Gestão de equipe remota: como o RH pode otimizar o trabalho?

Gestão de equipe remota: como o RH pode otimizar o trabalho?

Saiba quais ferramentas digitais podem mudar a rotina, otimizar o trabalho e se destacar na gestão de equipe remota

Uma das principais mudanças que a Covid-19 causou foi a transição para o home office. De acordo com a BTA, 43% das empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto.

No entanto, segundo a mesma pesquisa, 45% dos entrevistados relataram dificuldade no gerenciamento das equipes. Isso porque antes o home office era opcional, cabia à empresa preparar a gestão para esse estilo de trabalho. Mas para muitas, de um dia para o outro, passou a ser obrigatório.

Principalmente para o RH que precisa ter controle sobre todos os segmentos. Nesse sentido, como, então, fazer a gestão de equipe remota? A principal solução é utilizar os recursos tecnológicos como aliados. 

Conheça algumas ferramentas que podem auxiliar o RH.

Boa leitura!

Softwares para gestão de equipe remota

Agenda compartilhada

O primeiro passo para a gestão de equipe remota é adotar uma agenda compartilhada. Isto é, ferramentas que permitam que toda a equipe visualize as tarefas com as datas de entrega para que possam se organizar.

Dessa forma, sabemos quando podemos inserir uma nova demanda caso surja de última hora.

Conheça algumas:

Plataforma de atendimento

Diferente de outras áreas, o RH não atua focado apenas na sua equipe. Ou seja, precisa cuidar, gerir e estar atento a todos os funcionários da empresa sem distinção de cargo.

Mas no home office pode ser difícil conciliar as agendas. Por isso, as plataformas de atendimento auxiliam a organizar conversas, por exemplo, através de setores.

Ainda é possível utilizar chatbots para oferecer respostas instantâneas, entre outras funcionalidades! Assista ao vídeo para conhecer o MKTZAP