RH ágil: como está a gestão de pessoas da sua empresa?

RH ágil: como está a gestão de pessoas da sua empresa?

O RH ágil é um método para facilitar e melhorar os resultados da sua empresa. Confira tudo sobre essa tendência

Os métodos ágeis de algumas áreas já existem há algum tempo. Mas foi em 2001, quando 17 profissionais de T.I se reuniram, que surgiu o Manifesto Ágil. Essa proposta buscava tornar o desenvolvimento de softwares em algo mais rápido.

No entanto, essa teoria ganhou o mundo. Por isso, diferentes áreas implementaram esse método. Isso porque a quantidade de demandas de uma empresa exige velocidade. 

Mas não só isso: a qualidade precisa estar alinhada a velocidade.

Sendo assim, a área de RH não ficou de fora. E também se adequou aos conceitos dessa metodologia. Ou seja, se transformando no conceito de RH Ágil.

E para que você saiba a importância desse segmento, iremos falar sobre:

  • O que é RH ágil?
  • Qual a diferença entre RH ágil e o tradicional?
  • Quais as vantagens do RH ágil para a minha empresa?

O que é RH ágil?

O RH ágil segue o mesmo conceito padrão: busca unir a qualidade dos processos à velocidade.

Sendo assim, o principal objetivo desse conceito é o desenvolvimento de pessoas. Ou seja, busca a estruturação das empresas através da gestão próxima dos colaboradores.

Por isso, a função inicial do RH ágil é mudar o mindset de cada uma das áreas. Dessa forma, é possível instaurar uma nova cultura que estimula o crescimento de cada colaborador dentro da organização. 

A ideia dessa metodologia é gerir funcionários mais capacitados. E, consequentemente, aumentar a produtividade para solucionar problemas de forma rápida e eficaz.

Leia também:

Saiba por que automatizar os processos de RH da sua empresa é uma ótima estratégia

Qual a diferença entre RH ágil e o tradicional?

Agora, se você trabalha há algum tempo em empresas com essa nova cultura, você pode estar se perguntando se sempre não foi esse o papel do RH. 

Afinal, muitas empresas adotaram a metodologia há bastante tempo. Mas para aqueles que trabalham em uma corporação tradicional, vamos explicar as principais diferenças.

O RH tradicional tem o objetivo de manter as normas e regras de cada instituição. Em que cada um dos profissionais atuam em uma área específica: recrutamento, seleção, treinamento etc.

Já o RH ágil, assim como falamos anteriormente, tem o objetivo de capacitar os colaboradores. Para que, dessa forma, desenvolvam as atividades com mais facilidade e em menos tempo.

Sendo assim, é uma área em que existe uma flexibilidade entre os profissionais. Isto é, as equipes tornaram-se multifuncionais para que cada colaborador ajude um ao outro.

Além disso, o foco principal é garantir a troca de conhecimento entre as equipes que compõem a empresa. Não mais apenas a ligação direta entre o RH e uma pessoa específica.

Quais as vantagens do RH ágil para a minha empresa?

Liderança engajada

A liderança deve ser a primeira equipe a se adequar às mudanças. Dessa forma, com o mindset aberto para a nova metodologia, os colaboradores ficarão mais suscetíveis para se adequar à nova cultura.

Para isso, o RH deve oferecer cursos sobre gestão ágil para depois aplicar aos outros funcionários.

Capacitação dos colaboradores

Assim como falamos, os cursos são fundamentais para aprender a teoria e a prática dessa metodologia. Por isso, aprofunde suas pesquisas e ofereça cursos, palestras e afins para garantir que todos entendam o que realmente a metodologia prega.

A segunda etapa é oferecer cursos de interesse do próprio colaborador. Ou seja, é preciso entender quais são as necessidades apontadas por ele para que melhore o seu repertório de conhecimento.

Desenvolvimento de carreira

No tópico anterior, falamos da importância de oferecer cursos aos colaboradores. Para que seja adequado tanto para ele quanto para a empresa, é preciso traçar o desenvolvimento de carreira.

Isto é, entender quais são as prioridades de cada um dos lados. Para então aperfeiçoar a atuação.

Consequentemente, todos os seus funcionários estarão aptos a solucionarem diferentes problemas e sugerir novas formas de fazer determinada tarefa.

Por isso é tão importante que as áreas estejam interligadas entre si.

Conclusão

Basicamente, o RH ágil é composto pelo princípio da colaboração. Ou seja, todos os colaboradores atuam juntos em prol das conquistas da empresa.

Essa metodologia resulta diretamente na satisfação dos seus funcionários. Afinal, nada melhor do que um ambiente de trabalho leve e cheio de resultados.

Por último, recomendamos outra leitura do nosso blog sobre como melhorar a relação da empresa com os seus colaboradores.

Endomarketing: como aumentar o engajamento de funcionários

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo