Lista de transmissão para WhatsApp Business: o que é e como usar?

Lista de transmissão para WhatsApp Business: o que é e como usar?

Envie mensagens para os seus clientes de forma particular. Saiba como funciona a lista de transmissão para WhatsApp Business.

Para quem possui uma conta do WhatsApp Business, a lista de transmissão é uma das melhores ferramentas para entrar em contato com os clientes. Afinal, é possível enviar uma única mensagem para várias pessoas, só que de maneira particular. Conheça mais sobre esse recurso e como utilizá-lo no dia a dia da empresa.

O que é a Lista de transmissão para WhatsApp Business e quais as vantagens?

As Listas de transmissão do WhatsApp funcionam como uma lista em que você pode enviar a mesma mensagem para vários contatos de uma única vez. Porém, os recados só são recebidos por quem tem o número da sua empresa salvo.

E, se algum dos clientes responder suas mensagens, a resposta vai aparecer como uma interação individual, na aba conversas. Dessa forma, os outros consumidores que fazem parte da lista não recebem esse recado. Para deixar melhor explicado, confira as principais características das Listas de transmissão do WhatsApp:

  • Há o limite de 256 contatos por lista;
  • Essa funcionalidade é gratuita para quem possui o WhatsApp Business;
  • Você pode criar quantas listas quiser, mas é válido ter cuidado com os excessos.

Quais as vantagens da Lista de transmissão do WhatsApp?

Confira algumas das vantagens que a Lista de transmissão do WhatsApp oferece para você e seu time de atendimento.

  • Sem grupos: muitas pessoas não gostam de grupos e, grande parte delas, já está em vários, seja no profissional, quanto no pessoal. Dessa forma, você diminui etapas e evita esses pequenos “atritos”;
  • Individualidade nas respostas: como já dissemos, cada pessoa recebe a mensagem e responde de forma privada. Assim, os clientes podem ficar mais à vontade para tirar dúvidas;
  • Autorização do cliente: você já deve ter recebido mensagens de números desconhecidos, e isso deve ter sido muito incômodo. Com as listas, somente as pessoas que adicionam o seu número podem ser notificadas, isso evita o spam e aumenta as chances de conversão.

Qual a diferença entre listas de transmissão, comunidades e grupos de WhatsApp?

As listas de transmissão do WhatsApp possuem funções muito parecidas com os grupos e comunidades. Afinal, nos três casos, o contato é feito com várias pessoas ao mesmo tempo. Mas tem uma forma muito mais simples de entender as diferenças entre cada um desses recursos.

Na lista de transmissão, enviamos a mesma mensagem para vários usuários, mas que não estão no mesmo “espaço”, nem conectados entre si. Ou seja, os recados são recebidos individualmente. Nos grupos, essas pessoas recebem a mesma informação e podem interagir umas com as outras.

Agora, nas Comunidades do WhatsApp, seria uma mesma informação para vários grupos diferentes e, dentro desses “locais”, as pessoas poderiam interagir entre si. Sem contar que, em cada uma das comunidades, é possível encontrar o grupo que mais te interessa.

Depois de tudo bem definido, vamos seguir para a configuração da sua lista de transmissão.

Como criar listas de transmissão para o WhatsApp Business?

Confira o nosso passo a passo para criar a sua lista de transmissão no WhatsApp Business e comece a enviar as mensagens para os clientes agora.

  • Abra o WhatsApp Business;
  • Clique em Mais opções (aqueles três pontinhos na parte superior da tela);
  • Selecione Nova transmissão;
  • Agora, escolha os contatos que serão incluídos nessa lista;
  • Depois da seleção, basta clicar em OK para finalizar.

A sua lista já está pronta, porém, se você quiser mudá-la, como faz? Dá só uma olhada em como resolver isso:

  • Acesse suas listas de transmissão;
  • Escolha a que deseja editar e toque no símbolo i;
  • Agora, selecione o que deseja alterar, como nome, adicionar ou remover membro.
  • Pronto, a edição foi realizada.

Com todas as etapas finalizadas, agora, é só começar a escrever as suas mensagens para os clientes. Lembrando que é preciso ter cuidado na hora desse contato.

Dicas de boas práticas para as listas de transmissão

Para fazer um bom uso das listas de transmissão, é importante ter planejamento e, principalmente, tomar alguns cuidados que evitam problemas com os clientes e com a ferramenta.

  • Peça autorização para o cliente: um dos grandes diferenciais da lista de transmissão é que o cliente só vai receber a mensagem se tiver adicionado. Por isso, você pode ter um botão no seu site onde o cliente concede a permissão. Isso já evita muitas dores de cabeça;
  • Filtre os contatos: numa abordagem usando o funil de vendas, tente separar os leads nas listas de transmissão. Assim, é possível avançar com cada um deles de acordo com a etapa na jornada;
  • Cuide do conteúdo: crie bons textos, promoções e conteúdos de uma forma geral. Dessa maneira, será mais fácil manter o cliente interessado no contato;
  • Use ferramentas de automação: com muitas mensagens enviadas e, provavelmente, recebidas, é muito bom ter o auxílio de softwares de automação de conversas, como os chatbots. Assim, você otimiza o trabalho e melhora o atendimento ao cliente.

Como dissemos no último tópico, ter o auxílio de um software de atendimento com os chatbots é excelente. Os chatbots são robôs que fazem o contato com os clientes e, ao longo das interações, conseguem aprimorar ainda mais as conversas. Para ter um bom desempenho, nada melhor do que contar com uma empresa especialista no mercado, como a New Way.

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A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp Business, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

Dessa forma, os membros do seu time com certeza vão se adaptar rapidamente a ela, facilitando o trabalho diário. Além disso, você conta com um ótimo relacionamento ao cliente e facilidade e simplicidade na utilização do produto.

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