Como vender pelo WhatsApp: 6 passos essenciais

Como vender pelo WhatsApp: 6 passos essenciais

Você já se perguntou como vender pelo WhatsApp e ter sucesso no relacionamento com o cliente por meio desse canal? Leia o blogpost a seguir e entenda!

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que revolucionou a comunicação virtual ao redor do mundo. Aqui no Brasil, este canal de comunicação é um dos mais populares. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Opinion Box, no ano de 2021, 99% dos brasileiros têm o app instalado em seus smartphones.

Ainda falando sobre a mesma pesquisa, existe um dado expressivo e que deve ser levado em consideração: ao menos 80% dos consumidores buscam empresas no WhatsApp e tentam este contato virtual para compra e venda. 

Dessa forma, isso demonstra que uma parcela significativa dos compradores se sente mais confortável ao fazer contato com empresas pelo WhatsApp antes de “bater o martelo” em alguma compra. Portanto, se a sua empresa ainda não está se comunicando bem via WhatsApp com os clientes, é hora de mudar este cenário!

Vantagens de vender pelo WhatsApp

Primeiramente, existe uma vantagem maior do que as demais, isso não podemos negar! Afinal, assim como te contamos anteriormente, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens com ampla adesão aqui no Brasil. Portanto, é imprescindível que a sua empresa esteja não só no WhatsApp, mas realizando um bom trabalho através dele.

Além disso, o WhatsApp permite a comunicação com um número expressivo de clientes, além de oferecer recursos exclusivos para contas de “WhatsApp Business”, a versão do aplicativo para empresas. Inclusive, nós da New Way elaboramos um conteúdo sobre esse assunto, leia mais clicando no link.

Por último, mas não menos importante: o uso do WhatsApp é gratuito! Por isso, é interessantíssimo estar presente em um canal de comunicação que oferece facilidades, alcance expressivo ao público e ferramentas exclusivas por baixíssimo (ou nenhum) custo.

Como vender pelo WhatsApp?

Quando falamos sobre sucesso por meio de vendas via WhatsApp, queremos saber em termos mais práticos, de mão na massa mesmo! E aí, existem dicas valiosas neste momento? Afinal, hoje o uso do WhatsApp não se limita apenas a conversas interpessoais. Isso porque virou a comunicação oficial entre muitas empresas e seus clientes. 

Muitos preferem resolver pendências pelo aplicativo do que por ligação ou pessoalmente na loja física, por exemplo. Dessa forma, é preciso manter uma coisa em mente ao iniciar suas vendas por WhatsApp: além de atenção, os clientes prezam por agilidade.

Tenha um número só para seu negócio

Embora pareça óbvio, muitos empreendedores ainda aproveitam o número pessoal para usar no seu negócio. Pois não faça isso! Além de poder misturar os assuntos, é importante passar seriedade e confiança para seus clientes.

Use lista de transmissão

Um erro que muito empreendedor comete é criar um grupo dentro do WhatsApp para enviar promoções e conteúdos. Essa ação pode causar incômodo!

O WhatsApp permite enviar mensagens para uma lista de até 256 pessoas, e se você tiver um número maior, basta criar quantas você precisar. Mas tenha cuidado com a quantidade de promoções, campanhas e conteúdos que você vai mandar. Bom senso para não perder clientes!

Divulgue seu número nas mídias sociais

Divulgação é tudo! Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo? Por isso, não esqueça de divulgar seu número nas mídias sociais. Mas, lembre-se que as pessoas precisam autorizar o seu negócio a entrar em contato com elas.

Para isso, crie um formulário em que seja solicitado o número de celular da pessoa, e ofereça um brinde. Por exemplo, você pode dar 10% de desconto no primeiro pedido, assim que a pessoa finalizar a inscrição. Que tal?

Seja objetivo em suas mensagens

O atendimento via WhatsApp precisa ser ágil, uma vez que estamos falando de um aplicativo de mensagens instantâneas. Isso serve tanto para campanhas enviadas em que o conteúdo precisa ir direto ao ponto para rápida compreensão, quanto para mensagens recebidas.

