Você provavelmente já sabe que o WhatsApp é uma das ferramentas mais utilizadas atualmente. Mas, você já conhece os benefícios de uma plataforma de atendimento WhatsApp?
Ainda que seu negócio não utilize uma plataforma de atendimento WhatsApp, é muito provável que ele já faça parte de sua rotina.
O aplicativo já conquistou mais de 2 bilhões de usuários. Está presente em mais de 180 países. E está entre as mídias sociais mais utilizadas no mundo e também no Brasil.
Nesse contexto, apesar de ser um meio de comunicação ágil e mais informal, já é parte das estratégias de comunicação de negócios de todos os tipos.
Isso porque algumas plataformas desenvolvidas para o atendimento via WhatsApp profissionalizaram o uso. Permitindo, assim, maior organização e produtividade no atendimento. Para empresas, esse cenário é o ideal.
Por isso, neste artigo vamos te mostrar como utilizar uma plataforma de atendimento WhatsApp. Você vai entender o que é, e também os motivos para adotar!
O WhatsApp se tornou famoso pela possibilidade de aproximar relacionamentos com a troca de mensagens curtas e mais informais.
Atualmente, o aplicativo já está nos celulares de 99% dos brasileiros. Você mesmo que está lendo, provavelmente já abriu o WhatsApp várias vezes só hoje.
O que antes falávamos por SMS, agora podemos falar usando texto, emojis, gifs, figurinhas, fotos, áudios e vídeos. É possível saber a hora em que a pessoa do outro lado recebeu e viu a mensagem.
Isso sem falar dos grupos e listas de transmissão que permitem o envio de mensagens para mais de um contato ao mesmo tempo.
Por todas essas facilidades, o WhatsApp se tornou tão popular. Nesse contexto, muitas empresas também começaram a usar dos benefícios do WhatsApp como canal de atendimento.
Entretanto, para empresas os desafios são maiores. Há um grande volume de mensagens e a alta expectativa, por parte dos clientes, de receber atendimento rápido.
Por isso, mesmo como um canal com atendimento mais humanizado, é preciso cuidado. O excesso de demanda pode comprometer a experiência do cliente.
Para saber mais: Tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelo WhatsApp.
Citamos os desafios para te mostrar um pouco do cenário. Entretanto, o WhatsApp também oferece muitos benefícios no uso para empresas.
Se você já utiliza em seu negócio, sabe o quanto a ferramenta facilita a comunicação. Seja com clientes ou leads, tornando a troca de mensagens mais dinâmica.
Mais do que isso, o WhatsApp também pode ser empregado como canal de comunicação em diversas etapas do relacionamento. Ou seja, é possível utilizar o WhatsApp para vendas, atendimento pós venda e suporte técnico. Além de uma série de outras réguas de relacionamento.
Um benefício muito usado pelas empresas é as trilhas automáticas de mensagens.
Veja um exemplo de como podem ser usadas:
Nesse print, o cliente recebeu uma mensagem de confirmação de pedido imediatamente após a compra.
Na sequência, também recebeu a notificação de pagamento. Tudo de forma automática, integrado ao checkout da compra.
Fazer isso manualmente seria inviável. A não ser que um time inteiro fosse dedicado a esse trabalho. Contudo, com as mensagens automáticas isso se tornou possível!
E não vale apenas para empresas desse porte! Um delivery com alto volume de pedidos em picos de horários também pode automatizar o envio de cardápios, por exemplo.
Além das mensagens automáticas, através de plataformas de atendimento especializadas é possível empregar o uso de chatbots.
Dessa forma, além de enviar mensagens, o chatbot também pode interagir com o cliente, respondendo às mensagens.
Por isso, agora que já conhece alguns dos benefícios do WhatsApp para empresas, vamos falar sobre os motivos para adotar uma plataforma de atendimento.
O WhatsApp da forma como você utiliza com amigos e familiares não é tão usual no atendimento aos clientes de empresas.
Isso porque a demanda em empresas pode ser muito maior. Ou seja, exige mais organização para responder rapidamente e com qualidade.
Por conta disso, plataformas de atendimento especializadas foram desenvolvidas para otimizar o relacionamento nesse aplicativo.
Ao utilizar uma plataforma de atendimento WhatsApp, sua empresa pode centralizar as mensagens recebidas e organizá-las por status. Diferente do que acontece no WhatsApp convencional.
Outro benefício que já citamos são as trilhas de mensagens automáticas, criadas de acordo com as rotinas de sua empresa.
Dessa forma, até mesmo processos seletivos podem ser feitos com auto atendimento. Já imaginou algo dessa forma em sua empresa?
Além disso, mais de uma pessoa do time pode ter acesso às mensagens recebidas pelo número corporativo. Assim, diversas pessoas podem gerenciar os contatos recebidos.
É possível notar que uma plataforma de atendimento WhatsApp favorece a produtividade. E, com isso, a experiência do cliente só tem a ganhar.
Por isso, queremos que conheça o MKTZAP. Uma plataforma de atendimento digital completa para o seu negócio.
Além da comunicação via WhatsApp, com o Mktzap sua empresa também pode integrar outros canais de atendimento em um único painel.
Conheça alguns de nossos casos de sucesso. E que tal solicitar um teste grátis?