WhatsApp banido: o que fazer?

WhatsApp banido: o que fazer?

WhatsApp banido tem solução? Saiba como lidar com esta situação e fuja dos transtornos.

O WhatsApp se tornou um aplicativo de mensagens importantíssimo nos dias de hoje e alguns dados comprovam isso! O primeiro deles é de uma pesquisa de 2021, da Opinion Box, que afirma que 99% dos brasileiros têm o app instalado em seus smartphones.

E se engana quem acha que os brasileiros usam o WhatsApp só para comunicação com amigos, familiares e conhecidos. Além disso, a mesma pesquisa trouxe outro dado importante: mais de 80% dos brasileiros utiliza o aplicativo para conversar com marcas – seja no pré, pós ou até mesmo durante uma compra.

Por isso, muitas empresas decidiram adotar o WhatsApp (especialmente a versão Business) para conversar com clientes. Afinal, ele é preferência nacional. Se os clientes optam por mensagens mais dinâmicas e rápidas, é essencial conversar por este canal de comunicação.

Porém, existe uma questão importante. Muitas empresas não usam o aplicativo da melhor forma possível para o bate-papo com a clientela, o que pode resultar no que o WhatsApp chama de banimento.

E imagine só: sua empresa usa o WhatsApp como peça-chave na comunicação com cliente. Então, de repente, o seu número é banido do aplicativo. E aí, como continuar atendendo os clientes? Isso pode gerar um transtorno e tanto!

WhatsApp banido: o que é?

Quando existe infração de condutas desejáveis no WhatsApp, acontece o que chamamos de banimento. Com isso, o usuário tem sua conta suspensa no aplicativo – seja de maneira temporária ou definitiva. 

E é um grande transtorno até que você consiga avisar todos os seus clientes sobre a perda e substituição de um número no WhatsApp. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para evitar esse tipo de situação. Quais os principais motivos de banimento? Vamos explicar como evitar a situação.

Como evitar um banimento?

Volume das mensagens enviadas (excesso de texto)

Evite parcelar as mensagens que deseja enviar aos clientes: seja objetivo! Afinal, a quantidade repetitiva e volumosa de mensagens pode ser interpretada pelo cliente e pelo aplicativo como SPAM.

Frequente disparo de mensagens em massa

Fazer disparos em massa pode ser muito útil para enviar um mesmo comunicado para um número significativo de clientes. Entretanto, utilize esta estratégia com cautela. Caso contrário, você pode ser denunciado como SPAM.

Classificação do contato como SPAM por parte dos usuários

Que tal pedir gentilmente para que os clientes salvem o seu contato na agenda deles? Assim você diminui as chances de se classificar como contato indesejado. 

Teor ofensivo no conteúdo

Não importa o que aconteça: jamais se comunique de maneira agressiva ou com termos de baixo calão com a clientela. Afinal, isso pode levar ao banimento do seu número.

Como recuperar o WhatsApp banido?

O seu número já sofreu banimento? Neste caso, as dicas acima podem ficar em segundo plano e agora é momento de pensar em como recuperar o seu número do WhatsApp. 

WhatsApp banido temporariamente

Em primeiro lugar, já te adiantamos que existem dois tipos de banimento: o temporário e o definitivo. Por isso, é necessário entrar em contato com o suporte do WhatsApp para entender se ainda é possível que o aplicativo desbloqueie o seu número. Essa resposta pode chegar entre 48 até 72 horas depois do banimento. 

Caso seja temporário, basta reconfigurar o seu WhatsApp no mesmo número e voltar a usar normalmente. Entretanto, perde-se o histórico das conversas anteriores.

Em caso de banimento permanente

Agora, seu banimento é definitivo? Então o ideal é adquirir outro número (comprando outro chip). E, em seguida, criar uma nova conta de WhatsApp para o seu negócio para continuar conversando com os consumidores. Isso gera muito transtorno e confusão, afinal, é preciso avisar os clientes sobre a troca de número, alterar o contato em redes sociais, materiais de divulgação e muito mais.

Uma solução possível para evitar qualquer banimento é usar o WhatsApp Business API. Esta alternativa te livrará de penalidades, pois com um selo oficial do WhatsApp, comprovante de que sua conta não é um spam, não há limitações quanto à quantidade de textos e excesso de mensagens.

Além disso, quem utiliza o WhatsApp Business API pode contar com outras facilidades que melhoram ainda mais a comunicação com os clientes.

Conheça o Mktzap da New Way

Entretanto, para ter esta versão, é preciso uma plataforma que permita a integração com a API do WhatsApp como o Mktzap, solução digital que conecta 7 canais digitais de comunicação (WhatsApp, Instagram, Telegram, Facebook Messenger, SMS, e-mail e Web Chat). Ademais, é possível contar com o auxílio de chatbots para automatizar suas interações.  

Dê só uma olhadinha na nossa página de planos e veja qual se encaixa mais com a necessidade do seu negócio. Em seguida, agende a sua demonstração com a nossa equipe de especialistas e se encante pelo nosso produto.

Gostou deste conteúdo? Te recomendamos leituras semelhantes a seguir:

Conta comercial WhatsApp: saiba o que é e quais são as vantagens

Como vender pelo WhatsApp? Faça negócios pelo app de mensagens

WhatsApp Corporativo: o que é, como funciona e como criar!

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo