Saiba agora 4 tipos de feedback na gestão de pessoas que você pode usar para melhorar o dia a dia dos colaboradores da sua empresa.
Primeiramente, precisamos dizer que quando se trata de gerir uma equipe de colaboradores, a comunicação é a chave para o crescimento e o desenvolvimento tanto dos indivíduos quanto da organização como um todo. Nesse contexto, as conversas entre colaboradores e gestores desempenham um papel fundamental. Confira 4 tipos de feedback na gestão de pessoas e como aplicá-los de forma eficaz para promover um ambiente de trabalho produtivo e saudável.
Inicialmente, antes de mergulharmos nos tipos de feedback, é importante entender a metodologia por trás dessa prática e um pouco mais sobre esse termo. Feedback pode ser traduzido para português como “comentário” ou “avaliação”. E, dentro do mundo corporativo, ele é, basicamente, uma conversa entre o gestor e o colaborador.
Ademais, nesse contato, o foco é fornecer avaliações, análises e direcionamentos sobre o desempenho e o comportamento dos indivíduos em relação às metas e expectativas da empresa. Sempre baseando os comentários em dados.
Além disso, é importante ressaltar que é essencial seguir alguns pontos na hora de fazer o feedback:
Assim, é possível realizar um feedback de uma forma eficiente para obter os benefícios dessa metodologia.
Como foi dito, com uma boa aplicação dos feedbacks na gestão de pessoas, você consegue aproveitar diversas vantagens dessa estratégia. Confira:
Após conhecer mais sobre os feedbacks e seus benefícios, veja agora os 4 principais tipos dessa metodologia e como aplicar cada um deles.
O feedback positivo é uma ferramenta poderosa para motivar e reforçar comportamentos desejados. Ele deve ser específico, oportuno e genuíno. Um exemplo de feedback positivo poderia ser: “Parabéns, Maria, pelo excelente trabalho na última apresentação. Sua preparação e clareza realmente impressionaram a equipe.”
O feedback negativo é utilizado quando se identifica a necessidade de melhorias no desempenho de um colaborador. É importante abordar os problemas de forma construtiva, fornecendo soluções e dando um direcionamento. Por exemplo, “João, observei que você tem tido dificuldades com prazos recentemente. Vamos criar um plano para melhorar seu gerenciamento de tempo.”
Esse caso é uma junção de dois feedbacks positivos com o negativo. Ou seja, você seleciona dois bons desempenhos e indica um ponto de atenção. Assim, é mais fácil para o colaborador assimilar a crítica para que ele siga em evolução.
No feedback pessoal, os líderes geralmente adotam uma abordagem mais individualizada, adaptando suas interações às necessidades e metas específicas de cada colaborador. Isso pode incluir discussões sobre desenvolvimento de carreira, treinamento, metas pessoais e até mesmo questões pessoais que possam afetar o desempenho no trabalho.
Ao realizar esses feedbacks, você consegue melhorar muito o clima da sua empresa, que pode ser impulsionado com o trabalho de comunicação interna. Dessa maneira, os colaboradores estarão alinhados e terão conhecimento do que está ocorrendo no dia a dia da companhia.
Para atingir esses objetivos, o ideal é contar com um ótima ferramenta para otimizar tarefas e que vai impulsionar ainda mais as ações de comunicação interna da sua companhia. Para isso, nada melhor do que ter o suporte de uma empresa especializada, como a New Way!
O Mktzap é uma solução digital da New Way, que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Com esta solução para RH, você pode impulsionar os canais de comunicação interna para a sua empresa. Dessa maneira, você utilizará a ferramenta para enviar informes, chatbots para respostas rápidas, ouvir sugestões, diminuir as burocracias internas e muito mais.
O Mktzap consegue gerar vários benefícios, pois, via API, você pode conectar a solução a diversos sistemas, como a intranet, a rede social interna e, até mesmo, o WhatsApp da sua companhia.
Para oferecer melhores contatos, é possível usar um chatbot muito mais robusto, que também pode ser integrado ao seu time de RH. Sem contar que você consegue fazer campanhas de endomarketing, enviar avisos de férias, holerites e realizar, inclusive, pesquisa eNPS para avaliar o clima da empresa e saber como estão as suas estratégias de comunicação interna.
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