Feedback na gestão de pessoas: conheça 4 tipos para usar

Feedback na gestão de pessoas: conheça 4 tipos para usar

Saiba agora 4 tipos de feedback na gestão de pessoas que você pode usar para melhorar o dia a dia dos colaboradores da sua empresa.

Primeiramente, precisamos dizer que quando se trata de gerir uma equipe de colaboradores, a comunicação é a chave para o crescimento e o desenvolvimento tanto dos indivíduos quanto da organização como um todo. Nesse contexto, as conversas entre colaboradores e gestores desempenham um papel fundamental. Confira 4 tipos de feedback na gestão de pessoas e como aplicá-los de forma eficaz para promover um ambiente de trabalho produtivo e saudável.

O que é a metodologia do feedback na gestão de pessoas?

Inicialmente, antes de mergulharmos nos tipos de feedback, é importante entender a metodologia por trás dessa prática e um pouco mais sobre esse termo. Feedback pode ser traduzido para português como “comentário” ou “avaliação”. E, dentro do mundo corporativo, ele é, basicamente, uma conversa entre o gestor e o colaborador.

Ademais, nesse contato, o foco é fornecer avaliações, análises e direcionamentos sobre o desempenho e o comportamento dos indivíduos em relação às metas e expectativas da empresa. Sempre baseando os comentários em dados.

Além disso, é importante ressaltar que é essencial seguir alguns pontos na hora de fazer o feedback:

  • Ter empatia com o colaborador;
  • Buscar um local reservado para a conversado;
  • Fazer a análise de forma periódica;
  • Analisar e comparar os feedbacks anteriores.

Assim, é possível realizar um feedback de uma forma eficiente para obter os benefícios dessa metodologia.

E quais são os benefícios dos feedbacks na gestão de pessoas?

Como foi dito, com uma boa aplicação dos feedbacks na gestão de pessoas, você consegue aproveitar diversas vantagens dessa estratégia. Confira:

  • Melhoria contínua: o feedback oferece oportunidades para aprimoramento constante. Quando os colaboradores recebem avaliações regulares, podem identificar áreas de desenvolvimento e trabalhar nelas;
  • Engajamento e motivação: reconhecimento e feedback positivo podem motivar os colaboradores a se esforçarem mais e a se dedicarem ao trabalho;
  • Alinhamento de expectativas: o feedback ajuda a alinhar as expectativas dos colaboradores com as metas e objetivos da organização, garantindo que todos estejam na mesma página;
  • Criação de um ambiente de confiança: uma cultura de feedback aberto e construtivo contribui para um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sentem valorizados e ouvidos.

Os 4 tipos de feedback na gestão de pessoas

Após conhecer mais sobre os feedbacks e seus benefícios, veja agora os 4 principais tipos dessa metodologia e como aplicar cada um deles.

Feedback positivo

O feedback positivo é uma ferramenta poderosa para motivar e reforçar comportamentos desejados. Ele deve ser específico, oportuno e genuíno. Um exemplo de feedback positivo poderia ser: “Parabéns, Maria, pelo excelente trabalho na última apresentação. Sua preparação e clareza realmente impressionaram a equipe.”

Feedback negativo

O feedback negativo é utilizado quando se identifica a necessidade de melhorias no desempenho de um colaborador. É importante abordar os problemas de forma construtiva, fornecendo soluções e dando um direcionamento. Por exemplo, “João, observei que você tem tido dificuldades com prazos recentemente. Vamos criar um plano para melhorar seu gerenciamento de tempo.”

Feedback sanduíche

Esse caso é uma junção de dois feedbacks positivos com o negativo. Ou seja, você seleciona dois bons desempenhos e indica um ponto de atenção. Assim, é mais fácil para o colaborador assimilar a crítica para que ele siga em evolução.

Feedback pessoal

No feedback pessoal, os líderes geralmente adotam uma abordagem mais individualizada, adaptando suas interações às necessidades e metas específicas de cada colaborador. Isso pode incluir discussões sobre desenvolvimento de carreira, treinamento, metas pessoais e até mesmo questões pessoais que possam afetar o desempenho no trabalho.

Ao realizar esses feedbacks, você consegue melhorar muito o clima da sua empresa, que pode ser impulsionado com o trabalho de comunicação interna. Dessa maneira, os colaboradores estarão alinhados e terão conhecimento do que está ocorrendo no dia a dia da companhia.

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E como usar o Mktzap no RH?

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