Atualize seu cliente sobre status de compra

Sempre comunique seu cliente sobre o status do pedido realizado, ainda mais se perceber que ocorreu algum atraso. Então, use o atendimento via WhatsApp para deixar seu cliente sempre atualizado quanto aos prazos e possíveis problemas que possam surgir.

Conheça tecnologias de integração com WhatsApp

Você pode integrar o seu WhatsApp com ferramentas de automação de mensagens, integrando este canal ao uso de chatbots, por exemplo. Isso fará com que você consiga responder suas mensagens de forma automatizada, agilizando processos de atendimento. 

Como conversar com o cliente no WhatsApp?

Como vender pelo WhatsApp conquistando o cliente através da simples troca de mensagens? Existe um script para isso? Confira as dicas a seguir:

Programe mensagens de saudação e boas-vindas

Que tal começar pelas mensagens de boas-vindas? Um bom exemplo, seria o que sintetiza uma mensagem de saudação com algumas das principais dúvidas dos clientes. Veja o exemplo a seguir:

“Olá, (nome da pessoa). Tudo bem com você? Bem-vindo à empresa (nome da empresa)! Meu nome é (nome do atendente) e estou feliz em poder te ajudar. Em que posso ajudar você?”.

Crie uma conexão com o cliente

Ao conversar com o cliente, é importante que ele se sinta conectado a você. Às vezes, poucas mensagens já são capazes de transparecer confiança a quem está do outro lado da tela. Um exemplo de como dar segmento em uma reclamação seria o seguinte:

“Entendi, (nome do cliente). Em primeiro lugar, sinto muito pelo ocorrido e peço desculpas em nome da (nome da empresa). Para solucionar o seu problema, eu gostaria de entender um pouco melhor a sua reclamação. Por favor, poderia me dar mais detalhes sobre o acontecimento?”

Já para casos mais amistosos de interação via WhatsApp, é possível dar segmento na conversa da seguinte maneira:

“Que bom que gostou do nosso trabalho, (nome do cliente). Para ficar por dentro de novidades da (nome da empresa), basta salvar o nosso número na sua lista de contatos! E caso você precise de mais alguma informação, estamos aqui para te ajudar!”

Encerre a conversa de forma amigável

É interessante que o cliente continue tendo a sua empresa como referência de um bom atendimento e fornecimento de produtos de qualidade. Neste caso, podemos encerrar a conversa da seguinte maneira:

“Ficamos felizes em tê-lo como cliente. Que bom que pudemos te ajudar! Se ainda restar alguma dúvida, não hesite em nos enviar mensagem por aqui. Desejamos uma ótima manhã/tarde/noite/final de semana para você”

Ao final do contato também é interessante solicitar um feedback ao cliente:

“(nome do cliente), obrigado pela preferência! Antes de ir, poderia nos enviar um feedback sobre nossos serviços? Assim, podemos tornar nosso atendimento virtual cada vez mais eficiente!

Avalie os nossos serviços de 01 a 05, sendo 01 insatisfeito e 05 muito satisfeito.”

Como automatizar mensagens e integrar atendimento?

Existem muitas vantagens ao vender pelo WhatsApp automatizado com chatbots. Ao integrar seu WhatsApp com o Mktzap da New Way, você pode conversar com seus clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Isso agiliza seu processo de atendimento e evita problemas de comunicação com o cliente! Até porque, via Mktzap, seus atendentes conseguem acessar as mensagens do WhatsApp e de outros canais de comunicação a partir de uma única tela.

Além disso, é possível acessar os relatórios gerados na plataforma do Mktzap e ter um melhor controle do que está sendo feito via WhatsApp, dia após dia. Ademais, ao contratar os serviços New Way, você tem acesso ao time de suporte altamente capacitado e assistência estendida até as 23 horas.
O Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes. Ele possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Por isso, não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e agende já sua demonstração.

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