Inside Sales permitem que a equipe de vendas converta clientes sem precisar se deslocar da empresa, e pode trazer ótimos resultados unindo conveniência à tecnologia
Com a digitalização dos nossos hábitos de consumo e dos meios de negócio, cada vez mais profissões estão se adaptando ao método remoto de trabalho. É o caso de muitas equipes de vendas cujas empresas já adotaram o Inside Sales como realidade.
Estrutura comercial que potencializa os resultados do time de vendas sem utilizar de recursos externos (como deslocamento de funcionário), o processo de vendas internas é uma realidade cada vez mais comum. Por isso, várias empresas estão modernizando seus métodos de trabalho e visando aumentar a produtividade de seus colaboradores.
E quando o assunto é Inside Sales, vale destacar o papel essencial da tecnologia e de ferramentas de trabalho na implementação dessa estrutura. Afinal, são recursos tecnológicos e ferramentas digitais que auxiliam equipes inteiras a poderem trabalhar somente através do computador. Assim, realizando abordagens e construindo relacionamento com clientes de dentro da empresa.
Por isso, nesse artigo, separamos tudo o que você precisa entender para poder realizar a implementação dessa estratégia na sua empresa. Tais como vantagens, ferramentas e dicas práticas de como aplicar Inside Sales no dia a dia do seu negócio. Vamos lá?
O termo Inside Sales nada mais é do que o ato de fechar vendas com clientes de dentro da empresa, através de e-mail, telefone ou videoconferências. Dessa forma, dispensando o processo do time de vendas se locomover presencialmente até os potenciais clientes para então fechar negócio. Em tradução literal do inglês, Inside Sales significa “vendas internas”, e é uma metodologia de vendas flexível e bastante eficiente.
Esse modelo faz um contraponto ao Field Sales, ou venda de campo, que consiste no método de trabalho que leva o vendedor presencialmente para encontrar com potenciais clientes, apresentando propostas, realizando ofertas e fechando negócios pessoalmente.
Para implementar esse método de vendas em uma empresa, é preciso considerar ferramentas e rotinas de trabalho e avaliar estrategicamente se isso pode beneficiar as conversões do seu negócio. Como fazer Inside Sales na minha empresa? Mas acredite: marcas adeptas de Inside Sales costumam observar um aumento de resultados, de clientes e da produtividade dos seus colaboradores. Afinal, é uma metodologia que oferece diversas vantagens. Confira algumas a seguir.
Empresas que lidam com operações comerciais sabem bem como levar sua equipe para o campo costuma ser um processo trabalhoso e custoso. Agendar hospedagem para os colaboradores, organizar transportes, reuniões de acompanhamento presenciais, bater a escala e a agenda de todos os vendedores com os seus respectivos clientes… As preocupações são inúmeras e variadas.
E é aí que o Inside Sales ou as vendas internas entram como uma grande vantagem. Com um processo de trabalho interno bem estruturado para a equipe de vendedores, é possível fazê-los gerar conversões e construir relacionamentos com os clientes de dentro da sua empresa, sem precisar de deslocamento e contato pessoal.
Em uma operação de Inside Sales, os vendedores trabalham de dentro da sede da empresa de forma controlada e com o uso de espaços, equipamentos e ferramentas disponibilizados pela empresa. Assim, evita-se desperdício de dinheiro com outros fluxos de trabalho, de tempo dos colaboradores e a estrutura de trabalho em si pode ser mais moderna e organizada.
Considerando que para esta empresa faz mais sentido otimizar uma equipe de Inside Sale do que uma de Field Sales, é possível implementar essa estrutura de trabalho visando otimizar a estratégia daquele negócio. Mais direcionamento, mais modernidade, mais eficiência!
Evitando variáveis comuns de vendedores que vão à campo como tempo de deslocamento, trânsito, adaptação entre lugares e necessidades de encontros pessoais, é comum observar também um aumento da produtividade dos colaboradores que trabalham em Inside Sales.
Afinal, quem não gosta de otimizar rotinas e reduzir burocracias? Além disso, Inside Sales garante aos vendedores mais tempo para poderem focar em estratégias, conversões e até mesmo em capacitações profissionais. Sucesso!
Antes de tudo, prepare seu time de vendas para trabalhar na sede da empresa e não em campo. Se esse for um novo método de trabalho no seu negócio, vale focar em capacitações do seu time, alinhando estratégias de marketing e instruindo sobre ferramentas que otimizam o trabalho digital.
O trabalho será feito via e-mail? Telefone? Newsletter? Existe uma estrutura de funil de marketing para repassar com os vendedores? Qual a importância de otimizar KPIs que auxiliam no crescimento sustentável do negócio? Vale deixar esses – e muitos outros pontos relevantes para o sucesso de uma empresa – bem claros para todos. E a capacitação está aí para isso!
Use e abuse desse recurso através de palestras, workshops e cursos profissionalizantes, direcionando exatamente às especificidades dos seus clientes, passando pelas metodologias de trabalho utilizadas em Inside Sales e explicando tudo sobre as ferramentas e equipamentos de trabalho disponibilizadas para a equipe.
Ainda falando sobre ferramentas, nada mais essencial para implementar o Inside Sales do que uma boa ferramenta digital de CRM que facilite o processo e otimize resultados. É preciso investir em uma tecnologia que acompanhe o crescimento do negócio e gerencie o funil de vendas de forma inteligente.
O Mktzap é uma solução digital que foi desenvolvida pela New Way e pensada justamente para auxiliar o time de vendas na implementação do Inside Sales. Com essa ferramenta, é possível estruturar soluções que unificam a comunicação com clientes, o gerenciamento do funil de vendas e o armazenamento de dados de clientes e leads em uma só plataforma.
Unindo eficiência e modernidade, o Mktzap ainda utiliza Inteligência Artificial para desenvolver chatbots e automatização de fluxos, tudo integrado a múltiplos canais de atendimento e que disponibiliza tudo em um painel gerenciável. Mais organização, mais produtividade, mais conversão, mais crescimento!
Gostou dessa proposta? Então solicite já uma cotação para conhecer o Mktzap e se surpreenda ainda mais.