WhatsApp para empresas: o que é e como funciona?

WhatsApp para empresas: o que é e como funciona?

Usar o WhatsApp para empresas pode aprimorar o seu atendimento ao cliente. Entenda como funciona e suas vantagens e desvantagens a seguir.

Como você já deve imaginar, atualmente o WhatsApp é um meio de comunicação importantíssimo ao redor do mundo – e aqui no Brasil não é diferente. O uso do WhatsApp é comum para conversar com conhecidos, amigos e familiares, além de participação ativa em grupos – como grupos de trabalho ou estudo.

Mas muito se engana quem acha que o WhatsApp é usado apenas para conversas triviais. Na verdade, o uso dessa ferramenta de mensageria se estendeu até o meio dos negócios – e conquistou taxas importantes e expressivas. 

Inclusive, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Accenture, em conjunto com o Facebook, 83% dos consumidores brasileiros que compram online preferem se comunicar com as lojas via WhatsApp. 

Dessa forma, é possível refletir sobre a importância de implementar o uso do WhatsApp no dia a dia da sua empresa! E então, você sabe como funciona o “WhatsApp Business”? Não? Então entenda um pouquinho melhor sobre o assunto!

O que é WhatsApp para empresas?

O WhatsApp empresarial permite que o usuário desfrute de ferramentas e facilidades que são um bônus em relação à versão convencional. Conheça algumas a seguir:

Perfil comercial. No WhatsApp para empresas é possível desfrutar de recursos voltados a perfis comerciais. Nele, o usuário consegue ir muito além da foto de perfil e do status. 

Aqui, existe a possibilidade de colocar endereço completo, mapa, horário de funcionamento, e-mail, site e muito mais. Com isso, o usuário do WhatsApp Business pode colocar informações complementares importantíssimas!

Estatísticas. Saber quais são as estatísticas em relação à comunicação do nosso negócio é algo primordial! Afinal, é assim que conseguimos traçar estratégias melhores. Portanto, saiba que no WhatsApp Business é possível saber se os clientes estão lendo suas mensagens.

Etiquetas. As etiquetas funcionam como se fossem memorandos, remetendo a equipe ao status de atendimento de um cliente, do que ele precisa e muito mais. 

Como funciona o WhatsApp para empresas?

O WhatsApp para empresas é muito semelhante ao convencional, o qual a maior parte das pessoas já usa no dia a dia. Por isso, espere por uma interface simples, intuitiva e pela possibilidade de enviar textos, áudios, imagens, vídeos e muito mais. 

Entretanto, aderir ao uso desta plataforma de maneira mais profissional pode trazer algumas facilidades, como as mencionadas acima. Conheça também as vantagens e desvantagens deste serviço!

Vantagens e desvantagens

Se você tem uma empresa, é muito mais fácil se comunicar com a clientela por meio do Business do que com o convencional. Além disso, por meio do Business, o usuário pode configurar respostas automáticas, como saudações. Isso otimiza e agiliza o trabalho dos atendentes!

Afinal, as mensagens também podem ser enviadas em períodos de ausência. Além disso, o usuário consegue configurar perguntas e respostas automáticas para que a comunicação com os clientes aconteça de forma mais rápida e direta.

Ademais, é preciso dizer que antes o WhatsApp Business exigia para si um número específico. Portanto, não era possível manter seu número de WhatsApp pessoal para o Business, apesar de existir a possibilidade de migrar as conversas que já existiam. Entretanto, essa realidade agora é outra: é possível sim mudar um número convencional para Business sem perder a lista de contatos e o histórico de conversas. Legal, não é mesmo?

Como criar uma conta comercial

Para baixar o aplicativo é necessário ir até a página oficial para download. Muita atenção neste momento, afinal, clicar em links para baixar conteúdos ou aplicativos sempre exige uma atenção extra. Portanto, clique no link a seguir e escolha se o seu celular tem sistema compatível com Android ou IOS (para Iphone). Dessa forma, você será redirecionado a este link para efetuar o download por meio da Play Store ou Apple Store.

Boas práticas no WhatsApp para empresas

O WhatsApp possui uma cartilha de boas práticas para o uso adequado do aplicativo. Quando estas regras são infringidas, o usuário pode passar pelo que chamamos de banimento. 

O banimento é capaz de remover um usuário do WhatsApp por um período de tempo específico ou permanentemente – no qual o usuário perde de maneira definitiva o acesso ao WhatsApp através de determinado número de celular ou telefone. Isso afeta diretamente o fluxo de trabalho da empresa, portanto, é bom evitar.

  • Cuidado com tamanho e quantidade de mensagens

Mensagens longas ou divididas em diversas partes são interpretadas como SPAM pelo WhatsApp, assim como disparos frequentes de mensagens em massa. Seja objetivo através de uma mensagem única. 

  • Nunca envie conteúdo ofensivo

Jamais propague conteúdo ofensivo no WhatsApp. Por isso, comunique-se com seu cliente de maneira amistosa.

  • Não seja marcado como SPAM

Peça gentilmente ao seu cliente que ele salve seu contato em sua agenda. Isso evita que o número da empresa seja marcado como SPAM. Inclusive, esta é uma ótima maneira de iniciar um diálogo.

Plataformas de Atendimento para WhatsApp para empresas

A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente no WhatsApp em um mesmo painel, através de um mesmo número! Centralize suas mensagens do Whatsapp e outros canais em um único painel, não perca mais atendimentos e venda mais.

O Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes. Ele possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Por isso, não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais.

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