Inteligência Artificial (IA): o que é, tipos e como criar

Inteligência Artificial (IA): o que é, tipos e como criar

Pode até parecer coisa de cinema, mas a Inteligência Artificial tem se tornado mais presente em nossas vidas dia após dia. Quer saber como? Continue a leitura

A inteligência artificial é basicamente a possibilidade de simular comportamentos humanos por meio de tecnologia e máquinas. Quando pensamos em inteligência artificial, é comum pensar primeiro em um robô com forma humanóide ou em filmes que foram sucesso de bilheteria ao abordar este tema que instiga muito a curiosidade humana. Afinal, quem é que não fica um pouquinho desconfiado ao ver uma máquina reproduzindo uma frase ou até mesmo uma linha de raciocínio?

De qualquer forma, a inteligência artificial vai muito além disso. Especialmente em empresas que buscam ir em direção à modernidade, adotar recursos tecnológicos para otimizar processos e melhorá-los é primordial.

O que é Inteligência Artificial (IA)?

Quando falamos de inteligência artificial, queremos ressaltar a possibilidade de robôs ou máquinas repetirem de forma inteligente alguns comportamentos humanos por meio de um sistema. Este sistema é capaz de interpretar padrões – e assim se comunicar da maneira esperada ou necessária.

Ademais, o primeiro conceito de inteligência artificial surgiu em 1959, por meio do que chamamos de Machine Learning – ou aprendizado de máquina. Podemos definir este conceito como uma máquina que aprende a executar sozinha determinadas tarefas através da repetição. Além disso, em 1964 surgiu o primeiro chatbot do mundo, a ELIZA, criada no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). 

Aliás, para entendermos um pouco melhor o conceito de inteligência artificial, é preciso entrar de cabeça em outros conceitos importantes da área, como:

Machine Learning

O Machine Learning ou Aprendizado de Máquina nada mais é do que a máquina aprender regras por conta própria por meio de dados. Dessa maneira, chegando a resultados de maneira autônoma. Assim, essa tecnologia consegue ir se desenvolvendo ao longo do tempo e se tornando cada vez mais assertiva. Ela é capaz de descobrir padrões e tomar decisões sem interferência humana! 

Assim, um exemplo bastante interessante que podemos visualizar no nosso dia a dia do Machine Learning é quando a Netflix faz sugestões de conteúdos para cada usuário. Conforme você assiste (envia dados), o sistema aprende quais são seus gostos.

Deep Learning

Deep Learning, ou aprendizado profundo, é uma parte do aprendizado da máquina que envolve algoritmos complexos que imitam a rede neural do cérebro humano. Assim, o processo se dá em suas camadas de neurônios matemáticos.

Desta maneira, ela treina máquinas para realizarem atividades como se fossem humanos. Como, por exemplo, identificação de imagens e reconhecimento de voz.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

O PLN utiliza alguns mecanismos do Machine Learning para encontrar padrões em grandes quantidades de dados para reconhecer a linguagem natural. 

Entretanto, o intuito é tentar reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana. Para isso, emprega softwares, programação e outras soluções. Dessa maneira, um dos exemplos de sua aplicação é a análise e interpretação de textos, a fim de reconhecer o que os clientes estão buscando, qual o sentimento deles, entre outros.

Para que a Inteligência Artificial serve?

A inteligência artificial (ou simplesmente IA) é capaz de agilizar e otimizar processos repetitivos, em larga escala ou desgastante para funcionários humanos. Isso evita tarefas maçantes e permite que os colaboradores de determinada empresa possam se dedicar mais a atividades complexas. Como exemplo, podemos mencionar o uso de chatbots, os quais trazem benefícios ao seu negócio, tais como:

  • Podem estar disponíveis 24 horas por dia e sete dias por semana quando configurados para isto;
  • Podem realizar a triagem de um alto volume de atendimentos e distribuir assertivamente entre os atendentes;
  • Realizam atendimentos simultâneos. Dessa forma, evitando pausas ou interrupções do trabalho executado.

