Pesquisa de satisfação do cliente: o que é, importância e modelos

Pesquisa de satisfação do cliente: o que é, importância e modelos

Fazer uma pesquisa de satisfação é sempre um bom negócio. Quando bem pensada, ela pode trazer resultados surpreendentes.

O que é uma pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação pode ser feita em qualquer negócio ou ambiente. Inclusive, ela pode ser aplicada para o público externo da empresa, como clientes e parceiros, mas também para o público interno – os funcionários.

A intenção deste tipo de coleta de dados é observar e constatar se existe algo a ser melhorado no dia a dia e nos processos da empresa. Entretanto, é preciso realizar esta pesquisa com esmero para que os resultados sejam satisfatórios e possam ser convertidos em feedbacks e melhorias.

A importância da pesquisa de satisfação do cliente

O mercado é altamente competitivo. Portanto, se você não atender bem o seu cliente, um concorrente vai. Dessa forma, é primordial fazer com que seu cliente se sinta satisfeito com o seu serviço. 

Essa é a grande importância de realizar pesquisas de satisfação com frequência! Assim, é possível entender o que o seu consumidor prefere e ir adaptando processos internos e externos.

Como fazer e quais são os modelos?

Conheça quais são os modelos mais comuns de pesquisa de satisfação do cliente a seguir. Mas lembre-se, após a aplicação delas, é preciso observar os dados levantados e encarar o feedback como um impulsionador – para que sejam feitas as melhorias necessárias.

NPS

NPS é a sigla para as palavras em inglês “net promoter score”. Provavelmente você já respondeu alguma pesquisa de opinião bem rapidinha e que seguiu este modelo! Afinal, ela convida o cliente a responder em uma escala de 0 a 10. Quer um exemplo? Veja a pergunta a seguir:

“De 0 a 10, o quanto você está inclinado a recomendar os serviços da New Way para um conhecido? Sendo 0 pouco inclinado e 10 bastante propenso”. 

Em seguida, aparecerão quadradinhos para serem selecionados e, assim, medir o seu nível de satisfação.

CSAT

O que chamamos de CSAT ou pontuação de satisfação do cliente também funciona dentro de um leque de opções em graus de contentamento. Esta aqui aplica-se bastante no final de eventos ou após uma experiência em estabelecimentos como restaurante, farmácia, loja, mercado ou outro. 

Aqui, podemos mencionar o seguinte exemplo, no qual o cliente precisa responder em níveis de “muito insatisfeito > pouco satisfeito > satisfeito > muito satisfeito” com determinado serviço. 

Geralmente, é preciso selecionar uma das opções (para o caso de telas digitais) ou assinalar bolinhas em questionários de papel. Por isso, para contatos breves com clientes, recomenda-se este tipo de pesquisa.

CES

Ainda falando sobre siglas, esta daqui significa pontuação do esforço do cliente. Ela é capaz de medir o quanto um cliente teve ou não de esforço para interagir com os seus canais. Seja para adquirir seus produtos ou solicitar qualquer serviço com o seu time. Usualmente, é possível encontrar questionários como o CES da seguinte forma: “Cliente, como foi sua experiência ao finalizar a compra via site?” e as opções variam entre “difícil”, “neutro” e “fácil”.

Como se preparar para atender melhor?

Além de tudo o que dissemos, é interessante investir em um atendimento assertivo, ágil e eficaz aos consumidores. Por isso, te apresentamos o Mktzap! Ele é uma solução digital que permite integrar em uma mesma tela diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. Por isso, é possível notar agilidade no processo de satisfação do cliente. E também, oferecer atendimento ao cliente em tempo integral, 24 horas por dia, 7 dias por semana – sem perder a qualidade!

Ademais, o Mktzap permite a confecção de relatórios para que você tenha controle sobre os contatos que faz, quanto tempo eles levam, quais ações funcionam melhor para a sua empresa e muito mais.

O Mktzap é ideal para empresas de todos os portes, pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Por isso, não deixe seus clientes esperando! Entre em contato com um de nossos consultores e agende um bate-papo com nossa equipe.

Gostou deste conteúdo? Então leia também:

Satisfação do cliente: o que é e como melhorar?

SAC 3.0: o que é, vantagens e como implementar

Customer Experience (CX): o que é, importância e como implementar

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo