Grupos no WhatsApp Business: como criar?

Grupos no WhatsApp Business: como criar?

Funcionalidade cada vez mais utilizada na ferramenta, os grupos no WhatsApp Business podem ser uma virada de chave para os negócios. Saiba mais sobre eles e veja como criar!

Primeiramente, é sempre bom enfatizar que o WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais utilizado no Brasil. Não à toa muitos consumidores também buscam ser atendidos por empresas através do mesmo canal.

Por isso, o WhatsApp Business é uma ferramenta a se explorar nos negócios para entender quais são as melhores formas de se comunicar com seus clientes.

Dessa forma, você já pensou em explorar mais o WhatsApp Business? Afinal, quando o objetivo é atingir o máximo de clientes possíveis com as comunicações do seu negócio, existem várias formas de fazer isso via WhatsApp Business, como com os grupos.

Por isso, entenda a seguir como criar grupos no WhatsApp Business, quais as boas práticas para aplicar nas comunicações do seu negócio e quais as principais diferenças entre outros recursos da plataforma. 

O que é o WhatsApp Business?

Antes de falarmos sobre todos os recursos que essa ferramenta oferece, vamos explicar do começo: o WhatsApp Business é a extensão profissional do aplicativo de comunicação mais popular no Brasil, e oferece funcionalidades específicas para negócios. 

E, como cada vez mais clientes procuram ser atendidos pelas marcas via canais que já têm familiaridade, o WhatsApp Business está cada vez mais em alta. Além disso, ele oferece várias vantagens para as empresas, como a possibilidade de automatizar comunicações e respostas via chatbots personalizáveis.

Ademais, em geral, o WhatsApp Business é um canal de comunicação digital com clientes ideal para organizar os processos de suporte e atendimento ao consumidor. E, entre as principais diferenças da plataforma no seu uso individual e profissional, estão:

  • Na versão para negócios, é possível adicionar informações profissionais da empresa (endereço, mapa, horário de funcionamento, e-mail, site e muito mais);
  • É possível vincular arquivos de serviços oferecidos ao perfil do negócio no WhatsApp Business, como catálogos ou cardápios, facilitando assim a consulta para os clientes;
  • A ferramenta profissional traz estatísticas e dados que ajudam empresas a potencializar suas estratégias de comunicação;
  • Também é possível taguear e organizar conversas com clientes, facilitando o andamento de cada atendimento e melhorando a visualização para atendentes.

Como criar grupos no WhatsApp Business?

Para criar grupos no WhatsApp Business, é simples. Basta seguir o passo a passo:

  1. Clique em “Nova Conversa” ou em “Mais opções” (ou o ícone de “três pontinhos”) acima da sua lista de conversas;
  2. Clique em “Novo grupo”;
  3. Selecione as pessoas que você deseja adicionar ao grupo;
  4. Coloque um nome para o grupo (de até 25 caracteres); 
  5. Coloque uma imagem para o grupo clicando no ícone de câmera que aparece ao lado do nome;
  6. Salve o grupo clicando no tique verde. E pronto!

Feito isso, crie um link de convite para que mais contatos possam entrar no grupo diretamente através dele.

Boas práticas para grupos no WhatsApp Business

Assim, como o WhatsApp é usado tanto profissional quanto pessoalmente, é comum estarmos em múltiplos grupos e termos inúmeras conversas abertas no aplicativo.

Por isso mesmo, existem algumas boas práticas que devem ser consideradas antes de uma empresa decidir criar e administrar um grupo no WhatsApp Business para os seus clientes, para evitar incômodos e, de fato, promover facilidade com o grupo.

Defina uma agenda de conteúdo

Inicialmente: nada de disparar mensagens desenfreadamente em um grupo com seus clientes. Selecione o que é mais relevante para o momento, escolha o dia apropriado para o envio de cada mensagem e filtre em quais grupos cada comunicação é relevante.

Assim sendo, dispare avisos de rotina, campanhas de marketing, comunicações institucionais… Tenha uma agenda prévia e evite exagerar na frequência – para não cansar os membros do grupo.

Responder e engajar é essencial

Por mais que um grupo com os clientes seja um canal muito conveniente para um negócio, tome cuidado para não tornar este espaço uma via de mão única. Lembre-se de dar atenção à sua audiência, respondendo às pessoas no grupo e engajando conforme forem interagindo com o conteúdo da sua marca. Elas precisam sentir que são importantes naquele grupo também!

Priorize a ordem

Todo grupo pode ter um ou múltiplos administradores, o que é essencial para manter a ordem do canal e evitar spams. Por isso mesmo, ao criar um grupo no WhatsApp Business do seu negócio, é importante já definir quem serão os administradores do canal (e atribuir esta função a eles no grupo) e quais são as regras daquele espaço.

Além das três dicas acima, vale destacar também a importância de sempre pedir pela autorização das pessoas antes de inseri-las em grupos. Elas realmente desejam estar naquele canal e aquilo será valioso para elas? É essencial considerar esse ponto para evitar incômodos.

E também é preciso saber diferenciar quais comunicações podem ser usadas em determinados espaços. Às vezes, pode ser mais útil disparar uma mensagem via lista de transmissão do que em grupos, por exemplo. Considere todas as funcionalidades do WhatsApp Business e o objetivo final de cada comunicação antes de definir o canal pelo qual será feito o disparo.  

Diferenças entre Comunidades e Listas de Transmissão no WhatsApp Business

Se você está na dúvida se deve criar um grupo no WhatsApp Business ou se deve optar por listas de transmissão ou pela criação de uma comunidade, fique tranquilo: explicamos as principais diferenças entre essas outras funcionalidades a seguir.

  • WhatsApp Comunidades: é o mais novo recurso do WhatsApp, e pode-se dizer que é uma evolução dos grupos do WhatsApp. O formato Comunidades pode reunir dezenas de grupos em um só espaço e ainda disponibiliza um espaço comum de avisos para toda a comunidade, em que todas as pessoas pertencentes podem ter acesso;
  • Listas de Transmissão no WhatsApp: é um recurso que envia uma comunicação única para diversos contatos da sua lista, mas de forma individual, abrindo uma conversa diferente com cada pessoa. Assim, parece que a mensagem foi enviada diretamente para a pessoa, quando na verdade foi um único disparo para múltiplos contatos.

Mas se você quer entender melhor como potencializar o uso do WhatsApp Business pelo seu negócio e quando é melhor utilizar cada funcionalidade do aplicativo de comunicações, procure a assistência de plataformas que são referência no mercado, como a New Way.

E pensando em criar uma ferramenta multicanal que potencialize o poder do WhatsApp Business, a New Way desenvolveu o Mktzap, solução tecnológica que unifica diversos canais de atendimento em um só painel. 

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