa. Assim, respondendo de acordo com o que o cliente busca e oferecendo respostas pré-programadas mas ainda assim personalizadas.

Além disso, através da Inteligência Artificial, um atendente virtual pode dar suporte a clientes como qualquer atendente humano ofereceria, com diálogos fluidos e bem estruturados. E, mais do que isso, o atendente virtual também realiza serviços de atendimento básicos. Tais como cadastrar um cliente, tirar dúvidas gerais, oferecer produtos e outras atividades.

Vale ressaltar que é possível programar os fluxos de conversa dessa tecnologia e, assim, personalizar mensagens de forma que o atendente virtual pareça cada vez mais com um humano e menos com um robô.

Benefícios e vantagens de usar um atendente virtual no WhatsApp

Com demandas de atendimento cada vez mais urgentes e recorrentes, é preciso investir para agilizar esse serviço e deixar o cliente mais satisfeito. Com o uso de um atendente virtual no WhatsApp, isso é possível! Confira as principais vantagens a seguir. 

Atendimento sempre disponível

Responder de prontidão aos clientes é obrigatório. Mas já imaginou investir em uma equipe de atendentes que fique disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia? Isso muitas vezes é inviável.

No entanto, um atendente virtual no WhatsApp consegue estar à disposição 100% do tempo, programado para responder de prontidão e já oferecer ao cliente o que ele precisa no momento. Essa disponibilidade é um diferencial que garante mais conversões e menos perdas para a concorrência.

Comunicação padronizada

Ter diversos atendentes significa treinar todos para manterem uma comunicação padrão, mas isso não é um problema para um atendente virtual no WhatsApp que tem sua linguagem padronizada e unificada para todos os clientes.

Seguindo sempre o fluxo de recepcionar, auxiliar e até realizar o pós-venda, é possível programar um atendente virtual para executar todas as etapas do atendimento ao cliente com uma linguagem concisa, mantendo o mesmo nível de excelência do começo ao fim. 

E, considerando que manter uma linguagem padronizada e humanizada é um cuidado de quem investe no atendimento virtual no WhatsApp, basta procurar por uma ferramenta que otimize atendimentos.

Mensagens e ofertas personalizadas

Gerir a base de dados dos clientes, organizar o status de cada atendimento e entender qual comunicação enviar para cada cliente também é algo que um atendente virtual no WhatsApp faz.

Ferramentas de chatbots geralmente oferecem soluções completas que vão desde responder mensagens de clientes até unificar a base de dados e interpretar quais tipos de clientes gostariam de receber quais ofertas e mensagens personalizadas. 

Novamente, isso poderia ser feito por um atendente humano. Entretanto, via atendente virtual é muito mais rápido, eficiente e onera menos a equipe de atendimento.

Equipe com trabalho otimizado

O custo de estruturar uma equipe de atendimento ao cliente é alto, e treinar esses profissionais para oferecer o melhor dos suportes também é custoso. Então, para que onerar esses profissionais com atividades e processos que podem facilmente ser realizados por chatbots?

Dessa forma, o atendente virtual no WhatsApp supre comunicações básicas e recorrentes e segmenta aqueles clientes que precisam de um atendimento humano, personalizado e específico para resolver determinadas questões. Aí sim o atendente entra em jogo, já capacitado e no momento ideal.

Essa é uma forma de não apenas economizar com equipe mas também de possibilitar um melhor preparo dos profissionais sem prejudicá-los com muitos tickets que podem ser facilmente filtrados por tecnologia. Isso é otimizar o trabalho ao máximo!

Como criar um atendente virtual para WhatsApp?

Para criar e configurar um atendente virtual no WhatsApp, é necessário contratar um serviço de solução digital que ofereça essa tecnologia. E, nós da New Way, conseguimos ajudar!

O Mktzap é uma solução digital que desenvolvemos para integrar múltiplos canais digitais de comunicação para otimizar o trabalho da equipe de suporte e implementar chatbots inteligentes e personalizáveis para melhorar a experiência dos clientes. 

Com o uso de Inteligência Artificial, é possível programar bots para dar vida a um atendente virtual no WhatsApp que seja rápido, eficaz e tenha o tom de voz que a sua empresa busca atingir com os consumidores. Também é possível humanizar cada vez mais essa tecnologia, que se aprimora conforme realiza conversas, pensando em deixar as interações sempre mais fluidas e concisas.

Incrível, não é mesmo? Então aproveite para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e descubra como um atendente virtual no WhatsApp desenvolvido pelo Mktzap pode alavancar ainda mais o sucesso da sua empresa.

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