Chatbot: o que é, para que serve e como criar um

Chatbot: o que é, para que serve e como criar um

O uso de um chatbot pode ser uma mão na roda para o dia a dia do seu negócio. Entenda como funciona, quais as vantagens e como implementar.

O que é um chatbot?

Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano. Por isso, quem está sendo atendido por um chatbot muitas vezes nem percebe que está conversando com uma máquina – e este é exatamente o intuito. Afinal, o interessante é que ele seja capaz de oferecer um atendimento rápido mas, ainda assim, humanizado.

Portanto, independente do canal digital utilizado, é possível que seu negócio tenha conversas fluidas que solucionam dúvidas, oferecem produtos ou serviços, recebem reclamações e muito mais.

Para que serve um chatbot?

Um chatbot, como explicamos anteriormente, é um programa que busca simular conversas humanas. Isso pode otimizar processos e aprimorar o atendimento ao cliente. Quer um exemplo? Bom, imagine que o seu negócio seja especializado em vendas, em particular no período natalino. Portanto, com a chegada de dezembro, as interações com o público são muitas! Sejam elas mensagens diretas, reclamações, dúvidas, pedidos e muito mais. 

E como você também deve saber, nem sempre existe um membro da equipe disponível para cuidar destas interações – especialmente em empresas menores. Por isso, uma comunicação automatizada via chatbots pode ajudar bastante.

Quais são as vantagens de usar este serviço?

É um fato que usar chatbots otimiza o tempo e torna as interações com clientes mais assertivas, tudo isso sem perder o toque humano! Mas também existem outras vantagens interessantes, como:

Atendimento 24×7

Em primeiro lugar, podemos mencionar o atendimento em tempo integral. Afinal, nem sempre estamos disponíveis para atender à clientela. Mas isso não significa que o chatbot não esteja! Ao automatizar o atendimento ao público, é possível eliminar o tempo de espera do consumidor.

Fluxo de trabalho organizado

Ao realizar uma triagem prévia com o consumidor por meio da conversa com um chatbot, é possível otimizar o trabalho posterior do atendente, facilitando a rotina da sua equipe. Além, é claro, de cada cliente ser encaminhado exatamente ao atendente do setor que necessita: financeiro, vendas, SAC etc.

Melhorias no atendimento ao cliente

A verdade é que ninguém gosta de ficar esperando, especialmente em uma sociedade que está acostumada com soluções imediatas para quase tudo. Por isso, ao agilizar o atendimento (mantendo a qualidade, é claro), você evita desgastes com clientes apressados.

Onde este recurso é utilizado?

De maneira geral, ele é amplamente usado para otimizar o atendimento ao público. Ao implementar o uso de chatbots na sua empresa, é possível observar resultados positivos, como diminuição de tempo de espera por parte dos consumidores; boa resolução de problemas e queixas e otimização do trabalho da equipe. Nesta última vantagem, é interessante salientar que o trabalho de equipe é aprimorado por dois motivos.

Em primeiro lugar, não há mais a preocupação constante de sempre precisar atender os clientes nos canais digitais – afinal, o chatbot está ali para isso. Em segundo lugar, podemos mencionar a facilidade dos atendentes humanos receberem os consumidores pós-triagem via chatbot. Dessa forma, é possível direcionar o atendimento de maneira muito mais assertiva.

Como funciona e como criar um chatbot?

Um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas (e mensagens automáticas bem definidas) ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Dessa forma, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos previamente elaborados.

No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Tanto por um, como por outro, o chatbot consegue orientar o cliente de maneira precisa através de conversas fluidas, assertivas e rápidas. Você pode apenas configurar um chatbot para a sua empresa, de acordo com aquilo que precisa. Para isso, conte com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. Por isso, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.

FAQ

Quanto custa um chatbot?

O preço pode variar bastante. Afinal, isso depende muito do que o seu negócio precisa. Seria algo mais básico, apenas para recepcionar clientes no WhatsApp? Ou é necessário uma ferramenta mais complexa e robusta?

Qual a diferença entre chatbot e assistente virtual?

O que mais diferencia um assistente virtual de um chatbot é o intuito de ambas ferramentas. Quer um exemplo de assistente virtual bem conhecido? Como exemplo, temos a Alexa, da Amazon. Ela é capaz de decifrar o comando humano e realizar a atividade necessária. Já o chatbot tem como intuito se comunicar com você e aprender padrões de respostas úteis para dar segmento em um diálogo.

Os chatbots vão substituir o atendimento humano?

Isso não é verdade! Este conceito é amplamente abordado em obras cinematográficas. Mas os chatbots não têm a intenção de substituir as interações humanas! Portanto, eles servem na verdade para aprimorar e auxiliar o trabalho dos humanos.

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