WhatsApp Business: o que é, como funciona e como usar

WhatsApp Business: o que é, como funciona e como usar

O WhatsApp Business pode ajudar a atender os clientes com mais assertividade em seu negócio. Conheça as vantagens.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta de comunicação via mensagens de texto, imagem e som, assim como no convencional. Muito popular no Brasil, este aplicativo faz o maior sucesso ao encurtar distâncias entre as pessoas por meio de mensagens, mas isso você já sabe, não é mesmo?

O que você pode achar novidade é a existência do WhatsApp Business! A diferença é que como o próprio nome diz, em “Business”, essa ferramenta é muito mais voltada para o uso em empresas.

Isso porque apesar de essencialmente parecido com o WhatsApp comum, o Business possui diferenciais importantes para que você consiga organizar a comunicação do seu negócio por meio do WhatsApp. E se você chegou até aqui, é possível que você queira saber como aplicar essa ferramenta em seu negócio da melhor forma, certo? Por isso, continue a leitura para saber as possibilidades que este aplicativo oferece.

Saiba como ele funciona

No visual, é tudo bastante parecido e intuitivo. Mas no WhatsApp Business é possível desfrutar de recursos como:

Perfil comercial. É possível adicionar algumas informações adicionais ao perfil no WhatsApp – além da usual foto e status. No Business, há a possibilidade de colocar endereço completo, mapa, horário de funcionamento, e-mail, site e muito mais. Além disso, é permitido adicionar catálogo. Portanto, o usuário do WhatsApp Business pode colocar informações complementares importantíssimas, como um cardápio ou uma tabela de serviços.

Estatísticas. Saber quais são as estatísticas em relação à comunicação do nosso negócio é algo primordial! Até porque é assim que conseguimos traçar estratégias melhores. Portanto, saiba que no WhatsApp Business é possível saber se os clientes estão lendo suas mensagens.

Etiquetas. As etiquetas podem ser usadas para que você consiga organizar e distribuir as suas conversas com os clientes. Isso permite que você otimize e organize o trabalho da sua equipe. Por meio das etiquetas, conseguimos saber qual o status de atendimento do cliente, do que ele precisa e muito mais. Dá só uma olhadinha em como ela funciona. A imagem foi retirada do próprio site do WhatsApp.

Mensagens automáticas do WhatsApp Business

Vantagens e desvantagens de usar o WhatsApp Business

As vantagens de se usar o WhatsApp Business podem ser mais lembradas pela chance que essa ferramenta dá ao usuário para que ele possa organizar suas conversas com clientes. Então, se você tem uma empresa, é muito mais fácil se comunicar com a clientela por meio do Business do que com o convencional.

Além disso, por meio do Business, o usuário pode configurar respostas automáticas, como saudações. Isso otimiza e agiliza o trabalho dos atendentes! Afinal, as mensagens também podem ser enviadas em períodos de ausência. Ademais, o usuário consegue configurar perguntas e respostas automáticas para que a comunicação com os clientes aconteça de forma mais rápida e direta.

Já em relação às desvantagens, é preciso dizer que o WhatsApp Business exige para si um número específico. Portanto, não é possível manter seu número de WhatsApp pessoal para o Business, apesar de existir a possibilidade de migrar as conversas que já existem.

Como baixar e usar o WhatsApp Business

Para baixar o aplicativo é necessário ir até a página oficial para download. Muita atenção neste momento, afinal, clicar em links para baixar conteúdos ou aplicativos sempre exige uma atenção extra. Portanto, clique no link a seguir e escolha se o seu celular tem sistema compatível com Android ou IOS (para Iphone). Dessa forma, você será redirecionado a este link para efetuar o download por meio da Play Store ou Apple Store.

O WhatsApp Business é pago?

Assim como o WhatsApp convencional, a versão Business é gratuita. Mas saiba que, caso você não tenha uma empresa, não é necessário baixá-lo. Afinal, o aplicativo na sua versão original já dá conta do recado! Mas em relação a pagamentos, não é necessário ter preocupações.

Qual a diferença entre o WhatsApp Business e o normal?

A versão comum do WhatsApp permite que você possa conversar com as pessoas por meio de mensagens, vídeos, fotos e áudios. Já na versão Business, o que muda é que alguns recursos extras são adicionados para que a comunicação com clientes seja otimizada. Ademais, algumas possibilidades como as mencionadas acima ajudam a complementar as informações passadas para os clientes, como expor os serviços em catálogo.

Como melhorar a comunicação virtual do meu negócio?

Como você já pôde perceber, tudo na internet acontece um pouquinho mais depressa do que no mundo real, de forma mais imediata. Por isso, é perfeitamente normal que o seu cliente busque por um atendimento veloz mas que ainda assim seja humano e traga boas informações. E usar o WhatsApp Business é só uma parte para melhorar esse aspecto!

Por isso, conheça o Mktzap. Esta é a solução digital da New Way, plataforma pioneira em comunicação digital, responsável por integrar a comunicação das empresa com clientes em um mesmo painel e conectando vários canais digitais. Com o Mktzap, você consegue proporcionar retorno para o seu cliente de maneira instantânea, aumentando a satisfação do seu público.

Por meio do Mktzap, você pode automatizar suas mensagens. Isso não significa que o atendimento será frio e robotizado, muito pelo contrário. Na verdade, o Mktzap traz conversas fluidas e humanizadas por meio de seus chatbots ou oferece atendimento híbrido. Nos primeiros níveis via bots e posterior atendimento humano, via atendentes. Dessa forma, ao integrar em um mesmo painel os seus múltiplos canais de comunicação, sua equipe consegue responder às mensagens de maneira unificada e rápida. 

Quer saber mais sobre o Mktzap? Baixe o nosso e-book gratuito e tire todas as suas dúvidas!

Seu time não está disponível no momento? Não tem problema! O Mktzap também oferece relatórios analíticos e dashboards que permitem que você faça uma gestão baseada em dados e resultados, dessa forma é possível acompanhar a produtividade da equipe, ter maior controle sobre as tarefas realizadas pelos seus funcionários e otimizar o trabalho deles. Afinal, o atendimento ao cliente costuma levar tempo. Quando feito de forma confusa e desorganizada, nem se fala.

Ficou interessado ou interessada na solução digital da New Way? Entre em contato com o nosso time de comercial e saiba mais! Oferecemos planos para pequenos, médios e grandes negócios.

Leia também alguns de nossos conteúdos sobre comunicação automatizada:

Chatbot para WhatsApp de empresa de contabilidade: como usar?

4 benefícios de criar uma central de atendimento na sua empresa

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo