WhatsApp Corporativo: o que é, como funciona e como criar!

WhatsApp Corporativo: o que é, como funciona e como criar!

Usar o WhatsApp Corporativo pode ajudar nas vendas do seu negócio. Aprenda como instalar, usar e até mesmo automatizar mensagens.

Aqui, vamos falar sobre o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil e que está presente nos smartphones de até 99% dos brasileiros! Portanto, já dá para entender a importância de se posicionar no canal de comunicação que é o WhatsApp – inclusive na área profissional.

O WhatsApp Corporativo é uma versão do popular e convencional aplicativo de mensagens que já conhecemos. Entretanto, este é voltado para empresas! Apesar de igualmente gratuito e intuitivo, esse aplicativo oferece recursos especiais para contas corporativas e promove uma interação mais organizada com os clientes. Conheça mais sobre ele!

O que é e como funciona o WhatsApp Corporativo?

Inicialmente, é importante entender que o WhatsApp Business é um aplicativo diferente do WhatsApp que estamos acostumados. Este app possui um “B” no ícone, que faz referência ao que chamamos de conta comercial. 

No entanto, citar todas as diferenças entre o app normal e o business é difícil, uma vez que a conta comercial tem inúmeras funcionalidades específicas. Como por exemplo: 

  • informações de dados comerciais, como: e-mail, endereço, link para o site e redes sociais das empresas. 
  • possibilidade de marcação de clientes e pedidos por etiquetas;
  • dados estatísticos como quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas;
  • envio de mensagens automáticas.

Dessa forma, é importante nomear a mais importante para o seu cliente: 

  • Ele irá saber que se trata de uma conta empresarial e você poderá proporcionar todos os tipos de informação que considera úteis para o seu negócio. 

Vantagens do WhatsApp Corporativo

Se você tem uma empresa, é muito mais fácil se comunicar com a clientela por meio do Business do que pelo convencional. Além disso, por meio do Business, o usuário pode configurar respostas automáticas, como saudações de boas-vindas, informações sobre horário de atendimento, entre outras. Isso otimiza e agiliza o trabalho dos atendentes!

Afinal, as mensagens também podem ser enviadas em períodos de ausência. Além disso, o usuário consegue configurar perguntas e respostas automáticas para que a comunicação com os clientes aconteça de forma mais rápida e direta.

Ademais, é preciso dizer que antes o WhatsApp Business exigia para si um número específico. Portanto, não era possível manter seu número de WhatsApp pessoal para o Business, apesar de existir a possibilidade de migrar as conversas que já existiam. Entretanto, essa realidade agora é outra: é possível sim mudar um número convencional para Business sem perder a lista de contatos e o histórico de conversas. Legal, não é mesmo?

Como criar a minha conta?

Primeiramente, aqui estão os passos que já estamos acostumados a fazer para qualquer app. Entretanto, só queremos deixar a ressalva que caso você deseje ter uma conta comercial oficial verificada pelo WhatsApp (com o ícone verde ao lado do nome da sua empresa) é necessário fazer uma análise de confirmação da sua conta na página do Facebook Business. 

Desse modo, para criar a sua conta comercial regular, basta seguir estes cinco passos:

  • Baixe o WhatsApp Business na Google Play Store ou na App Store;
  • Abra o app;
  • Toque em concordar e continuar;
  • Permita que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  • Insira e verifique seu número de telefone comercial.

Como utilizar o WhatsApp Corporativo para vendas?

Hoje o uso do WhatsApp não se limita apenas a conversas interpessoais. Isso porque virou a comunicação oficial entre muitas empresas e seus clientes. 

Muitos preferem resolver pendências pelo aplicativo do que por ligação ou pessoalmente na loja física, por exemplo. Dessa forma, é preciso manter uma coisa em mente ao iniciar suas vendas por WhatsApp: além de atenção, os clientes prezam por agilidade.

Tenha um número só para seu negócio

Embora pareça óbvio, muitos empreendedores ainda aproveitam o número pessoal para usar no seu negócio. Pois não faça isso! Além de poder misturar os assuntos, é importante passar seriedade e confiança para seus clientes.

Use lista de transmissão

O WhatsApp permite enviar mensagens para uma lista de até 256 pessoas, e se você tiver um número maior, basta criar quantas você precisar. Mas tenha cuidado com a quantidade de promoções, campanhas e conteúdos que você vai mandar. Bom senso para não perder clientes!

Divulgue seu número nas mídias sociais

Não esqueça de divulgar seu número nas mídias sociais. Mas, lembre-se que as pessoas precisam autorizar o seu negócio a entrar em contato com elas. Para isso, crie um formulário em que seja solicitado o número de celular da pessoa.

Quer ficar por dentro de mais técnicas para vender cada vez mais por meio do WhatsApp Corporativo? Então leia o conteúdo a seguir: Como vender pelo WhatsApp: 6 passos essenciais

Integre chatbots ao seu WhatsApp Corporativo: conheça plataformas de atendimento

A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente no WhatsApp em um mesmo painel, através de um mesmo número! Centralize suas mensagens do Whatsapp e outros canais em um único painel, não perca mais atendimentos e venda mais.

O Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes. Ele possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Por isso, não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Atendimento via WhatsApp: 4 dicas de como fazer

Chatbot: o que é, para que serve e como criar um

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo