Boas práticas no WhatsApp: conheça algumas dicas
Ter boas práticas no WhatsApp é uma ótima forma de usar a ferramenta e evitar problemas, como o banimento.
O WhatsApp é um dos principais aplicativos de mensagens. Ele é usado por milhões de brasileiros, que são potenciais clientes da sua empresa. Mesmo sendo um app de fácil acesso e com muitos recursos, é importante usá-lo da maneira correta. Confira algumas dicas de boas práticas para o WhatsApp e melhore o contato com os consumidores.
O que são boas práticas no WhatsApp e como aplicá-las?
As boas práticas do WhatsApp, como o nome já sugere, são atitudes que você e a sua equipe devem ter ao enviar mensagens para alguma pessoa. Além disso, existem outros comportamentos dentro da plataforma que podem gerar consequências, como o incômodo do cliente e, até mesmo, o banimento da plataforma.
4 boas práticas no WhatsApp
Como dissemos, é preciso evitar algumas situações e comportamentos durante o uso do WhatsApp. Confira as nossas dicas de boas práticas e não sofra com um possível banimento.
Excesso de texto nas mensagens
Uma boa dica é ser objetivo nas mensagens. Além disso, dê preferência por enviar todo o recado de uma única vez, pois isso evita o “parcelamento” de mensagens e a chance de ser considerado como SPAM.
Veja um exemplo:
Substitua:
“Olá”
“Tudo bem?”
“Trabalho na empresa XYZ”
“Como posso ajudar?”
Por:
“Olá, tudo bem? Trabalho na empresa XYZ. Como posso ajudar?”
Fazer o envio de mensagens em massa (SPAM)
Evite enviar mensagens para vários contatos diferentes ao mesmo tempo. Uma alternativa é usar a lista de transmissão, já que ela é uma funcionalidade do WhatsApp. Uma de suas “regras” é que o receptor tenha o contato salvo de quem vai enviar o recado, o que já evita vários problemas.
Tente personalizar as mensagens
Caso você não queira usar a lista de transmissão, pode fazer o processo de forma manual. Por isso, para não correr riscos, pode pedir para que os clientes salvem o seu contato. Caso algum deles não reconheça sua mensagem, você pode ser marcado como SPAM e ser banido.
Uma boa alternativa é, ao invés de enviar uma mensagem genérica, buscar algo mais pessoal, pelo menos no começo.
Substitua:
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Por:
Oi, João. Tudo bem? Bem-vindo. Para iniciarmos, que tal nos adicionar na sua agenda de contatos?
Não use referências a sua empresa
Evite colocar a logo da sua empresa na imagem do contato do WhatsApp. O melhor é utilizar um perfil mais genérico, parecendo mais com uma pessoa do que com uma companhia. Assim, é possível evitar qualquer risco de banimento.
O que é o banimento do WhatsApp?
Depois de mencionarmos o banimento do WhatsApp, é importante falar um pouco sobre esse termo. O banimento é quando você perde o acesso à sua conta do WhatsApp, o que pode ocorrer de duas formas:
Banimento temporário do WhatsApp
Nesse caso, assim que o seu WhatsApp for bloqueado, você deve entrar em contato com o suporte do aplicativo para ver se a sua conta ainda pode ser revertida. A resposta deve chegar em, no máximo, 72h.
Durante esse tempo, você não conseguirá usar o seu app. Se for algo reversível, você será informado e basta fazer uma nova configuração para voltar ao uso normal. Nessa situação, todo o histórico de conversas será perdido.
Banimento definitivo do WhatsApp
Da mesma forma, é preciso entrar em contato com o suporte. Se o seu banimento for definitivo, não haverá outra alternativa que não seja a mudança de número e um novo perfil deverá ser criado.
Por que é tão importante seguir as boas práticas no WhatsApp?
Como foi possível perceber, as boas práticas são comportamentos que ajudam no contato com os clientes. Além disso, não segui-las pode ocasionar um banimento, o que gera estresse, dores de cabeça e, principalmente, perda de clientes. Por isso, siga todas as dicas que passamos para aproveitar bem os recursos que a empresa oferece.
Uma última dica para trabalhar bem com o WhatsApp é ter uma solução digital que auxilia no seu dia a dia. Por isso, nada melhor do que contar com uma empresa especialista no mercado, como a New Way.
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A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, ele possibilita um ótimo relacionamento com os seus clientes, é fácil e simples de utilizar.
Entre em contato com os clientes, sempre seguindo as boas práticas do WhatsApp. Assim, além de usar bem o aplicativo, você não corre riscos de ter problemas na plataforma.
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