Gestão data driven: relatórios para decisões baseadas em dados

Gestão data driven: relatórios para decisões baseadas em dados

Inicialmente, precisamos falar como, nos últimos anos, tem sido cada vez mais crucial tomar decisões com base em dados, daí a importância de uma gestão data driven. Já que essa metodologia revoluciona a maneira como as organizações tomam decisões, substituindo suposições por análises detalhadas de dados.

Assim, à medida que o volume de dados cresce exponencialmente, a capacidade de interpretar esses dados se torna não apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade empresarial. Saiba mais sobre a gestão data driven.

O que é Data Driven?

A princípio, data driven é um termo que se refere à prática de basear decisões estratégicas em dados analisados e interpretados cientificamente, ao invés de intuições ou experiências passadas não quantificáveis. Empresas que adotam essa abordagem utilizam tecnologias e metodologias específicas para coletar, processar e analisar grandes volumes de dados, transformando-os em insights acionáveis.

Além disso, essa abordagem não se limita a grandes corporações com vastos departamentos de TI. Na verdade, com as ferramentas certas, até pequenas e médias empresas podem implementar uma gestão data driven, permitindo-lhes competir em pé de igualdade com grandes players do mercado.

Enfim, o uso eficaz dos dados pode identificar tendências de mercado, comportamento do consumidor e oportunidades de inovação, resultando em decisões mais informadas e, consequentemente, mais eficazes.

E como funciona uma Cultura e Gestão Data Driven?

Ademais, incorporar uma cultura data driven envolve mais do que apenas implementar ferramentas, requer uma mudança na mentalidade de todos os envolvidos na organização. Todos, dos executivos aos funcionários de base, devem entender o valor dos dados e aprender a utilizá-los na tomada de decisões diárias. Isso inclui treinamento adequado e contínuo, além de um suporte tecnológico robusto que torne os dados acessíveis e compreensíveis para todos.

Portanto, a gestão data driven, se refere ao conjunto de práticas administrativas que integram o uso intensivo de dados na rotina de gestão. Isso inclui a definição de metas baseadas em análises preditivas, o monitoramento contínuo de performance e a adaptação de estratégias em tempo real baseado em feedbacks diretos dos dados. Tal gestão ajuda a minimizar riscos e a maximizar a eficiência, levando a uma melhor alocação de recursos e a um aumento significativo no desempenho geral da empresa.

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Como a Gestão Data Driven ajuda a aumentar as vendas?

A adoção de uma estratégia data driven pode impulsionar significativamente as vendas de uma empresa. Seguem alguns pontos chave, que vão contribuir nesse processo:

Segmentação de clientes

Por exemplo, com dados detalhados, empresas podem identificar segmentos específicos de clientes e personalizar suas abordagens de marketing e vendas para atender às necessidades e preferências desses grupos. Isso aumenta a eficácia das campanhas e a satisfação do cliente.

Otimização de preços

Primordialmente, análises de dados permitem que as empresas ajustem seus preços de forma dinâmica, baseada em fatores como demanda, condições de mercado e comportamento do consumidor. O que maximiza as margens de lucro sem perder a competitividade.

Previsão de tendências

Sobretudo, os dados ajudam a prever mudanças no mercado e no comportamento do consumidor, permitindo que as empresas se adaptem rapidamente e aproveitem oportunidades ou mitiguem riscos antes de seus concorrentes.

Melhoria da experiência do cliente com uma gestão data driven

Assim, a análise de dados fornece insights sobre as preferências e comportamentos dos clientes. Isso permite que as empresas ofereçam serviços e produtos mais alinhados com as expectativas dos consumidores, aumentando a fidelidade e as vendas recorrentes.

Relatórios Mktzap para acompanhar uma gestão data driven

Os relatórios Mktzap são ferramentas essenciais para as empresas que desejam monitorar e aumentar a produtividade de suas equipes de vendas e atendimento. Com esses relatórios, é possível obter uma visão clara do desempenho das equipes, identificando pontos de excelência e áreas que necessitam de melhoria. Confira:

Relatório Completo

Este relatório fornece uma visão geral da quantidade de chamados recebidos por cada canal de atendimento durante um período específico. Permite analisar as informações por canal e setor, além de verificar o status de finalização dos atendimentos.

Relatório Analítico

É o relatório mais detalhado, oferecendo uma visão abrangente sobre os chamados realizados. Inclui busca por data, filtragem por status de finalização e classificação, além de detalhes como protocolo de atendimento, dados pessoais do cliente, e métricas específicas de atendimento como FRC, TMA e TME.

Relatórios de Efetividade

Este relatório utiliza gráficos para mostrar quantos atendimentos cada operador finalizou. É útil para avaliar a eficácia do atendimento, principalmente através da métrica FCR, que mede a porcentagem de problemas resolvidos no primeiro contato.

Relatório de Produtividade

Analisa a produtividade tanto do ponto de vista do atendimento quanto do operador. Mostra dados detalhados sobre cada atendimento e a performance de cada operador, incluindo duração dos atendimentos e tempo médio de espera.

Relatório de Gatilhos

Avalia a eficácia dos gatilhos utilizados no chatbot, mostrando quantas vezes cada um foi acionado. Isso ajuda a entender quais gatilhos são mais efetivos e quais podem precisar de ajustes.

Relatório de Controle de Sessão

Monitora o uso do sistema, registrando quantas vezes cada usuário fez login no Mktzap. Oferece filtros por data e tipos de perfil, como operador ou gestor, facilitando o controle e a gestão do acesso ao sistema.

Depois de saber mais sobre como funcionam os relatórios da New Way, chegou a hora de conhecer mais sobre a empresa e sobre o Mktzap.

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

O Mktzap é uma solução digital especializada em chatbots e automatização de fluxos que integra canais de atendimento diversos e organiza todas as informações de leads em um só painel. É uma ferramenta eficiente e moderna, personalizada de acordo com as necessidades de cada negócio.

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