Enquetes Mktzap: uma estratégia de relacionamento com o cliente
Você sabe como pode melhorar a estratégia de relacionamento com o cliente? O Mktzap possui diversas funções para te ajudar. Conheça uma delas: as enquetes
Com certeza você já passou por uma situação delicada durante um atendimento. Seja pela demora, grosseria dos atendentes, falta de conhecimento para resolver o problema. Entre outras inúmeras situações.
É muito provável que você tenha desistido de realizar novas compras após esse episódio. E até mesmo tenha comentado com amigos, publicado em redes sociais ou em sites de reclamações online.
Afinal, você perdeu horas para tentar resolver um problema que não foi solucionado. Além disso, não pode fazer nenhum feedback diretamente para a empresa sobre os problemas enfrentados.
Mas também tenho certeza que a situação contrária já aconteceu. Isto é, você foi tão bem atendido de forma ágil e eficaz que saiu encantado pela empresa. Por isso, virou sua primeira escolha sempre que precisa fazer compras daquele segmento.
Dessa forma, podemos ver o quão importante é estar ciente da qualidade do nosso atendimento. Ou seja, é fundamental que as pesquisas de satisfação estejam no seu radar. Caso a sua empresa ainda não tenha.
Além disso, consegue saber quais melhorias podem ser feitas e de qual forma. Assim, é possível gerar uma estratégia de relacionamento com o cliente. E, então, gerar um sentimento de atenção e respeito por aqueles que compram da sua empresa.
Por isso, o Mktzap, plataforma de relacionamento digital, possui a funcionalidade Enquetes. O seu objetivo é justamente enviar, de forma automática, uma pesquisa logo após encerrar o atendimento.
Antes de mostrar o funcionamento das enquetes no Mktzap, confira 5 dicas essenciais para criar a pesquisa de satisfação do seu negócio.
5 dicas para fazer uma pesquisa de satisfação do cliente
1 – Estabeleça o objetivo da pesquisa de satisfação
Você quer saber o nível de satisfação dos seus clientes em relação a quais aspectos?
Ter esse objetivo bem definido é fundamental para não perder o foco. Cuidado para não recolher opiniões que não têm muito a ver com o que você quer analisar.
2 – Faça um recorte do público-alvo da pesquisa
Dependendo do tamanho da sua empresa, dificilmente você vai conseguir ouvir todos os seus clientes.
Por isso, é importante que você faça um recorte de quantas pessoas pretende consultar.
3 – Escolha o canal mais adequado para a pesquisa
Qual canal é o mais adequado para realização da sua pesquisa?
Você pode enviar a sua pesquisa por e-mail, por telefone, pelo WhatsApp. Ou até mesmo por formulários no site da sua empresa.
4 – Estruture as perguntas do seu questionário
Na estruturação do questionário, defina a quantidade e o caráter das perguntas. Sua pesquisa será quantitativa, qualitativa ou híbrida? Como será a escala das respostas?
Por isso, as perguntas precisam ser claras e objetivas, a fim de evitar ambiguidades e respostas equivocadas.
5 – Analise os resultados da pesquisa
Com todas as respostas coletadas, é preciso fazer a análise das mesmas. No caso das perguntas de caráter quantitativo, colocá-las em um gráfico pode facilitar a interpretação dos resultados.
Para isso, existem vários softwares de pesquisa de satisfação que fazem tudo isso de maneira automatizada. Ou seja, permitindo que você otimize tempo e esforços.
Como funcionam as enquetes no Mktzap?
Se você é cliente da New Way, é fundamental que você conheça a função das Enquetes. São elas as responsáveis por enviar aos clientes a pesquisa de satisfação.
Claro, tudo de forma automática! Isto é, pensado para economizar tempo dos operadores e proporcionar mais quantidade e qualidade dos dados.
A pesquisa pode ser variada e depende do que a sua empresa julga como importante. Por exemplo: nota de atendimento, qualidade do produto, satisfação geral com a empresa. Entre outras diversas possibilidades.
Para isso, é necessário que o usuário gestor da plataforma faça o cadastro das perguntas que serão enviadas. Além disso, é possível escolher até 6 opções de respostas para os clientes em números ou letras. E, então, uma mensagem de agradecimento após a resposta do cliente.
Assim, sempre que o operador finalizar o atendimento, será enviado instantaneamente a avaliação. Conforme na imagem abaixo:
Relatórios completos
E agora você deve estar se perguntando: “como faço para visualizar as respostas? Preciso analisar conversa a conversa?”
E a resposta é não! Existe um relatório no Mktzap com a quantidade de enquetes enviadas e respondidas. Além disso, possui uma aba com a quantidade total de votos em cada uma das opções oferecidas.
Dessa forma, é possível analisar os dados de forma certeira. Portanto, entender os pontos de melhoria e criar uma nova estratégia de relacionamento com o cliente.
Os dados ficam disponíveis na plataforma e também para download no formato CSV.
Você está pronto para revolucionar o atendimento digital do seu negócio? Conheça o Mktzap e todas as funções oferecidas pela plataforma. Fale com os nossos consultores.
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