Funil de Marketing: o que é e como montar

Funil de Marketing: o que é e como montar

O funil de marketing é uma ótima estratégia para atrair leads. Saiba o que é esse método e como utilizá-lo.

Na hora de atrair leads e concluir sua venda, é preciso desenvolver várias estratégias para conquistar clientes. Ao criar um funil de marketing, é possível acompanhar cada etapa do consumidor e, ao longo dessa jornada, criar o melhor planejamento para ele. Conheça mais sobre esse método e veja como usá-lo nas ações da sua empresa.

O que é Funil de Marketing?

O funil de marketing é um modelo que representa o início da jornada do cliente do seu produto ou serviço. E esse caminho vai desde o primeiro contato que a pessoa tem com a sua empresa até estar pronto para fazer a compra e, dependendo da sua estratégia, ao se unir ao funil de vendas, pode chegar ao pós-venda também.

Um dos grandes benefícios de utilizar esse método é que ele possibilita que você desenvolva os planos de maneira mais precisa e assertiva para atingir os potenciais clientes, em cada um das etapas do funil.

Dessa maneira, a função do funil de marketing é chamar a atenção do público, que possui um grande potencial de ser o cliente da sua empresa. Com essa boa estruturação, esses leads vão chegar até o seu time de vendas com grandes chances de fechar a compra.

Quais as etapas do Funil de Marketing?

Ao longo do tópico anterior, comentamos bastante sobre a jornada do consumidor e, principalmente, sobre as etapas que as pessoas percorrem até se tornarem um lead. Confira agora quais são essas etapas que fazem parte do funil de marketing.

Topo do Funil de Marketing

O topo do funil é o momento em que os potenciais clientes, muitas vezes, ainda nem sabem que possuem um problema. Então, será preciso ajudá-los a identificar esse problema e mostrar o seu serviço como uma solução.

Para conquistar essas pessoas, é importante usar estratégias que alcancem um grande público, como postagens educativas em blogs, redes sociais e e-books. Como o futuro lead ainda não tem o conhecimento do que precisa, não é necessário tentar impressioná-lo com termos técnicos ou aprofundar tanto, o ideal aqui é chamar a atenção.

O material precisa ser mais geral, com linguagem simples para que qualquer pessoa consiga perceber que possui o problema que a sua empresa resolve. Além disso, o principal ponto aqui é conseguir coletar dados para, então, mandar materiais mais relevantes nas próximas etapas.

Meio do Funil

Após fazermos a parte da atração, chegamos ao meio do funil. Você já captou diversos potenciais clientes, mas nem todos vão se interessar pelos produtos ou serviços. Entretanto, aqueles que estão seguindo, vão querer mais e mais conteúdos.

Dessa forma, agora é o momento de qualificar os possíveis consumidores para que eles se tornem leads. Já é a hora de criar conteúdos mais específicos e técnicos, para tirar qualquer dúvida que surgir. Esse também é o momento de usar os dados que você coletou lá no topo do funil, já que será mais fácil de enviar o material ideal para o público.

Fundo do Funil

No fundo, com os leads qualificados e sabendo o problema que possuem, eles estão em busca da melhor oferta. Por isso, chegou o momento de você apresentar qual diferencial a sua empresa tem a oferecer. Mostre porque a sua marca é a principal opção na hora da compra.

Uma boa forma é mostrando alguns cases de sucesso, já que isso ajuda a comprovar a qualidade dos seus serviços e do seu time. Se possível divulgue os resultados e peça aos seus clientes que contem como foi a experiência, da maneira mais natural possível.

Qual a diferença entre um Funil de Marketing e um Funil de Vendas?

Os dois termos possuem algumas semelhanças, mas é importante que você entenda bem as diferenças para montar a estratégia perfeita. Como já explicamos, o funil de marketing vai mapear a jornada do consumidor, gerando estratégias para que eles estejam aptos a comprar.

O funil de vendas já assume que o consumidor está apto para fazer a compra, entretanto ainda é necessário fazer alguns esforços para finalizar a venda. Com isso bem entendido, você conseguirá montar o seu funil muito melhor.

Como montar um Funil de Marketing?

Chegou a hora de montar um Funil de Marketing para a sua empresa. Para ajudar, vamos dar algumas dicas para que você faça isso da melhor maneira.

  • Conheça a sua persona: a persona é a representação do lead ideal, é preciso defini-la por idade, classe social, hábitos, preferências etc. Saber tudo o que essa pessoa gosta ajuda na hora de desenvolver o conteúdo para ela;
  • Crie conteúdos relevantes: planeje temas que vão impactar de fato essa persona. Você já sabe tudo sobre ela, agora é fazer uma boa estratégia para alcançá-la; 
  • Escolha os melhores canais: com tudo pré-definido, escolha os canais em que o seu conteúdo se encaixe melhor para a persona;
  • Monte um relatório ou dashboard que te permita acompanhar a evolução dos seus potenciais clientes, desde quando eles visitam seu site, landing pages ou redes sociais, passando etapa por etapa: lead, MQL (lead qualificado de marketing) e SQL (lead qualificado para vendas);
  • Use ferramentas de automação: com uma boa execução, vários leads irão chegar. Por isso, é preciso ter uma ferramenta de automação para ajudar nesse contato. Assim, será mais fácil de fazer um bom atendimento e realizar as vendas.

Uma boa opção para utilizar a automação pode ser o uso de chatbots e inteligência artificial. Essas duas ferramentas combinadas vão impulsionar muito os seus negócios. Para que esse processo seja mais simples, uma boa alternativa é contar com a New Way, uma empresa especializada no assunto.

Use o chatbot da New Way no seu Funil de Marketing

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente, além de facilidade e simplicidade na utilização do produto, já que é possível mensurar, reunir informações e interagir em uma mesma plataforma.

Conte com o Mktzap para gerar relatórios, criar automações e dashboards. Crie agora o seu Funil de marketing e comece a atrair muitos leads. Solicite já uma cotação e se surpreenda com os diversos planos do nosso software .

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