Automação do WhatsApp Business: como fazer e quais as vantagens?

Automação do WhatsApp Business: como fazer e quais as vantagens?

Fazer a automação do WhatsApp Business é essencial para ganhar tempo, facilitar o trabalho dos atendentes e estreitar comunicações com clientes. Confira a seguir como fazer!

É fato que, nos dias de hoje, a maioria dos clientes busca por um atendimento rápido, eficaz e em canais digitais que já conhece. É o caso do WhatsApp, um dos aplicativos de comunicação mais populares do Brasil e do mundo. Por isso mesmo, fazer a automação do WhatsApp Business costuma ser essencial para empresas que querem otimizar ainda mais o uso da plataforma.

Afinal, é através de automações que otimizam-se os usos básicos da ferramenta, agilizando o retorno do atendimento ao cliente. Dessa forma, melhorando o pós-venda e possibilitando a personalização de soluções que atendem cada negócio conforme suas necessidades.

Seja para atender um volume de mensagens muito alto, responder de forma automatizada mensagens frequentes. Além de ampliar o horário de disponibilidade do seu atendimento ou até para diminuir o tempo de espera para o cliente ser respondido. Portanto, a automação do WhatsApp Business é uma etapa essencial para negócios que querem levar seu atendimento a outro nível.

Por isso, explicamos a seguir o que é uma automação no WhatsApp Business de forma detalhada, com dicas, vantagens e exemplos práticos para já conseguir fazer hoje mesmo. Vamos lá?

O que é uma automação no WhatsApp Business?

A automação do WhatsApp Business é um recurso disponibilizado pela própria plataforma ou realizado por ferramentas tecnológicas, que permite criar fluxos de respostas automatizados para cada abordagem com clientes. 

Isso é feito através de gatilhos, ou seja, termos ou perguntas específicas que desencadeiam uma sequência de mensagens rápidas para agilizar o atendimento de um cliente no WhatsApp Business. Assim, evitando acumular conversas sem resposta (o que não é nada interessante para uma empresa).

Considerando que o cliente sempre busca um retorno ágil e fácil das empresas perante as dúvidas que têm, automações ajudam a entregar o que o consumidor quer mais rapidamente. Dessa forma, aumentando a possibilidade de ele fechar negócio com a sua empresa e facilitando o trabalho dos atendentes.

Quais as vantagens de fazer automações no WhatsApp Business?

Além da possibilidade de agilizar negócios, como mencionamos anteriormente, são muitas as vantagens de fazer automações no WhatsApp Business. Detalhamos elas a seguir, confira:

Não perder clientes

Coloque-se no lugar de consumidor. Ao enviar uma mensagem para uma empresa, é preferível um retorno rápido ou demorado? Pensando nisso, uma automação do WhatsApp Business essencial para evitar que clientes fujam para outras marcas é a automatização de mensagens frequentes.

São elas: a mensagem de saudação (após o primeiro contato do cliente no WhatsApp Business da marca); a de ausência (explicando que um atendente virá em breve dar atenção exclusiva ao cliente); respostas para dúvidas frequentes e muito mais.

Muitas vezes, em seu primeiro contato com uma empresa, o cliente busca sanar dúvidas básicas, como horário de funcionamento, como funcionam as reservas, se determinado produto está disponível e muito mais.

E com mensagens automatizadas que esclareçam logo estes pontos recorrentes e fáceis de responder, é possível o consumidor ter o seu primeiro contato com a empresa através de um auto atendimento rápido via WhatsApp Business. Incrível, não?

E, além disso, considerando que é possível automatizar fluxos com uma linguagem humanizada, as automações no WhatsApp Business são uma forma de aproximar ainda mais seus clientes mais rapidamente, evitando que eles procurem em outras empresas uma solução mais rápida. 

Estreitar o relacionamento com clientes

Após estabelecido uma relação confiável e de retorno com os consumidores, é possível estabelecer ainda mais segurança e dar mais importância ao cliente. Dessa forma, oferecendo um pós-venda otimizado e também automatizado pela plataforma.

Isto é, liberar formulários para avaliação após a compra ou atendimento, perguntar se o cliente foi bem atendido e teve o retorno que gostaria de obter. Também é possível pedir por sugestões de melhoria, agradecer pela preferência… Tudo isso pode ser automatizado e deixa uma ótima impressão para os consumidores via WhatsApp Business.

