New Way - A transformação do relacionamento digital a seu alcance

Navegação do site

NewWay Logo
Blog
Início
Produto
Soluções
Histórias de Sucesso
Novidades NW
Materiais
Experiência do Cliente

Como montar sua equipe de atendimento ao cliente

Aprenda como estruturar uma equipe de atendimento ao cliente para garantir o sucesso da sua empresa Através do uso da internet, temos na palma das nossas mãos acesso a milhares de informações. Por isso, quando precisamos fazer uma compra em uma empresa nova, criamos o hábito de pesquisar as avaliações de outros consumidores. Os aspectos

Leia mais
Experiência do Cliente

O que não pode faltar em um bom atendimento ao cliente?

É provável que você já saiba que ser bem educado não garante um bom atendimento ao cliente. Sendo assim, trouxemos 5 fatores que irão destacar a sua empresa nesse quesito. Nos últimos anos as empresas passaram a olhar com mais atenção no que se refere a experiência dos consumidores da sua marca. Sendo assim, o

Leia mais
Chatbots

Atendimento automatizado no varejo: descubra as vantagens

Entenda como o atendimento automatizado no varejo pode revolucionar o relacionamento com os clientes! Não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. E está presente em 99% dos smartphones do país. Por isso, a nossa forma de consumo foi alterada. Afinal, é muito mais simples fazer uma compra através

Leia mais
Chatbots

6 erros mais comuns na construção de chatbots: saiba como evitá-los!

A construção de chatbots pode parecer complexa. Mas se você se atentar a algumas dicas, tenho certeza que será fácil. Vamos te ajudar! Os chatbots estão sendo usados cada vez mais pelas empresas de todos os segmentos. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, cresceu em 68% o número de robôs

Leia mais
Canais digitais

WhatsApp para pequenas empresas: descubra como usá-lo para vender mais

Não é novidade que o WhatsApp é um dos canais de comunicação mais poderosos. Porém, além do uso pessoal, você sabe como explorar o WhatsApp para pequenas empresas? Vamos te contar dicas valiosas! O WhatsApp para pequenas empresas pode ser uma ferramenta importantíssima para impulsionar as vendas. Entretanto, é fundamental utilizar as estratégias corretas e

Leia mais

Papo de Sucesso

Entrevista com Evandro Laone CEO da Alobela

No segundo Papo de Sucesso convidamos o Evandro, que vai falar sobre a parceria com a New Way e o que motivou a escolher o MKTZAP como solução de atendimento

Veja mais entrevistas
Veja mais entrevistas

MATERIAIS PARA DOWNLOAD

Seja uma empresa referência no relacionamento com clientes e colaboradores

Title

Aprenda como estruturar uma equipe de atendimento ao cliente para garantir o sucesso da sua empresa

Através do uso da internet, temos na palma das nossas mãos acesso a milhares de informações. Por isso, quando precisamos fazer uma compra em uma empresa nova, criamos o hábito de pesquisar as avaliações de outros consumidores.

Os aspectos avaliados variam, pode ser a qualidade do produto, o preço. Mas o fato é que o atendimento ao cliente se tornou um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra.

Afinal, o perfil atual do consumidor exige que seus problemas sejam resolvidos de forma rápida. 

Devido a esse cenário, 91% das organizações relataram que a área de Customer Experience é um dos principais objetivos em 2021 – se não o principal, de acordo com pesquisa feita pela Gartner.

Mas para garantir a experiência positiva dos consumidores, é preciso montar uma equipe de atendimento ao cliente. Você já sabe como fazer isso?

Vamos te ajudar para que esse processo seja feito da melhor forma possível! 

O que preciso para montar uma equipe de atendimento ao cliente

Defina os objetivos

Se o atendimento ao cliente ainda não é a prioridade da sua empresa, é essencial começar do zero. Parece óbvio, mas é importante ressaltar esse ponto.

Por isso, a primeira etapa é determinar onde a sua empresa quer chegar no relacionamento com os clientes e de qual forma.

Por exemplo, se a primeira etapa do seu planejamento é contratar  uma plataforma de atendimento para centralizar todas as solicitações. Sendo assim, você deve pesquisar empresas que atuam na área e escolher a mais adequada.

