Chatbot para RH: como automatizar sua comunicação interna

Chatbot para RH: como automatizar sua comunicação interna

O chatbot para RH permite que você fique online em tempo integral para seus colaboradores e candidatos

Afinal, o que é um chatbot?

Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano.

Por isso, quem está sendo atendido por um chatbot muitas vezes nem percebe que está conversando com uma máquina – e este é exatamente o intuito. Afinal, o interessante é que ele seja capaz de oferecer um atendimento rápido mas, ainda assim, humanizado.

Portanto, independente do canal digital utilizado, é possível manter conversas fluidas que comunicam novidades, solucionam dúvidas, recebem reclamações e muito mais.

e-book chatbot para negócios
Aprenda como utilizar os chatbots em seus atendimentos

Como usar um chatbot para RH?

A área de recursos humanos que possui uma plataforma de atendimento pode contar com o auxílio de chatbots para diversas finalidades. Dentre elas, melhorar a comunicação interna, otimizar o recrutamento e seleção, realizar campanhas de endomarketing, enfim automatizar processos de RH burocráticos.

Comunicação interna

Dessa forma, é possível conversar com os colaboradores em tempo integral e de forma unificada. De modo geral, os chatbots dão as respostas certas a quem busca informações ou precisa fazer um procedimento ligado ao RH da empresa.

Canal de dúvidas

Mas, se engana quem acha que uma plataforma de atendimento é usada apenas para tirar dúvidas. Além disso, também serve como uma ferramenta na estratégia de endomarketing para gerar engajamento e ainda facilitar a rotina da empresa.

Recrutamento e seleção

Ademais, o RH não se comunica somente com os colaboradores, mas também com futuros membros do time! E, em um processo seletivo, existem várias etapas: divulgação da vaga, seleção de currículos e portfólios, comunicação com o candidato para agendamento de entrevistas e testes, feedback do processo seletivo e, por fim, recrutamento. 

Ufa! São muitas fases. Por que não contar com uma ferramenta automatizada com chatbot para RH para tornar tudo mais simples e padronizado?

Leia também:

Saiba como o Mktzap contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil

Benefícios de usar chatbot para RH

Aumente a produtividade dos seus colaboradores

Conforme mencionamos anteriormente, automatizar o RH pode te ajudar a conversar com a sua equipe. Afinal, é possível otimizar processos burocráticos, como agendamento de férias, atualizações de cadastros e até efetuar disparos de comunicados em massa.

Assim, seu time de RH poderá ter mais foco em ações mais estratégicas. Sabe o antigo departamento pessoal? Dê adeus a ele e implemente um RH ágil, focado em resultados unindo qualidade e velocidade em todos os seus processos.

Agilize a rotina

Automatizar o RH o torna mais eficiente e permite que os funcionários tenham mais facilidade para encontrar informações e tirar dúvidas.  E, para se comunicar por todos estes canais em tempo real e integral, é imprescindível contar com chatbots.

Reduza custos com recrutamento

O processo de recrutamento é um dos que mais demandam tempo do profissional de RH. Por isso, com uma plataforma de atendimento, é possível automatizar essa etapa.

Por exemplo, aplicar testes através do WhatsApp para avaliar se a vaga é compatível com o candidato. Ou então dar o feedback, entre outras diversas possibilidades. E para tornar a comunicação mais ágil, um chatbot para RH cai super bem!

Leia também:

Descubra como a Dina, o chatbot com inteligência artificial da Coca Cola Andina, melhorou a interação da empresa com seus colaboradores. A conexão se tornou mais humana e aproximou quem está mais longe.

Como criar um chatbot?

Um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Dessa forma, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos previamente elaborados.

No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas. Você pode configurar um chatbot para a sua empresa, de acordo com aquilo que precisa. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Oferecemos o Mktzap para que você consiga estar disponível em diversos canais de comunicação com seus colaboradores, clientes e futuros funcionários. Além disso, também oferecemos chatbots integrados para automatizar ainda mais suas comunicações. Agende já sua demonstração!

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo