É comum o termo “atendimento robotizado” lembrar algo frio, pouco interativo. Porém, é possível sim investir em uma robotização mais humanizada e eficiente nos canais digitais de atendimento. Entenda!
Quando alguém comenta sobre um atendimento robotizado, duas podem ser as situações: ou a pessoa experienciou um atendimento frio, distante e pouco atencioso ou a pessoa está se referindo a um atendimento feito por robôs.
Seja qual for o caso, é provável que a experiência do cliente tenha sido bastante diferente de acordo com o tipo de “atendimento robotizado” do qual ela se refere. Isto é, atendimentos feitos por humanos também podem deixar a desejar e causar essa má impressão, como se o atendente não estivesse disposto a ajudar o consumidor.
Afinal, existem dois lados para o termo “atendimento robotizado”. E o que gostaríamos de tratar hoje é o suporte feito com base na tecnologia. Afinal, esta é grande aliada das empresas quando o assunto é modernização de processos.
E, visando um atendimento mais ágil, é possível que uma conversa feita por robôs seja humanizada, fluída e atenciosa – basta otimizar a solução de de cada negócio.
Quer entender mais sobre essa tecnologia e como utilizar o atendimento robotizado a favor do seu negócio? Confira a seguir!
O atendimento robotizado é realizado através de um software que pode ou não ser integrado a uma Inteligência Artificial.
É comum a associação de inteligência artificial a robôs, e essa tecnologia se aplica de diversas formas, como através de chatbots ou assistentes virtuais.
Tais recursos se adequam ao segmento de cada empresa e às demandas dos clientes de cada negócio, ou seja, dá para tornar um processo “robótico” cada vez mais natural e intuitivo.
Além disso, é possível automatizar diversos canais de suporte, desde o WhatsApp e o Telegram até o Instagram ou um website. Dessa forma, a comunicação com os consumidores será padrão e ágil.
Muitas empresas, inclusive, já assumiram a automação como parte de seus processos de interação com os consumidores e são transparentes nesse aspecto. Como vivemos em um mundo digitalizado, é comum as marcas assumirem o atendimento robotizado e também introduzirem-no de forma humanizada nas interações com os clientes. Por exemplo:
Processos como este existem em grande parte dos chatbots, com o intuito de padronizar o primeiro atendimento, proporcionar uma resposta rápida ao cliente e otimizar o trabalho da equipe de suporte.
Como a própria descrição do que é um atendimento robotizado demonstrou, existem muitos pontos positivos para utilizar a tecnologia a favor da sua empresa. Listamos alguns a seguir:
É claro que existem diferenças entre o atendimento feito por um humano e por um robô. Afinal, somente uma pessoa conseguiria se dedicar a um caso mais complexo, dando respostas pensadas justamente para determinado cliente e solucionar seus problemas de maneira ultra personalizada.
No entanto, nem sempre isso é necessário e, na maioria dos casos, o atendimento robotizado pode cair como uma luva. Isso porque um atendimento feito por um robô também pode ser humanizado, basta ser adaptado para isso.
Atualmente, existem diversas ferramentas que utilizam esta tecnologia para personalizar fluxos de conversa e torná-las cada vez mais fluídas, como se de fato estivesse um humano respondendo aos clientes do outro lado da tela.
Além disso, outras diferenças notáveis entre o atendimento humanizado e o robotizado são:
A transformação digital otimiza processos para empresas, mas nem sempre o robô soluciona todas as questões. Muitas vezes, o toque humano é imprescindível para lidar com casos de suporte mais complexos e delicados.
Sendo assim, alguns cuidados são necessários na hora de integrar a tecnologia no atendimento de um negócio. Isto é:
E por fim, em vez de questionar qual o atendimento preferível se o humano ou o do chatbot, pense: por que não usufruir do melhor dos dois?
Para isso, procure por ferramentas experts em atendimento robotizado. É o caso do Mktzap, de New Way. Esta solução tecnológica otimiza fluxos de conversas com clientes em diversos canais digitais de atendimento e organiza todas as conversas em um só painel.
Então, os atendentes humanos ainda podem utilizar essa ferramenta de maneira estratégica, personalizando fluxos, separando tickets e conferindo tudo o que precisam em uma só plataforma, que unifica a praticidade da tecnologia com o melhor para o time de pessoas.
Para entender mais sobre o Mktzap e todas as suas funcionalidades na concepção de chatbots, agende um papo com um de nossos especialistas para entender como é possível utilizar essa ferramenta a favor do seu negócio.
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