Facilitar o trabalho do time de vendas e atendimento

Muitas vezes, o fluxo de trabalho do time que cuida do atendimento ao cliente é intenso. Entre muitas mensagens enviadas por clientes, é preciso saber distinguir as críticas das rotineiras, dando prioridade a clientes com questões mais urgentes – e tudo isso sem diferenciar a qualidade do atendimento oferecido a eles. Parece complexo, não?

Por isso mesmo, os gatilhos criados em automações no WhatsApp Business pensando em responder mensagens frequentes podem ajudar. Com eles, dá para filtrar de cara se o cliente já consegue ter sua dúvida sanada de forma automática ou se ele é qualificado como lead especial, que necessita de uma atenção extra de algum atendente para resolver sua questão.

Sendo assim, o trabalho de qualificação do lead é feito quase que automaticamente conforme o fluxo de mensagens estabelecido na automação. Demais, não é mesmo? Isso facilita e muito os trabalhos para o time de atendimento, vendas e até de marketing.

Ampliar as possibilidades para seu negócio 

Já imaginou manter um time de atendimento ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo suporte constante a todos os clientes que procuram sua marca? Parece surreal, não é mesmo? E é aí que a solução das automações no WhatsApp Business caem como uma luva.

Afinal, automatizando processos, não é necessário manter uma equipe especializada disponível a todo momento. Com respostas automáticas liberadas por gatilhos, o horário de atendimento do seu negócio passa a ser estendido, afinal dá para retornar ao cliente em qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. A partir disso, casos especiais de atendimento são priorizados para serem respondidos por atendentes em horários regulares. Mais fácil e ideal, não é mesmo?

Cuidados ao fazer automação no WhatsApp Business

É preciso se atentar a algumas etapas do processo de automação no WhatsApp Business, tomando alguns cuidados práticos que podem ajudar. Como todo sistema que envolve processos tecnológicos, é preciso considerar sempre o todo.

Portanto, considerar a integração do WhatsApp Business com outros sistemas e outros canais de atendimento, por exemplo, é algo essencial para otimizar o atendimento ao cliente do seu negócio como um todo, não apenas considerando uma parte ou um canal específico.

Essa integração pode ser feita por ferramentas especializadas em unificar canais, base de dados e otimizar fluxos – tanto para clientes quanto para atendentes.

Além disso, outro cuidado essencial é não subestimar os relatórios e análises de dados que a ferramenta entrega. Afinal, com esses KPIs em mãos, é possível conseguir fazer um planejamento estratégico mais apurado, analisando quais pontos do atendimento ao cliente são necessários ter melhoria e considerando quais são as melhores soluções para o seu negócio.

Como fazer a automação do WhatsApp Business?

Dá para automatizar vários fluxos e gatilhos que mencionamos acima de forma gratuita, pelo próprio aplicativo do WhatsApp Business. São eles:

  • Mensagem automática de saudação;
  • Mensagem automática de ausência;
  • Respostas automatizadas para fluxos comuns de atendimento (como o envio de cardápio para um delivery). 

As automações acima podem ser feitas pelas próprias configurações do aplicativo.

No entanto, a integração multiplataformas, a personalização de fluxos com linguagem humanizada e adaptada para cada cliente e muitos outros recursos de automação do WhatsApp Business são oferecidos também por plataformas pagas, que investem em tecnologia para oferecer serviços especializados.

E é o caso do Mktzap, inteligência desenvolvida pela New Way, que unifica em um só painel múltiplos canais de atendimento, unificando base de dados de clientes, qualificação de leads e possibilitando automações inteligentes e personalizadas para cada caso. Incrível, não é mesmo?

Ainda é possível disponibilizar diversos acessos simultâneos ao painel do Mktzap, para que diversos atendentes trabalhem ao mesmo tempo e de forma otimizada,  já que a ferramenta especializada também organizar conversas, dados e faz a gestão do fluxo de clientes da melhor forma.

Para descobrir ainda mais sobre como essa ferramenta pode otimizar o trabalho de atendimento do seu negócio, agende uma conversa com um de nossos especialistas e surpreenda-se!

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