Estude o comportamento dos seus consumidores

De nada adianta montar uma equipe de atendimento ao cliente se a empresa não sabe quais são as principais dores dos seus consumidores.

Por isso, faça um levantamento das dúvidas mais frequentes. E saiba em quais momentos elas podem surgir. Dessa forma, é possível garantir que o cliente encontrará a solução necessária para o seu problema.

Caso contrário, irá apenas gerar ainda mais frustração.

Treinamento 

Agora que você já sabe quais são as principais dúvidas, é hora de treinar a equipe de atendimento ao cliente. Para isso, crie materiais detalhados sobre o produto/solução.

Além disso, tenha todos os processos desenhados para que seja de fácil acesso quando necessário.

Para isso, indicamos a leitura:

Fluxograma de atendimento: descubra o que é e como ele se aplica ao seu negócio

Use as métricas a seu favor

O levantamento de dados não é importante apenas na etapa inicial. Ao montar uma equipe de treinamento ao cliente, é imprescindível acompanhar todas as métricas.

Desde a quantidade de atendimentos, os motivos do contato até a avaliação dos clientes sobre a qualidade do serviço (produto/solução e atendimento).

Sendo assim, opte por ferramentas que facilitem e gere relatórios automáticos com esses dados.

Aperfeiçoe conceitos da Experiência do Cliente 

De acordo com o crescimento da área de atendimento ao cliente, diversos novos estudos sobre a área surgiram. Ou seja, há novos conceitos e novas formas de aperfeiçoar o relacionamento entre empresa e consumidor.

Por isso, mantenha seus estudos em dia sobre Customer Experience (CX) e compartilhe com toda a equipe. A partir de debates sobre o tema, é possível traçar novas estratégias de melhoria.

E para que você já comece a pôr em prática, separamos uma dica! Baixe nosso e-book gratuito com tudo o que você precisa saber para colocar a área de CX em prática na sua empresa. Confira!

caliente satisfeito na pratica
Title

[E-book]

Metodologia ágil em equipes de atendimento

Prepare sua equipe para pôr a agilidade em prática!

Baixar

Title

É provável que você já saiba que ser bem educado não garante um bom atendimento ao cliente. Sendo assim, trouxemos 5 fatores que irão destacar a sua empresa nesse quesito.

Nos últimos anos as empresas passaram a olhar com mais atenção no que se refere a experiência dos consumidores da sua marca. Sendo assim, o bom atendimento ao cliente é um dos principais pilares que sustentam essa relação.

Por isso, hoje é praticamente uma exigência que as empresas devem seguir. De acordo com a PwC, 89% dos brasileiros apontam a experiência como um fator importante em suas decisões de compra.

Afinal, nada pior do que nos depararmos com um atendimento ruim quando queremos fazer uma compra. Não é mesmo? 

Esse tipo de comportamento influencia negativamente na jornada de compra. E, além de perder o cliente, ele tende a ser um detrator da sua marca. Ou seja, divulgar a péssima experiência aos amigos e familiares.

Mas não é isso que a sua empresa quer, certo? Por isso, nesse artigo vamos falar sobre pontos que não podem faltar, de forma alguma, em um bom atendimento ao cliente.

Boa leitura!

Confira:

Cliente satisfeito? Confira 6 livros imperdíveis para o Customer Success da sua empresa

Todo bom atendimento ao cliente deve ter

Planejamento

O planejamento é a primeira etapa para o sucesso de qualquer processo. Por isso, é essencial que você faça um plano de ação.

Ou seja: primeiro, identifique quais são os pontos fortes e fracos do atendimento da sua empresa. Entenda quais são as principais etapas de reclamação é fundamental para desenvolver estratégias eficazes.

Caso contrário, é provável que a sua empresa dê apenas mais um tiro no escuro e não consiga evoluir nesse quesito.

Conheça o público

A linguagem utilizada na comunicação com o cliente deve ser adequada ao perfil do seu público. Por isso, não tente utilizar palavras técnicas se esse não é o objetivo dos seus consumidores. Ou vice-versa.

Provavelmente você já se deparou com textos complexos e com palavras difíceis e, ao terminar de ler, não entendeu nada do que estava escrito. Por isso, seja sempre conciso e direto, saiba o que e como entregar seus conteúdos.

Quando falamos na mesma “língua”, podemos garantir que a comunicação é efetiva e chega de forma correta aos interessados.

