Por que é importante ter relatórios de atendimento?
Os relatórios de atendimento são fundamentais para manter a qualidade do serviço e encontrar pontos de melhoria.
Qual a função dos relatórios de atendimento? As tomadas de decisão que ocorrem dentro da empresa devem levar em conta uma série de fatores e o relacionamento com os clientes deve ser uma delas.
Assim, entender exatamente como ocorre o processo dessa área é fundamental.
Nesse caso, os relatórios de atendimento surgem como soluções que facilitam a visualização do fluxo de contato, trazem dados que indicam ações de sucesso e pontos que precisam de melhoria.
Dessa forma, ao identificar as métricas mais importantes para sua marca, é possível garantir a satisfação dos clientes.
O que são os relatórios de atendimento?
Se você utiliza alguma plataforma para organizar os seus atendimentos, certamente, ela também possui uma tela onde é possível analisar os dados e criar relatórios para analise. Esses relatórios juntam as informações sobre os atendimentos realizados, identificando as principais métricas desse setor.
Assim, é possível medir:
- Duração de atendimento;
- Número de chamados recebidos;
- Tempo de espera;
- Número de chamados encerrados;
- Grau de resolução;
- Satisfação do cliente.
Desse modo, ao analisar esses dados, é possível identificar os pontos fortes e fracos da empresa.
Contudo, vale lembrar que os números por si só não dizem muitas coisas. Sem estratégias bem definidas e objetivos claros, não haverá avanço na qualidade do atendimento. Você só vai comparar o aumento ou diminuição de números.
Por que analisar esses relatórios?
Ao entender o que é o relatório de atendimento, fica mais fácil perceber a sua importância. Ou seja, os relatórios são importantes para mapear o desempenho da equipe, encontrar problemas nos processos e os erros mais comuns dos atendentes.
Outra vantagem dessa análise é identificar padrões em dúvidas e reclamações de clientes. Dessa forma, é possível que os gestores entendam as falhas nos serviços — para fazer melhorias — ou contratar um chatbot para responder essas dúvidas comuns, por exemplo.
Então, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente a equipe pode gerar um relatório de atendimento do período e analisar as métricas.
A longo prazo, novas ideias e padrões vão começar a surgir, indicando o que o cliente espera do atendimento em si.
Com o avanço do big data e o machine learning, empresas que possuem inteligência artificial conseguem se tornar mais competitivas. Assim, ter os relatórios em mãos e saber analisá-los é importante para evoluir o seu negócio.
Para ajudar na captura e análise desses dados, a melhor maneira é contratar uma plataforma que integre os canais. Para ajudar na organização dos atendimentos, a New Way desenvolveu o Mktzap.
Essa ferramenta é uma plataforma multicanal que integra os canais de WhatsApp, Telegram, E-mail, Facebook Messenger, Instagram e WebChat.
Ou seja, acessando uma única plataforma é possível responder e centralizar todos os chamados, além de automatizar conversas com ajuda de chatbots.
Além dessas vantagens, com o Mktzap é possível acompanhar todos os atendimentos respondidos e tagueados.
Portanto, agora que você já sabe a importância dos relatórios de atendimento, que tal investir em uma plataforma que facilita todo esse processo e oferece um relatório completo? Agende agora mesmo um bate-papo para entender o Mktzap.