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Chatbot para comunicação interna: saiba como usar na sua empresa

Usar o chatbot para comunicação interna traz muitas vantagens para a empresa e para os funcionários

New Way

23 Abril 2021

, mas você sabe como usar?

A princípio, os chatbots foram criados para ajudar as empresas a fazerem o atendimento a clientes. Mas você sabia que também é possível usar o chatbot para a comunicação interna da sua empresa?

O uso dos robôs dá maior velocidade no atendimento e facilita a rotina do RH, pois realiza tarefas, como:

  • Enviar comunicados com disparos em massa;
  • Responder solicitações sobre férias e licenças;
  • Atualizar informações.

Então podemos dizer que o grande motivo para usar o chatbot é otimizar o tempo, certo?

Sim! Mas existem outras vantagens que colaboram para a melhoria do dia a dia das empresa.

O chatbot ajuda na comunicação

Se você precisou ficar esperando semanas pela resposta de uma seleção de emprego, então já se sentiu desvalorizado. Embora seja comum, essa prática afasta os funcionários da empresa do RH.

Para dar fim a isso, é possível abrir um canal onde as informações circulam de maneira ágil e eficiente, já que os chatbots são configurados para responder automaticamente.

Leia também:

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Usar o chatbot para comunicação interna gera engajamento

Ainda que seja uma estratégia relativamente nova, muitas empresas viram a necessidade de criar ações para engajar os funcionários. Por isso, passaram a utilizar técnicas de Endomarketing, muito importantes nos dias de hoje. 

O que talvez tenha passado despercebido é que usar robôs para comunicação pode ajudar a gerar engajamento. E isso pode ser feito com:

  • Envio de mensagens para aniversariantes;
  • Compartilhar projetos desenvolvidos pelos funcionários;
  • Fazer campanhas de endomarketing por meio da ferramenta.

O chatbot para comunicação interna também melhora a rotina do RH

O bot também facilita a rotina agilizando alguns processos como atualizações cadastrais e até mesmo a seleção de profissionais. Para isso, faça questionários para os candidatos sobre as vagas disponíveis. Com base nas respostas, os recrutadores poderão entrar em contato com os candidatos que melhor se encaixam no perfil.  

Portanto, agora que você já viu os benefícios de usar o chatbot para comunicação interna, confira algumas formas de como fazer.

1 –  Atendimento 24h

A rotina dos profissionais de RH pode ser difícil porque recebem pedidos de muitas áreas da empresa. Podemos citar algumas atividades do dia a dia:

  • Atualização de documentos;
  • Envio de atestados médicos;
  • Pedidos de férias;
  • e muito mais.

Todos esses pedidos tomam muito tempo, mas usando o bot é possível melhorar a rotina porque eles trabalham 24h. Para isso, basta criar mensagens que levam os funcionários ao caminho com as respostas das quais precisam.

2 – Suporte de TI

Em algumas empresas os profissionais de TI também não têm vida fácil. Computadores que param de funcionar, senhas esquecidas, programas que não rodam, os problemas se repetem.

Mas é possível resolver essas tarefas com o chatbot. É só programar o atendimento com as respostas dos problemas mais comuns que ajudam os funcionários a resolvê-los.

3 – Envio de comunicados

Empresas com muitos funcionários sofrem com o chamado “telefone sem fio” porque alguns boatos criados ficam tão grandes que são difíceis de serem esclarecidos. Ao usar o bot, as informações são compartilhadas de forma rápida para que notícias falsas não se espalhem. 

Ter um canal de comunicação é muito importante e o chatbot pode ser o que a sua empresa precisa. Com ele, podemos:

  • Enviar comunicados sobre eventos;
  • Alertar sobre feriados;
  • Anunciar mudanças na rotina.

Ter uma boa comunicação é muito importante para o clima da empresa e seu sucesso, e ter um chatbot pode te ajudar nisso.

Fale com os nossos consultores e saiba como implementar no seu RH!

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