Saiba como o Mktzap contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil
Se você é responsável pela comunicação interna da sua empresa, sabe que é preciso muita dedicação para obter sucesso nas suas ações. Pensando nisso, a Volvo no Brasil adotou algumas medidas e obteve um grandes resultados. Saiba como ela fez isso!

Sobre o Grupo Volvo
O Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais.
Com sede em Gotemburgo, Suécia, emprega cerca de 95.000 pessoas, tem fábricas em 18 países e atua em 190 mercados.
No Brasil, a Volvo tem sede em Curitiba – PR, onde produz caminhões, ônibus e motores.
Há unidades também em Pederneiras – SP (produção de equipamentos de construção) e São José dos Pinhais – PR (centro de distribuição de peças).
Antes da New Way
Por volta de um ano atrás, a Volvo no Brasil realizou uma pesquisa com funcionários para compreender a percepção deles em relação à comunicação interna.
Assim, com os resultados em mãos, foram identificados pontos de atenção que deveriam ser mudados, a fim de garantir uma melhor experiência para os colaboradores.
Dentre as diversas análises feitas, o time da Volvo percebeu que:
- Havia pouca digitalização da comunicação. Isto é, eram usados canais tradicionais para a comunicação interna;
- Faltava fluidez no fluxo das informações, que não chegavam de forma simples a todos os colaboradores;
Além disso, constatou-se que o canal mais acessado por funcionários para interação era o WhatsApp, o que sinalizou a direção que deveriam tomar.
Dessa forma, com o intuito de reverter esse cenário, em setembro de 2019 foi implementado um novo modelo de comunicação, do qual fez parte o Mktzap.
Assim, foi criado o WhatsVolvo – canal de comunicação direta com funcionários feito pelo WhatsApp.

Resultados alcançados com o Mktzap
Por meio do uso do Mktzap, com auxílio de soluções de chatbot e Inteligência Artificial (IA), o WhatsVolvo se tornou um dos principais meios de comunicação com os funcionários.
Como resultado, informações de relevância chegam para todos os times com o auxílio da automação, o que torna a interação mais rápida e organizada.
Desse modo, alguns números comprovam a eficiência do app como novo canal de comunicação:
- No intervalo de duas semanas do lançamento, houve mais de 1.000 opt-ins;
- Atualmente 75% dos funcionários utilizam o WhatsVolvo para se informarem.
“Hoje, os funcionários percebem que há uma comunicação mais ágil, acessível e próxima. Assim, não existe mais diferença para quem está no escritório ou na fábrica”, comenta Camila Maistrovicz, comunicação interna na Volvo no Brasil.
Na última pesquisa realizada para medir o nível de satisfação com relação ao novo modelo de comunicação, os funcionários sinalizaram que o WhatsVolvo se tornou o canal preferido por eles.
Também perceberam que a comunicação se tornou mais dinâmica, ágil e próxima com as soluções implantadas.
Você também está buscando obter resultados positivos com sua comunicação interna? Se caso a resposta for positiva, sua empresa também pode atingir esses resultados.
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