Aprenda como estruturar uma equipe de atendimento ao cliente para garantir o sucesso da sua empresa Através do uso da internet, temos na palma das nossas mãos acesso a milhares de informações. Por isso, quando precisamos fazer uma compra em uma empresa nova, criamos o hábito de pesquisar as avaliações de outros consumidores. Os aspectos
É provável que você já saiba que ser bem educado não garante um bom atendimento ao cliente. Sendo assim, trouxemos 5 fatores que irão destacar a sua empresa nesse quesito. Nos últimos anos as empresas passaram a olhar com mais atenção no que se refere a experiência dos consumidores da sua marca. Sendo assim, o
Entenda como o atendimento automatizado no varejo pode revolucionar o relacionamento com os clientes! Não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. E está presente em 99% dos smartphones do país. Por isso, a nossa forma de consumo foi alterada. Afinal, é muito mais simples fazer uma compra através
A construção de chatbots pode parecer complexa. Mas se você se atentar a algumas dicas, tenho certeza que será fácil. Vamos te ajudar! Os chatbots estão sendo usados cada vez mais pelas empresas de todos os segmentos. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, cresceu em 68% o número de robôs
Não é novidade que o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais poderosos. Porém, além do uso pessoal, você sabe como explorar o WhatsApp para pequenas empresas? Vamos te contar dicas valiosas! O WhatsApp para pequenas empresas pode ser uma ferramenta importantíssima para impulsionar as vendas. Entretanto, é fundamental utilizar as estratégias corretas e
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De nada adianta montar uma equipe de atendimento ao cliente se a empresa não sabe quais são as principais dores dos seus consumidores.
Por isso, faça um levantamento das dúvidas mais frequentes. E saiba em quais momentos elas podem surgir. Dessa forma, é possível garantir que o cliente encontrará a solução necessária para o seu problema.
Caso contrário, irá apenas gerar ainda mais frustração.
Treinamento
Agora que você já sabe quais são as principais dúvidas, é hora de treinar a equipe de atendimento ao cliente. Para isso, crie materiais detalhados sobre o produto/solução.
Além disso, tenha todos os processos desenhados para que seja de fácil acesso quando necessário.
O levantamento de dados não é importante apenas na etapa inicial. Ao montar uma equipe de treinamento ao cliente, é imprescindível acompanhar todas as métricas.
Desde a quantidade de atendimentos, os motivos do contato até a avaliação dos clientes sobre a qualidade do serviço (produto/solução e atendimento).
Sendo assim, opte por ferramentas que facilitem e gere relatórios automáticos com esses dados.
Aperfeiçoe conceitos da Experiência do Cliente
De acordo com o crescimento da área de atendimento ao cliente, diversos novos estudos sobre a área surgiram. Ou seja, há novos conceitos e novas formas de aperfeiçoar o relacionamento entre empresa e consumidor.
Por isso, mantenha seus estudos em dia sobre Customer Experience (CX) e compartilhe com toda a equipe. A partir de debates sobre o tema, é possível traçar novas estratégias de melhoria.
E para que você já comece a pôr em prática, separamos uma dica! Baixe nosso e-book gratuito com tudo o que você precisa saber para colocar a área de CX em prática na sua empresa. Confira!
Afinal, nada pior do que nos depararmos com um atendimento ruim quando queremos fazer uma compra. Não é mesmo?
Esse tipo de comportamento influencia negativamente na jornada de compra. E, além de perder o cliente, ele tende a ser um detrator da sua marca. Ou seja, divulgar a péssima experiência aos amigos e familiares.
Mas não é isso que a sua empresa quer, certo? Por isso, nesse artigo vamos falar sobre pontos que não podem faltar, de forma alguma, em um bom atendimento ao cliente.
O planejamento é a primeira etapa para o sucesso de qualquer processo. Por isso, é essencial que você faça um plano de ação.
Ou seja: primeiro, identifique quais são os pontos fortes e fracos do atendimento da sua empresa. Entenda quais são as principais etapas de reclamação é fundamental para desenvolver estratégias eficazes.
Caso contrário, é provável que a sua empresa dê apenas mais um tiro no escuro e não consiga evoluir nesse quesito.
Conheça o público
A linguagem utilizada na comunicação com o cliente deve ser adequada ao perfil do seu público. Por isso, não tente utilizar palavras técnicas se esse não é o objetivo dos seus consumidores. Ou vice-versa.
Provavelmente você já se deparou com textos complexos e com palavras difíceis e, ao terminar de ler, não entendeu nada do que estava escrito. Por isso, seja sempre conciso e direto, saiba o que e como entregar seus conteúdos.
