Chatbot para RH: como automatizar sua comunicação interna
O chatbot para RH permite que você fique online em tempo integral para seus colaboradores e candidatos

Afinal, o que é um chatbot?
Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano.
Por isso, quem está sendo atendido por um chatbot muitas vezes nem percebe que está conversando com uma máquina – e este é exatamente o intuito. Afinal, o interessante é que ele seja capaz de oferecer um atendimento rápido mas, ainda assim, humanizado.
Portanto, independente do canal digital utilizado, com um software de atendimento é possível manter conversas fluidas que comunicam novidades, solucionam dúvidas e recebem reclamações.

Como usar um chatbot para RH?
A área de recursos humanos que possui uma plataforma de atendimento pode contar com o auxílio de chatbots para diversas finalidades. Dentre elas, melhorar a comunicação interna, otimizar o recrutamento e seleção, realizar campanhas de endomarketing, enfim automatizar processos de RH burocráticos.
Comunicação interna
Dessa forma, é possível conversar com os colaboradores em tempo integral e de forma unificada. De modo geral, os chatbots dão as respostas certas a quem busca informações ou precisa fazer um procedimento ligado ao RH da empresa.
Canal de dúvidas
Mas, se engana quem acha que uma plataforma de atendimento é usada apenas para tirar dúvidas. Além disso, também serve como uma ferramenta na estratégia de endomarketing para gerar engajamento e ainda facilitar a rotina da empresa.
Recrutamento e seleção
Ademais, o RH não se comunica somente com os colaboradores, mas também com futuros membros do time! E, em um processo seletivo, existem várias etapas: divulgação da vaga, seleção de currículos e portfólios, comunicação com o candidato para agendamento de entrevistas e testes, feedback do processo seletivo e, por fim, recrutamento.
Ufa! São muitas fases. Por que não contar com uma ferramenta automatizada com chatbot para RH para tornar tudo mais simples e padronizado?
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Benefícios de usar chatbot para RH
Aumente a produtividade dos seus colaboradores
Conforme mencionamos anteriormente, automatizar o RH pode te ajudar a conversar com a sua equipe. Afinal, é possível otimizar processos burocráticos, como agendamento de férias, atualizações de cadastros e até efetuar disparos de comunicados em massa.
Assim, seu time de RH poderá ter mais foco em ações mais estratégicas. Sabe o antigo departamento pessoal? Dê adeus a ele e implemente um RH ágil, focado em resultados unindo qualidade e velocidade em todos os seus processos.
Agilize a rotina
Automatizar o RH o torna mais eficiente e permite que os funcionários tenham mais facilidade para encontrar informações e tirar dúvidas. E, para se comunicar por todos estes canais em tempo real e integral, é imprescindível contar com chatbots.
Reduza custos com recrutamento
O processo de recrutamento é um dos que mais demandam tempo do profissional de RH. Por isso, com uma plataforma de atendimento, é possível automatizar essa etapa.
Por exemplo, aplicar testes através do WhatsApp para avaliar se a vaga é compatível com o candidato. Ou então dar o feedback, entre outras diversas possibilidades. E para tornar a comunicação mais ágil, um chatbot para RH cai super bem!
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Como criar um chatbot?
Um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Dessa forma, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos previamente elaborados.
No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas. Você pode configurar um chatbot para a sua empresa, de acordo com aquilo que precisa. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
Oferecemos o Mktzap para que você consiga estar disponível em diversos canais de comunicação com seus colaboradores, clientes e futuros funcionários. Além disso, também oferecemos chatbots integrados para automatizar ainda mais suas comunicações. Agende já um bate-papo com a gente!
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