Janela de 24 horas WhatsApp: o que é?

Janela de 24 horas WhatsApp: o que é?

A nova política da Meta mudou consideravelmente a forma de entrar em contato com os clientes. Entenda o que é a janela de 24 horas do WhatsApp.

Primeiramente, precisamos falar como a comunicação digital evoluiu nas últimas décadas, e as empresas agora têm à disposição diversas ferramentas para se conectarem de maneira mais eficiente com os clientes. Uma dessas ferramentas é o WhatsApp Business API, da Meta, uma plataforma que possibilita às empresas aprimorarem suas interações e oferecerem um atendimento mais eficaz.

No entanto, entender os detalhes de como a “Janela de 24 Horas” funciona, é crucial para aproveitar ao máximo essa poderosa ferramenta.

O que é o WhatsApp Business API?

O WhatsApp Business API é uma ferramenta valiosa, especialmente para empresas de médio e grande porte, simplificando significativamente suas operações diárias. Essa plataforma possibilita o contato eficaz e ágil com um grande número de pessoas, aprimorando tanto o atendimento quanto o relacionamento com os clientes.

Assim, entre os recursos notáveis do WhatsApp Business API, destaca-se a automação do contato com os consumidores, especialmente por meio do aproveitamento dos chatbots. Essa abordagem oferece uma solução eficiente para as demandas diárias, otimizando as trocas de mensagens. Além disso, a automação reduz consideravelmente as chances de erros, resultando em interações mais precisas e eficazes.

Por isso, para fazer essa interação dentro do que prevê a Meta, é importante seguir algumas regras, como é o caso da janela de 24 horas.

E como funciona a janela de 24 horas?

A princípio, a “Janela de 24 Horas” é um conceito muito importante do WhatsApp Business API. Essa janela se refere ao período de 24 horas durante o qual as empresas podem enviar mensagens para os clientes sem custos adicionais. Durante esse tempo, é realizada uma cobrança única e não há limitações quanto à quantidade de mensagens e ao tipo de conteúdo enviado.

O que é o template no WhatsApp Business API?

Dentro do WhatsApp Business API, os templates desempenham um papel significativo. Eles funcionam como mensagens pré-aprovadas que seguem um formato específico e pré-definido por você e por sua equipe.

Além disso, os templates são úteis para enviar informações estruturadas, como confirmações de pedido, recibos e atualizações de entrega, entre outras comunicações. O uso de templates facilita a automação e oferece uma experiência consistente ao cliente, que recebe uma resposta rápida e precisa.

E enviar Template abre uma janela de 24 horas?

Sim, enviar um template abre uma janela de 24 horas e é contabilizada a cobrança. Entretanto, quando o cliente responde é realizada uma atualização na contagem das horas e as 24h passam a valer a partir do horário da primeira resposta.

Assim, durante esse período, a sua empresa pode enviar mensagens sem custos adicionais. No entanto, após o término desta janela de 24 horas, o custo por nova mensagem é aplicado. Dessa forma, é essencial compreender essas nuances para gerenciar efetivamente a comunicação com os clientes.

Quando recebo a mensagem do cliente, abre uma janela de 24 horas?

Sim, quando um cliente envia a primeira mensagem para a empresa, uma janela de 24 horas é aberta. Isso permite que a sua empresa responda e interaja com o cliente sem custos adicionais durante esse período. Manter a janela aberta é fundamental para garantir uma comunicação eficaz e em tempo real.

Como é feita a classificação de conversas?

Depois de entender mais sobre a janela de 24 horas e as suas formas de cobrança, é importante saber também como funcionam as classificações de mensagem. Ao conhecê-las, fica muito melhor para administrar os contatos com os clientes.

Assim, quatro categorias classificam as conversas no WhatsApp Business API :

  • Utilidade: Mensagens que fornecem informações úteis para o cliente, como atualizações de serviço;
  • Autenticação: Mensagens de autenticação da identidade do cliente para oferecer ainda mais segurança;
  • Marketing: Mensagens que promovem a empresa, produtos e serviços. Entretanto, elas podem ser enviadas apenas com a permissão explícita do cliente;
  • Serviço: Mensagens relacionadas ao atendimento ao cliente e suporte, como dúvidas e perguntas frequentes.

Agora que você conhece mais sobre a janela de 24 horas, já pode utilizar o serviço do WhatsApp Business API. Para isso, é fundamental contar com uma parceira que tem tudo o que é preciso para a sua empresa usar a ferramenta da melhor forma, como o Mktzap, solução da New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way!

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que possibilita integrar diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e WebChat, em um único painel.

Isso garante que os membros da sua equipe se adaptem rapidamente, simplificando as operações diárias. Além disso, você terá um excelente relacionamento com o cliente e facilidade na utilização do produto. Sem mencionar a segurança, estabilidade e a centralização dos seus canais em uma única tela.

Chegou a hora de você organizar o seu atendimento e aproveitar da melhor maneira a janela de 24 horas do WhatsApp. Por isso, entre em contato agora com nossos especialistas, solicite sua cotação e surpreenda-se com nossos planos muito mais robustos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo