Atendimento ao cliente: o que é e como melhorar o seu

Atendimento ao cliente: o que é e como melhorar o seu

17 novembro 2021

Um bom atendimento ao cliente é primordial para fidelizar os consumidores. Saiba como oferecer um atendimento de qualidade.

Oferecer um bom atendimento ao cliente deve ser uma meta imutável para qualquer negócio. Afinal, quem é que não gosta de ser bem tratado e bem recebido em um negócio, restaurante, loja, supermercado ou outro estabelecimento? 

Um atendimento ao cliente de qualidade é capaz de encantar um novo cliente e até mesmo deixá-lo mais propenso a comprar. Além disso, isso faz com que o cliente volte outras vezes ou indique o seu estabelecimento para amigos, conhecidos e familiares. Portanto, é de suma importância investir em uma equipe capacitada para oferecer ao cliente tudo aquilo que ele precisa – e merece!

O que é o atendimento ao cliente?

O próprio nome já diz muito. Mas é claro que o atendimento ao cliente vai muito além daquilo que imaginamos! O cliente deve ser bem atendido em todas as etapas do seu contato com um estabelecimento. Portanto, é essencial oferecer toda a atenção e suporte assim que ele entra em contato com o seu time – seja presencialmente, por telefone ou via internet.

Ao realizar a compra, isso deve se repetir. Afinal, o suporte neste momento é primordial! Da mesma maneira, deve haver uma atenção extra no pós-venda e, se houver, um bom tratamento em caso de críticas, sugestões, dúvidas e muito mais. 

Cuidar deste relacionamento saudável e amistoso com a clientela com certeza garante boas relações com ela e suas futuras indicações.

A importância em atender bem

Nos últimos anos, as empresas passaram a olhar com mais atenção no que se refere a experiência dos consumidores da sua marca. Sendo assim, o bom atendimento ao cliente é um dos principais pilares que sustentam essa relação.

Por isso, hoje não é mais um diferencial. Garantir a satisfação do cliente é praticamente uma exigência que as empresas devem seguir. De acordo com a PwC, 89% dos brasileiros apontam a experiência como um fator importante em suas decisões de compra.

Ademais, nada pior do que nos depararmos com um atendimento ruim quando queremos fazer uma compra. Não é mesmo? 

Esse tipo de comportamento influencia negativamente na jornada de compra. E, além de perder o cliente, ele tende a ser um detrator da sua marca. Ou seja, é provável que divulgue a péssima experiência que teve aos amigos e familiares. De acordo com o professor Jagdish Sheth, um cliente insatisfeito custa o lucro de 5 clientes satisfeitos. 

Afinal, alguns clientes são conquistados de forma imediata – mas estes são raros. Geralmente, encantar o consumidor é uma tarefa de formiguinha e o tratamento cordial deve estar até mesmo nos pequenos detalhes. 

Dessa forma, um bom atendimento ao cliente deve ser prioridade para a equipe do seu negócio, visando fidelizar e manter os clientes antigos, mas também captar e prospectar mais leads.

Como oferecer um bom atendimento?

O atendimento ao cliente, quando feito com qualidade, não é tão raso e simples como parece. Em contrapartida, também não devemos ver esse tipo de serviço como um bicho de sete cabeças. Com planejamento e dedicação, tudo é possível! Por isso, fique de olho em algumas dicas de ouro para prestar um bom atendimento ao cliente.

Invista em um atendimento rápido e eficaz

Nos dias de hoje, os clientes prezam muito por um atendimento ágil. Afinal, com a presença cada vez mais marcante da internet em nossas vidas, tudo tem se tornado muito mais imediato. Mas isso não pode deixar de lado a qualidade dos serviços prestados! 

Portanto, treine sua equipe para atender o público de maneira agilizada, seja presencialmente ou não. Em alguns casos, dependendo do tamanho da sua demanda, é interessante estudar a possibilidade de automatizar as mensagens da sua empresa. Mas isso veremos mais pra frente, aqui neste texto!

Esteja presente em todos os canais de comunicação

A digitalização é um caminho sem volta – e se o seu negócio ainda está acostumado à loja física e ao telefone, é melhor se apressar para virar essa chave e não ficar para trás. 

Só para se ter uma ideia, a troca de mensagens por WhatsApp entre clientes e empresas teve um crescimento expressivo de 516% só entre fevereiro e abril de 2020, segundo pesquisa divulgada na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. É verdade que esse número foi impulsionado pelo isolamento social, mas ele segue uma tendência que já vinha sendo notada antes no mundo todo.

Tudo isso só reforça a necessidade de contar com uma estrutura de atendimento completa, capaz de dialogar com clientes, não importa qual seja o canal que ele esteja utilizando. 

Siga os 4 pilares fundamentais para atendimento ao cliente

A técnica S.C.O.T. (segurança, clareza, objetividade e transparência) sempre foi considerada um preceito básico para um bom atendimento. Ela permite que as interações mantenham o cliente no centro e tenham mais chances de serem positivas e duradouras. 

Assim, com o apoio da tecnologia, fica mais fácil pôr em prática esses quatro pilares. O processamento inteligente dos dados sobre cada cliente dá à sua equipe os elementos que ela precisa para desenhar uma abordagem única e personalizada. Veja só:

  • Segurança: plataformas de relacionamento processam e resgatam dados estratégicos que permitem que o seu time conheça bem o produto ou serviço oferecido, assim como o público-alvo.
  • Clareza: os mesmos dados garantem que a equipe irá dialogar com clientes de forma clara e com propriedade sobre os negócios da empresa.
  • Objetividade: informações precisas permitem fazer ofertas certeiras, sem a necessidade de criar uma narrativa para justificar uma solução que não atende ao que o cliente procura.
  • Transparência: a exatidão dos dados sobre o portfólio e o perfil do cliente não deixa espaço para diálogos pouco transparentes. Garanta que o consumidor saiba o que está comprando.

Ferramentas e canais para realizar um bom atendimento ao cliente

Algumas soluções digitais podem dar aquela ajudinha extra aos negócios que precisam agilizar o atendimento ao cliente sem perder a qualidade deste serviço. 

O uso de plataformas de relacionamento digital – a exemplo do Mktzap da New Way – e a prática da multicanalidade permitem reunir um banco de dados completo ao longo das interações com o cliente, como uma espécie de “prontuário”.

Dessa forma, o cliente não precisa relatar o mesmo problema desde o começo sempre que precisar recorrer ao atendimento. Recursos de inteligência de dados não apenas resgatam o histórico dos últimos contatos como ainda oferecem soluções personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada consumidor.

Contar com o apoio de um atendimento automatizado e inteligente capaz de propor soluções rápidas e certeiras – e muitas vezes antecipando uma necessidade antes mesmo que o cliente a expresse – é o que o chamado “consumidor 4.0” mais deseja.

Conheça melhor o Mktzap

A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. Por isso, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). E também, o atendimento ao cliente pode ser feito em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana – sem perder a qualidade!

Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Chatbot: o que é, para que serve e como criar um

SAC: o que é, benefícios, tipos e como implementar

4 benefícios de criar uma central de atendimento na sua empresa

Principais indicadores de desempenho para atendimento ao cliente

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo
mktzap logo

Jobs

We're hiring!
Check our vacancies!