Comunicação interna nas organizações: 4 livros para se inspirar
Saiba por que a comunicação interna é importante para as empresas. E confira a indicação de 4 livros para adotar a área no seu negócio. Não deixe de ler!
Ultimamente, consumimos e criamos diversos conteúdos para conquistar novos clientes. Claro que isso é de extrema importância para a evolução das empresas. Mas não só isso!
A comunicação interna, muitas vezes, acaba em segundo plano. Por consequência, afeta a relação entre o colaborador e a empresa.
Mas é essa área que alinha os funcionários ao discurso da empresa. Dessa forma, deve-se compartilhar conteúdos e informações. Como, por exemplo, missão e valores. Além de estratégias e entregas das equipes.
Outra forma de colocar em prática, é através de reuniões constantes e feedbacks. Ou seja, engloba todos os segmentos da empresa. A partir de uma visão macro e micro do seu negócio.
Dessa forma, é possível melhorar o clima organizacional. Isso porque aproxima a relação entre os colaboradores. E, como dito anteriormente, a relação com a empresa.
Assim, os funcionários se sentem confortáveis no ambiente de trabalho. E engajados nos projetos. Como resultado, aumenta o desempenho de forma coletiva. Já que é mais agradável trabalhar em um lugar leve. Certo?
Por essa razão, listamos 4 livros sobre comunicação interna. Assim, você pode entender mais sobre o conceito. E já se programar para aplicar na sua empresa!
Leia também: Saiba como o MKTZAP contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil.
4 livros para transformar a comunicação interna
1 – Como implantar uma área de comunicação interna. Autor: Paulo Clemen
A primeira indicação é a obra de Paulo Clemen. Em que ele traz conceitos da comunicação interna. Além de dicas para implementá-la em sua empresa.
O autor divide o livro em 4 capítulos. Seu intuito é levar informação através de um “guia prático”. Como o mesmo intitula a obra, já que o conteúdo é breve.
Dessa forma, utiliza uma linguagem acessível e ágil para explicar conceitos. E apresentar exemplos a fim de propor reflexões.
2 – Comunicação interna: a força das empresas (Volume 2). Autor: Paulo Nassar
O segundo volume do livro é de publicação da ABERJE.
Nesse livro, Paulo Nassar reporta as estratégias de empresas que tiveram sucesso na comunicação interna.
Portanto, relata experiências de diferentes segmentos. A fim de proporcionar ao leitor conhecimentos práticos da profissão.
3 – Comunicação interna. Autoras: Fernanda Rocha, Nanci Maziero, Aline Poggi e Roberta Machado
Neste livro, as autoras buscam relatar todas as etapas da comunicação interna. Isto é, desde o planejamento até o gerenciamento desse nicho.
Desse modo, apresenta exemplos de tecnologias que garantem o funcionamento. Além de práticas como o feedback e eventos internos.
Também fala sobre as políticas e as boas práticas. A fim de garantir a efetividade da área.
4 – Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a comunicação. Autora: Marlene Marchiori
Já a última indicação de livro aborda a cultura das empresas e a comunicação organizacional. Dessa forma, estabelece uma relação entre as duas etapas para que estejam alinhadas.
Afinal, é necessário que a cultura esteja sempre em evidência nos comunicados. Por isso, a autora busca conceituar e dar exemplos práticos.
Esses são alguns livros que podem guia a sua empresa a adotar a área. Mas antes de tudo, é necessário entender que o mais importante é manter conexão com os colaboradores.
Para finalizar, indicamos o nosso Webinar sobre transformação em RH. Através dele, é possível conhecer ainda mais sobre cultura e inovação.
Recommended reading
Saiba como o Mktzap contribuiu para transformar a comunicação interna da Volvo no Brasil
Se você é responsável pela comunicação interna da sua empresa, sabe que é preciso muita dedicação para obter sucesso nas suas ações. Pensando nisso, a Volvo no Brasil adotou algumas medidas e obteve um grandes resultados. Saiba como ela fez isso!