Quais os benefícios da IA na minha empresa?

Ao incorporar a inteligência artificial na rotina do seu negócio, é possível não somente otimizar e agilizar processos, mas também monitorar e analisar dados importantes. Conheça alguns benefícios em adotar esta modernidade! Afinal, com a coleta de dados sobre as necessidades dos clientes (feito por meio de IA), é possível ter novas ideias e implementá-las no produto ou serviço que a sua empresa tem a oferecer.

Saiba como prever comportamentos

Ao interpretar as interações realizadas via inteligência artificial, dentro de cada contexto e intenção, é possível identificar sentimentos e personalidades, além de prever os passos dos clientes, o que estão propensos a adquirir, dentre outras informações valiosas;

Recomende produtos e serviços com assertividade

Ao reconhecer padrões de comportamento, saber em quais canais seus clientes estão presentes, com qual frequência, em quais momentos se encontram na jornada de compra, você poderá trabalhar uma personalização proativa, surpreendendo com a melhor oferta, no timing certo. Por consequência, isso irá gerar aumento de receita;

Automatize etapas de atendimento

O uso de IA em chatbots (os robôs de atendimento) é capaz de criar interfaces humanizadas, automatizando etapas completas de interação com um cliente. Isso traz redução de custos de operação, agilidade, assertividade e consequente satisfação do seu público de interesse. Além disso, reduz custos na sua equipe!

Quais os tipos de Inteligência Artificial?

É possível mencionar os três principais tipos de inteligência artificial. São eles:

Inteligência Artificial Limitada – ANI

Este tipo de inteligência artificial é conhecida por ser voltada para apenas um objetivo em particular. Isso não significa que ela não seja complexa, pelo contrário! Porém, é criada para desempenhar um papel bem definido.

Inteligência Artificial Geral – AGI

Aqui, a IA sobe um pouquinho de nível. Lembra do Machine Learning que comentamos acima? O qual é capaz de observar comportamentos através de dados e assim dar segmento em suas funções? Estamos falando de AGI.

Como criar uma IA?

Dependendo do ramo em que sua empresa atua, não é necessário criar uma inteligência artificial tão complexa ou dedicar um membro da equipe para isto. Na verdade, é muito mais interessante contratar um serviço que possa te ajudar a desenvolver uma IA funcional para sua empresa. Nisso, a New Way pode ajudar você.

Automatize a comunicação do seu negócio com a New Way

Como vimos, um chatbot com IA consegue realizar determinadas rotinas de forma automática e armazenar dados sobre isso.  Sendo assim, existem diversas oportunidades de aplicação dessa tecnologia de acordo com a área específica de atuação de sua empresa. 

Entretanto, ainda que muitas das possibilidades de aplicação dessa tecnologia em seu negócio estejam relacionadas a processos produtivos e seus desdobramentos, algumas áreas comuns à maioria dos negócios se beneficiam também. Por exemplo, um desses casos é o setor de atendimento ao cliente.  

Ademais, nessa área, o chatbot é um dos exemplos que já mencionamos anteriormente. Tal tecnologia também pode ser dotada de IA e aplicada a diversos canais de comunicação como WhatsApp, Facebook Messenger, e-mail etc. Falando nisso, que tal conhecer o Mktzap? Ele é a solução digital pioneira em comunicação automatizada da New Way!

Conheça o Mktzap

O Mktzap oferece a integração de diversos canais digitais em um mesmo painel. Isso facilita a organização e comunicação com clientes e leads. Além disso, o Mktzap te ajuda a mapear a jornada do cliente! Ficou interessado? Então entre em contato com o nosso time de vendas e conheça os planos para pequenas, médias e grandes empresas.

Gostou deste conteúdo? Aprofunde-se no tema:

Inteligência artificial da New Way: conheça o B4B, Builder for Bots

Chatbot para WhatsApp de empresa de contabilidade: como usar?

O que é Machine Learning? Entenda como essa tecnologia auxilia no seu negócio

Chatbots com inteligência artificial: o que é e quais as vantagens?

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo