Assistente Virtual: quais as principais vantagens de ter um?

Assistente Virtual: quais as principais vantagens de ter um?

Você sabe o quanto de dinheiro consegue fazer com seu tempo? Todo serviço que prestamos ou produto que oferecemos demanda dedicação em tempo que vai gerar seu lucro. Por isso, a assistente virtual é ideal para ajudar nessas demandas.


Por exemplo: você é capaz de gerar por meio da sua atividade-fim um lucro de “X” reais a hora. Além disso, não importa o valor – porque podemos supor que quanto mais tempo você tem para produzir ou para se dedicar a melhorias pessoais ou profissionais – o seu lucro por hora tende a aumentar gradativamente. Concorda?


De forma bem resumida: é o que todo empreendedor quer! Alto retorno, cliente fidelizado, ser referência naquilo que faz e, claro, crescer! O grande desafio é manter o equilíbrio mas as demandas surgem durante o dia.

Por isso, quando falamos de assistente virtual é justamente para fazer essas demandas que nos tomam tempo e que podem ser facilmente resolvidas. Primeiro, vamos entender o que é uma assistente virtual e depois os benefícios. Continue lendo.

O que é um assistente virtual? 

Antes de tudo, o assistente virtual é um representante digital das empresas em seus respectivos sites. O mais importante é que ele é configurado para auxiliar os clientes em todos os processos da jornada de compra.

Com essa tecnologia, é possível descobrir quais são as necessidades dos seus consumidores e trabalhar para desenvolver e oferecer as melhores soluções desde a pré-venda. Além disso, passar pelo atendimento até a resolução dos problemas que surgem após a realização da compra.

Algumas das principais funções desenvolvidas pelo assistente virtual no que se refere à organização do trabalho são:

  • Inserção de dados
  • Organização de agenda
  • Organização de arquivos digitais
  • Gestão de correio eletrônico
  • Processamento de texto
  • Reservas on-line
  • Criação de relatório
  • Atendimento ao cliente

Os assistentes virtuais funcionam a partir de vários métodos como por exemplo algoritmos, técnicas e integrações que resultam em um software ‘’inteligente’’, também conhecido como inteligência virtual.

Essas ferramentas são compostas por sistemas que aprendem com base nas interações com o consumidor, melhorando o seu repertório progressivamente. Assim, quanto mais o cliente interagir, consequentemente mais capacitadas elas serão.

Benefícios de ter assistência virtual:

Para você entender melhor e assim conseguir usufruir em seu trabalho, separamos cinco vantagens ao ter uma assistente virtual:

Melhor aproveitamento dos seus Recursos

A princípio, digamos que você tem um funcionário de nível médio ou sênior e precisa escolher entre essas duas opções:

  1. Seu recurso desempenhar um papel ativo na liderança de estratégias de crescimento do seu negócio; OU
  2. Deixá-lo preparando diariamente relatórios administrativos, que fazem parte da rotina do departamento.

O que esse recurso escolheria? As chances dele optar pela primeira opção  é enorme, sem sombra de dúvidas! E simplesmente porque é mais interessante e parece mais importante. 

Mas isso não significa que você pode negligenciar essas tarefas administrativas. Se você fizer isso, seu negócio irá desmoronar sem esse trabalho burocrático.

Então como você soluciona esse impasse? Contratando assistentes virtuais. Eles podem assumir a maioria dessas tarefas e assim economizar os recursos da empresa. 

Redução de Custos

Um dos maiores motivos para investir nessa tecnologia é o fato de ela reduzir custos para o seu negócio. 

A ferramenta atende e resolve diversas demandas dos clientes. Isso faz com que as centrais de atendimento recebam menos ligações, eliminando a necessidade de manter grandes equipes em espaços físicos específicos e de ter que pagar salários e horas extras aos atendentes.

Oferece atendimento personalizado 

O assistente virtual vai se moldando conforme a interação feita com o público da empresa. Logo, é capaz de oferecer um atendimento personalizado, ou seja, adequado às características dos seus clientes.

Além disso o sistema também fica disponível 24 horas por dia, durante toda a semana, 365 dias por ano, podendo ser acessado quando o consumidor quiser pelo computador, celular e tablet.

Economia de Tempo  

Uma razão pela qual os empreendedores devem contratar assistentes virtuais é a economia de tempo. E todos nós sabemos que tempo é dinheiro – especialmente nos negócios.

Assim, ao ter um assistente virtual, é possível começar o trabalho imediatamente. E isso com economia de tempo porque não precisam receber um longo treinamento sobre como realizar a função. 

Além de que, como os assistentes virtuais ficam focados apenas nas tarefas para as quais foram configurados. Portanto, eles farão o trabalho mais rápido do que alguém fazendo malabarismos com várias demandas. 

Mais tempo para se dedicar ao seu negócio

Se você é o gestor do seu empreendimento, provavelmente está acostumado a se preocupar com todas as atividades a serem executadas no cotidiano do negócio. Isso faz com que fique sem tempo para nada, não é verdade?

Por isso, ao usar uma assistente virtual você está delegando as tarefas burocráticas, como atender e orientar os clientes. Dessa forma há mais tempo para se dedicar a outras questões da empresa.

O assistente virtual é uma grande ‘’mão na roda’’ para as empresas que desejam melhorar o relacionamento com os seus clientes. Afinal, essa ferramenta permite que você esteja em contato com os consumidores o tempo todo, evitando que ele procure a concorrência porque não teve uma dúvida ou problema resolvido.

Assim, é perceptível que os assistentes virtuais também serão apoio na comunicação da empresa. Auxiliando na organização de dados, informações de clientes e criando fluxos de atendimento. Quer saber mais sobre como assistentes virtuais vão te auxiliar? É só clicar aqui.

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