Implementação de softwares

Quando falamos em bom atendimento ao cliente, organização e gestão são etapas fundamentais.

Por isso, uma alternativa que pode auxiliar são as plataformas de atendimento. Isso porque é possível centralizar todas as interações de clientes em um único dashboard. 

Além disso, algumas plataformas oferecem o uso de chatbots. Com essa tecnologia, é possível otimizar o tempo dos atendimentos.

Conheça mais sobre essa funcionalidade:

assistentes virtuais
Aprenda como utilizar os chatbots em seus atendimentos

Treinamento de equipe

Assim como falamos no início, apenas ser bem educado não garante a satisfação do cliente. Ou seja, é importante ter em mente que os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Portanto, disponibilize treinamentos para a sua equipe para garantir a qualificação profissional dos colaboradores.

Pesquisas de satisfação

Ao implementar cada uma das etapas, pergunte aos clientes a opinião deles sobre a qualidade do seu atendimento. Saiba ouvir para identificar quais pontos podem ser melhorados ainda mais.

Além disso, pergunte também sobre a qualidade do seu produto/serviço. É essencial que o consumidor sinta confiança com a marca que escolheu comprar.

Recomendamos a leitura:

Como fazer pesquisa de satisfação do cliente: saiba como desenvolver uma para seu negócio

Agora está na hora de colocar em prática as dicas acima para garantir o bom atendimento ao cliente. Por isso, deixamos um e-book com outras diversas formas para encantá-lo. Confira!

caliente satisfeito na pratica
Title

Entenda como o atendimento automatizado no varejo pode revolucionar o relacionamento com os clientes!

Não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros. E está presente em 99% dos smartphones do país.

Por isso, a nossa forma de consumo foi alterada. Afinal, é muito mais simples fazer uma compra através do celular do que se deslocar da nossa casa até a loja. Não é mesmo?

Mas para que as lojas consigam atender todo o público de forma eficaz, é preciso de algumas inovações. E uma delas é o atendimento automatizado.

Isso porque o segmento de varejo atende diretamente o consumidor final. Sendo assim, é essencial manter boas relações com cada um dos cliente.

Por essa razão, o assunto deste texto é te mostrar a importância do atendimento automatizado no varejo. Confira como aplicar essa tecnologia no seu negócio!

Leia também:

Atendimento por WhatsApp para varejo: saiba o que fazer e o que não fazer

O que é atendimento automatizado?

Antes de tudo, é importante entender o que é o atendimento automatizado. É simples!

Sabe aqueles atendimentos sem nenhuma intervenção humana? É isto! Ou seja, são atendimentos que utilizam das tecnologias de Chatbot e Inteligência Artificial.

Essas funcionalidades já estão presentes há algum tempo no nosso dia a dia. E estão cada vez mais ganhando espaço e garantindo a satisfação dos clientes.

Afinal, temos os nossos problemas resolvidos com muito mais facilidade e rapidez.

E para você entender mais sobre essa tecnologia, recomendamos a leitura:

O que é chatbot? Entenda de vez o conceito e como funciona

Por que devo investir em atendimento automatizado?

Agora que você já entendeu o que é o atendimento automatizado, vamos te explicar as vantagens de utilizá-lo no varejo. Vem conferir!

Atendimento 24/7

Já imaginou chegar na segunda-feira de manhã sem milhares de mensagens acumuladas?

Através do atendimento automatizado isso é possível. Ou seja, com os chatbots é possível configurar respostas para as perguntas mais frequentes. Dessa forma, os clientes obtêm respostas instantâneas sobre as suas dúvidas.

qualificação de leads

Informações sobre as compras

Se você optar por uma plataforma de atendimento, a melhor opção é uma que ofereça integração com outros sistemas. Por exemplo, CRMs e ERPs.

Dessa forma, os consumidores conseguem informações sobre o status da sua compra. Por consequência, diminui a quantidade de atendimentos com dúvidas sobre a localização do pedido. Ou então sobre prazos de entrega.

Padronização das mensagens

O atendimento automatizado permite que você padronize as mensagens enviadas aos clientes. Dessa forma, é possível garantir que todos vão receber a informação correta e com o mesmo tratamento entre eles.

