eNPS: o que é e como calcular?

eNPS: o que é e como calcular?

Meça a satisfação dos colaboradores da sua empresa. Saiba o que é pesquisa eNPS e como calculá-la.

Em um mercado cada vez mais competitivo, tanto na busca de empregos, quanto na retenção de talentos, o papel da equipe de RH mudou. Agora, é fundamental, além de dar o suporte básico, oferecer uma ótima experiência para que os colaboradores possam se sentir bem na empresa. Por isso, conheça a pesquisa eNPS e saiba como calcular a satisfação do seu time.

O que é eNPS e como funciona?

O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma pesquisa que foi adaptada do marketing, a NPS, que é utilizada para medir a satisfação dos clientes. No caso da eNPS, o seu cliente é o colaborador, ou seja, ela vai avaliar como o time se sente ao trabalhar na sua empresa.

Essa pesquisa é feita pela equipe de recursos humanos e serve para que você possa entender em quais pontos é preciso melhorar e em quais está bem. Assim, é possível construir um ambiente melhor para todos.

E como a pesquisa funciona?

Os seus colaboradores vão participar dessa pesquisa respondendo algumas perguntas. O resultado da eNPS é como se fosse uma régua, que vai ter uma nota de 0 a 10 e, claro, cada valor tem um significado.

É importante ressaltar que, quando o índice não está bom, as queixas mais comuns são sobre salário, clima, perspectivas de carreira, entre outras. Agora, se a sua pontuação estiver alta, esses fatores não aparecem e, pode-se entender, que os colaboradores são bem recompensados, engajados e envolvidos.

Quais as vantagens da pesquisa eNPS?

Sem dúvidas a primeira grande vantagem é poder saber como os colaboradores estão avaliando a sua empresa, já que é como se você fizesse uma pesquisa de satisfação. Porém, há mais alguns, já que, com a eNPS, os resultados são rápidos e, assim, você pode tomar uma ação imediata para resolver qualquer problema que surgir.

Outro ponto a se destacar é que, como esse método é completamente anônimo, todas as respostas dos funcionários são mais confiáveis, já que eles têm a segurança de não sofrer represálias.

Como a pesquisa costuma ser simples e rápida, você consegue aplicá-la de forma assídua, ou seja, com uma periodicidade menor e, dessa forma, pode verificar se as suas estratégias funcionaram bem ao longo do tempo.

Além disso, um dos seus grandes diferenciais é poder classificar o estilo de funcionários da sua empresa. Veja como eles podem ser definidos:

  • Promotores: esses são os mais participativos dentro da companhia, classificados com notas entre 9 e 10. Eles costumam ser os mais engajados e leais, agindo, praticamente, como embaixadores da sua empresa;
  • Neutros: com notas entre 7 e 8, estão no meio termo. É preciso trabalhar muito com eles, para que se tornem promotores e deixem o clima da empresa ainda melhor;
  • Detratores: com notas abaixo de 6, eles são os que merecem mais a sua atenção. Eles não creem que a sua empresa está bem e, agora, você precisa entender os motivos. Encontre as causas e tome uma atitude para resolver isso o quanto antes.

Como implementar a pesquisa de satisfação interna na empresa?

Para implementar a pesquisa eNPS na sua empresa é fundamental ter em mente alguns pontos. Confira:

  • Entenda a pesquisa: a eNPS vai ajudar você a conhecer melhor os seus colaboradores, o ambiente e, principalmente, a você mesmo. Perceba como o seu time o enxerga e, assim, tente melhorar para que o dia a dia seja o ideal;
  • Explique aos colaboradores: muitos colaboradores não gostam ou não se interessam pelas pesquisas. Explique a importância disso e, principalmente, ouça as críticas e tome providências para corrigi-las;
  • Elabore boas perguntas: saber o que vai ser perguntado facilita nos resultados. Foque na qualidade das perguntas, ao invés da quantidade. 

Como aplicar a pesquisa eNPS?

Agora que você entendeu melhor o funcionamento da pesquisa, chegou a hora de aplicá-la. Algumas dicas gerais são válidas, como dar um bom tempo hábil para que os colaboradores possam responder de forma tranquila, sozinhos e, de preferência, sem qualquer interferência ou participação sua.

Faça as perguntas de forma objetiva e com a escala de 0 a 10, sempre deixando um espaço para que eles possam fazer comentários. Ex: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo ou parente? Fique à vontade para contar os motivos”. Lembrando que essa é uma das perguntas obrigatórias a serem feitas.

Seguindo esse formato, você já vai conseguir ter uma ótima estrutura para realizar a pesquisa com os seus colaboradores. Agora, chegou um dos momentos mais importantes, analisar os resultados.

Como analisar e calcular?

Com os dados coletados, agora é uma conta simples para encontrar o resultado. Basta você subtrair o valor de detratores (notas abaixo de 6) dos promotores (notas acima de 9).

eNPS% = Promotores% – Detratores%

Assim, você terá os valores em porcentagem, onde o ideal é estar próximo de 100%. Confira os resultados e possíveis interpretações:

  • Se o resultado for 0 ou negativo, a sua situação é crítica e algo urgente deve ser feito imediatamente;
  • Entre 1% e 50%, é uma de aperfeiçoamento, ou seja, é preciso fazer mudanças importantes para melhorar;
  • Entre 51% e 70%, a sua empresa está na zona de qualidade, com pessoas satisfeitas e sendo preciso leves ajustes para deixar o clima muito bom;
  • Acima de 71% é a pontuação considerada excelente. Significa que a sua empresa é boa para se trabalhar. Aqui, é preciso manter o foco para deixar sempre o índice no alto.

Uma das formas de aplicar a pesquisa eNPS e deixar o dia a dia de trabalho melhor é por meio da comunicação interna, já que você entra em contato com os colaboradores, deixando um espaço para ouvi-los. 

Para deixar esse recurso ainda mais eficiente, você pode contar com o uso de chatbots para RH. Eles agilizam as conversas e se aperfeiçoam a cada novo contato. Para um melhor uso, você pode contar com o suporte de uma empresa especializada, como a New Way!

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A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e NewChat. E, no caso da comunicação interna, além destes canais se integra à rede social interna (se ela tiver API), ao webchat da intranet e demais sistemas que tiverem API aberta.

Com esta solução para RH, você pode fortalecer os canais de comunicação interna da empresa. Já que você utilizará a ferramenta para enviar informes e implantar chatbots para respostas rápidas, ouvir sugestões e diminuir as burocracias internas.

Além disso, o Mktzap conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto. Sem contar com a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma só tela.

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