WhatsApp Comunidades: o que é e como usar?

WhatsApp Comunidades: o que é e como usar?

Esse mais novo recurso traz diversas funcionalidades e, além disso, pode agrupar milhares de usuários. Saiba mais sobre o WhatsApp Comunidades.

A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, lançou um novo recurso, o WhatsApp Comunidades. Essa nova ferramenta conta com muitas novidades que vão melhorar ainda mais as interações pelo aplicativo. Conheça mais sobre as comunidades, como criá-las e estratégias para aplicar no dia a dia da sua empresa.

O que é o WhatsApp Comunidades e suas vantagens?

O WhatsApp Comunidades, podemos dizer, é uma evolução dos famosos grupos. Já que uma comunidade pode ser formada por dezenas de grupos. Dessa forma, os administradores conseguem enviar mensagens para os participantes, sendo que esses podem se conectar com outras pessoas e participar de grupos de seu interesse.

Com esse novo formato, os participantes vão receber os avisos enviados para toda a comunidade e, nos grupos menores, discutir, propor melhorias ou conversar sobre o que foi falado. Para isso, conta com alguns recursos como as reações a mensagens, chamadas de voz e o compartilhamento de arquivos.

Vale destacar que, mesmo sendo em um número maior de pessoas, a segurança segue a mesma. Por isso, as mensagens e chamadas pessoais feitas nas comunidades são sempre protegidas com a criptografia de ponta a ponta. Ninguém pode ler ou ouvi-las, nem mesmo o WhatsApp.

Quais as vantagens do WhatsApp Comunidades?

Confira algumas vantagens que o WhatsApp Comunidades oferece para você e sua empresa.

  • Facilidade em compartilhar informações: com o app, uma única mensagem pode ir para vários grupos, de uma só vez;
  • Conexões: as comunidades ajudam a unir em um mesmo local pessoas com interesses semelhantes, sendo que é possível colocar até 50 grupos com 100 pessoas, ou seja, 5 mil integrantes;
  • Grátis: esse recurso é totalmente gratuito;
  • Facilidade no uso: essa funcionalidade, assim como os recursos do WhatsApp, são fáceis de aprender, além de bem intuitivos;
  • Pesquisas: dentro da comunidade, também é possível realizar enquetes para conhecer melhor os participantes ou, até mesmo, ouvir melhorias para as suas atividades.

Qual a diferença entre WhatsApp Comunidades, Listas de transmissão e grupos?

Como foi possível perceber, o WhatsApp Comunidades possui funções e características muito parecidas com a lista de transmissão e com os grupos. E de certa forma, até são bem semelhantes, mas as diferenças são muitas.

Uma boa explicação é entender que na lista de transmissão, enviamos a mesma mensagem para vários usuários, mas que não estão no mesmo “espaço”, nem conectados entre si. Nos grupos, essas pessoas recebem a mesma informação e podem interagir umas com as outras.

Agora, nas Comunidades, envia-se uma mesma informação para vários grupos diferentes e, dentro desses “locais”, as pessoas podem interagir. Sem contar que, em cada uma das comunidades, é possível encontrar o grupo que mais se interessa.

Como criar uma comunidade no WhatsApp?

Com todas as informações que você já tem, chegou a hora de criar a sua própria comunidade. Confira o passo a passo.

  • No WhatsApp, clique em “Mais opções” acima da lista de conversas ou, se achar melhor, clique no ícone de Nova conversa;
  • Insira o nome, a descrição e a imagem da sua comunidade. Lembre-se que essas informações devem dar uma ideia geral sobre o assunto da sua comunidade;
  • Para adicionar uma imagem, clique no ícone de Câmera e escolha Tirar foto, Escolher foto ou Pesquisar na internet para adicioná-la;
  • Agora, clique na seta para adicionar grupos que já existem ou para criar um grupo e inseri-lo na sua comunidade. Até 10 grupos podem ser criados.
  • Com todos os grupos adicionados, basta clicar no símbolo verde para finalizar.

Agora, um grupo de avisos será criado automaticamente para cada uma das comunidades e somente os administradores poderão enviar mensagens. Além disso, os recados serão entregues para todos os participantes do grupo de avisos.

Dicas para usar o WhatsApp Comunidades na sua empresa

Até o momento, o WhatsApp Comunidades não será disponibilizado para o WhatsApp Business, nem para a API do WhatsApp Business. Ou seja, será totalmente gratuito o seu uso. Mesmo com alguns recursos a menos, você ainda consegue aproveitar bem essa nova funcionalidade. Confira algumas dicas.

  • Tenha um objetivo: crie a comunidade com um propósito claro, seja aumentar a base de clientes, realizar atendimento, criar uma estratégia de afiliados. Assim, será mais fácil saber quais as ações para esse grupo;
  • Tenha um diferencial: a sua comunidade precisa ser diferente e, se possível, trazer alguma melhoria ou solução. Dessa forma, você vai conseguir atrair mais pessoas;
  • Faça um bom planejamento: planeje quais conteúdos serão postados, interaja com a comunidade, compartilhe materiais da sua empresa, entre outros;
  • Divulgue sua comunidade: além de contar com a divulgação dos próprios participantes, faça uma boa propaganda dela, mostrando todos os diferenciais.

Com essas dicas, você vai usufruir muito bem os recursos que o WhatsApp Comunidades oferece. Vale a pena também ter um pouco de cuidado já que, com tantas pessoas em grupo, você precisará de uma boa equipe de atendimento para dar conta da nova demanda.

E aí o que achou das nossas dicas? Está ansioso pelo lançamento oficial das comunidades no WhatsApp? Nós esperamos que você tenha sucesso em todas as suas estratégias.

Start Today!

Digitize your customer service and make communication with your customers. Schedule a demonstration and get to know our product.

MKtzap Logo