Mas para isso é importante que você estude o perfil do seu consumidor. Isso porque você deve utilizar a linguagem certa para o seu público.

Caso contrário, o receptor da mensagem pode entender errado e causar novos problemas.

Redução de custos

Com todos os tópicos citados acima, você já pode ter percebido que o atendimento automatizado pode reduzir uma equipe de atendimento.

E essa é exatamente uma das maiores vantagens dos chatbots. A partir de respostas automáticas bem estruturadas, o fluxo de conversas pode diminuir. Sendo assim, o quadro de funcionários pode ser menor, resultando em uma redução de custos operacionais.

Que tal adotar o atendimento automatizado no seu varejo? Converse com os nossos consultores!

Conteúdo completo
RH ágil: como está a gestão de pessoas da sua empresa?

RH ágil: como está a gestão de pessoas da sua empresa?

O RH ágil é um método para facilitar e melhorar os resultados da sua empresa. Confira tudo sobre essa tendência Os métodos ágeis de algumas áreas já existem há algum tempo. Mas foi em 2001, quando 17 profissionais de T.I se reuniram, que surgiu o Manifesto Ágil. Essa proposta buscava tornar o desenvolvimento de softwares

Leia mais

Vendedor digital: você sabe o que é e como pode ajudar o seu negócio?

Vendedor digital: você sabe o que é e como pode ajudar o seu negócio?

Ainda que seu negócio seja forte nas vendas físicas, atualmente é impossível ficar de fora do mercado digital. Por conta disso, a figura do vendedor digital é cada vez mais necessária nas empresas. Entenda como ele pode ajudar seu negócio!  Segundo dados do E-commerce Brasil, 71% dos brasileiros aumentaram as compras online após a covid-19.

Leia mais

O que é Machine Learning? Entenda como essa tecnologia auxilia no seu negócio

O que é Machine Learning? Entenda como essa tecnologia auxilia no seu negócio

Você sabe como o Machine Learning está presente na sua vida? Conheça a tecnologia e saiba porque a sua empresa precisa aplicá-la. Mesmo que você não saiba o que é Machine Learning, essa tecnologia, certamente, faz parte da sua rotina no mundo da internet. A técnica faz parte da transformação digital das empresas. Ou seja,

Leia mais

Endomarketing: como aumentar o engajamento de funcionários

Endomarketing: como aumentar o engajamento de funcionários

Você sabe como aumentar o engajamento de funcionários é importante para o seu negócio? Conheça as vantagens! Desde o início da pandemia da covid-19, muitas empresas adotaram o home office. De acordo com uma pesquisa realizada pela IFA (Instituto de Administração), 46% das empresas brasileiras adotaram esse estilo de trabalho. E a tendência é que

Leia mais

Experiência do cliente: por que é importante para a imagem da sua marca

Experiência do cliente: por que é importante para a imagem da sua marca

Você conhece o conceito de “Experiência do Cliente” e o quão importante é para a boa imagem da sua empresa? Experiência do Cliente corresponde ao termo em inglês “Customer Experience” (também chamado de CX). Ou seja, é uma estratégia que contribui para as impressões dos públicos em relação a uma marca durante toda sua jornada

Leia mais

Saiba como uma plataforma de atendimento diminui o tempo de resposta em vendas

Saiba como uma plataforma de atendimento diminui o tempo de resposta em vendas

Sua empresa está atenta ao tempo de resposta em vendas? Caso ainda não esteja, saiba que essa é uma métrica muito importante para impulsionar os resultados. Entenda como uma plataforma de atendimento pode contribuir nesse processo.   Caso você tenha iniciado essa leitura já se questionando sobre a importância de uma plataforma de atendimento em vendas,

Leia mais

Mais conteúdo

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

Estamos

Contratando!

Confira as vagas

Navegação do site

Soluções

VarejoE-commerceSaúdeProvedores de internetServiços financeirosVer todas

Cases de sucesso

Blog

Materiais

Institucional

Quem somosInstituto Novo CaminhoTrabalhe conosco

Conecte-se conosco!

contato@gruponewway.com.br

Onde estamos

Bauru

Avenida Affonso José Aiello, 6-80 - Vila Aviação

São Paulo

Rua Paes Leme, 215 - Pinheiros

NewWay Logo

© 2020 New Way | Termos de privacidade