Quando falamos na mesma “língua”, podemos garantir que a comunicação é efetiva e chega de forma correta aos interessados.
Implementação de softwares
Quando falamos em bom atendimento ao cliente, organização e gestão são etapas fundamentais.
Por isso, uma alternativa que pode auxiliar são as plataformas de atendimento. Isso porque é possível centralizar todas as interações de clientes em um único dashboard.
Além disso, algumas plataformas oferecem o uso de chatbots. Com essa tecnologia, é possível otimizar o tempo dos atendimentos.
Conheça mais sobre essa funcionalidade:
Aprenda como utilizar os chatbots em seus atendimentos
Treinamento de equipe
Assim como falamos no início, apenas ser bem educado não garante a satisfação do cliente. Ou seja, é importante ter em mente que os consumidores estão cada vez mais exigentes.
Portanto, disponibilize treinamentos para a sua equipe para garantir a qualificação profissional dos colaboradores.
Pesquisas de satisfação
Ao implementar cada uma das etapas, pergunte aos clientes a opinião deles sobre a qualidade do seu atendimento. Saiba ouvir para identificar quais pontos podem ser melhorados ainda mais.
Além disso, pergunte também sobre a qualidade do seu produto/serviço. É essencial que o consumidor sinta confiança com a marca que escolheu comprar.
Agora está na hora de colocar em prática as dicas acima para garantir o bom atendimento ao cliente. Por isso, deixamos um e-book com outras diversas formas para encantá-lo. Confira!
Por isso, a nossa forma de consumo foi alterada. Afinal, é muito mais simples fazer uma compra através do celular do que se deslocar da nossa casa até a loja. Não é mesmo?
Mas para que as lojas consigam atender todo o público de forma eficaz, é preciso de algumas inovações. E uma delas é o atendimento automatizado.
Isso porque o segmento de varejo atende diretamente o consumidor final. Sendo assim, é essencial manter boas relações com cada um dos cliente.
Por essa razão, o assunto deste texto é te mostrar a importância do atendimento automatizado no varejo. Confira como aplicar essa tecnologia no seu negócio!
Antes de tudo, é importante entender o que é o atendimento automatizado. É simples!
Sabe aqueles atendimentos sem nenhuma intervenção humana? É isto! Ou seja, são atendimentos que utilizam das tecnologias de Chatbot e Inteligência Artificial.
Essas funcionalidades já estão presentes há algum tempo no nosso dia a dia. E estão cada vez mais ganhando espaço e garantindo a satisfação dos clientes.
Afinal, temos os nossos problemas resolvidos com muito mais facilidade e rapidez.
E para você entender mais sobre essa tecnologia, recomendamos a leitura:
Por que devo investir em atendimento automatizado?
Agora que você já entendeu o que é o atendimento automatizado, vamos te explicar as vantagens de utilizá-lo no varejo. Vem conferir!
Atendimento 24/7
Já imaginou chegar na segunda-feira de manhã sem milhares de mensagens acumuladas?
Através do atendimento automatizado isso é possível. Ou seja, com os chatbots é possível configurar respostas para as perguntas mais frequentes. Dessa forma, os clientes obtêm respostas instantâneas sobre as suas dúvidas.
Informações sobre as compras
Se você optar por uma plataforma de atendimento, a melhor opção é uma que ofereça integração com outros sistemas. Por exemplo, CRMs e ERPs.
Dessa forma, os consumidores conseguem informações sobre o status da sua compra. Por consequência, diminui a quantidade de atendimentos com dúvidas sobre a localização do pedido. Ou então sobre prazos de entrega.
Padronização das mensagens
O atendimento automatizado permite que você padronize as mensagens enviadas aos clientes. Dessa forma, é possível garantir que todos vão receber a informação correta e com o mesmo tratamento entre eles.
Mas para isso é importante que você estude o perfil do seu consumidor. Isso porque você deve utilizar a linguagem certa para o seu público.
Caso contrário, o receptor da mensagem pode entender errado e causar novos problemas.
Redução de custos
Com todos os tópicos citados acima, você já pode ter percebido que o atendimento automatizado pode reduzir uma equipe de atendimento.
E essa é exatamente uma das maiores vantagens dos chatbots. A partir de respostas automáticas bem estruturadas, o fluxo de conversas pode diminuir. Sendo assim, o quadro de funcionários pode ser menor, resultando em uma redução de custos operacionais.
Que tal adotar o atendimento automatizado no seu varejo? Converse com os nossos consultores!