Tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelo WhatsApp

Tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelo WhatsApp

Para um negócio ter sucesso no meio digital, é preciso começar pelo relacionamento. Por isso, aqui listamos tudo o que você precisa saber sobre atendimento pelo WhatsApp e ter ainda mais sucesso!

O atendimento pelo WhatsApp está revolucionando a forma como as empresas estão se relacionando com seus clientes, colaboradores e parceiros.

Você provavelmente já sabe que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Com mais de 2 milhões de usuários ativos mensais, é o líder em 112 países. Não é diferente no Brasil. 

Em 2018 foi lançado o WhatsApp Business, uma versão do app voltada para o relacionamento com o cliente. 

Dessa forma, o API de negócios do WhatsApp trouxe para o mundo dos negócios a simplicidade de uso e o potencial engajador que já havia conquistado milhões de usuários mundo afora.

Consequentemente, o resultado foi estrondoso: desde então, o número de mensagens pelo app teve um crescimento de mais de 3.000%, segundo a Zendesk

Além disso, desde fevereiro de 2020, mais do que dobrou o uso do WhatsApp por clientes que preferem conversar digitalmente com as empresas.

Em vista disso, separamos alguns pontos importantes para você ter sucesso no atendimento pelo WhatsApp.

Neste post, você vai entender: 

  • Por que o seu negócio pode e deve contar com o WhatsApp para avançar na interação com os clientes e até otimizar os resultados de vendas;
  • O que você precisa saber para tirar o máximo proveito do aplicativo como um canal efetivo de atendimento para o seu público.
Relacionamento digital com o atendimento pelo WhatsApp

Saiba como e por que fazer o atendimento pelo WhatsApp

Ao adotar o atendimento pelo WhatsApp para otimizar a interação com seu cliente, o primeiro passo é definir um objetivo. Que tipo de atendimento o seu negócio pretende fazer com essa ferramenta?

Saiba que o app é flexível e também muito mais do que um canal para tirar dúvidas do cliente antes que ele compre um produto ou serviço. 

Na verdade, ele pode ser um aliado em diferentes etapas da jornada do consumidor – até mesmo no pós-venda.

  • Com o atendimento pelo WhatsApp é possível
  • Cria um menu com assuntos-chave para dúvidas e informações
  • Envio de cardápios e catálogo de produtos
  • Agendamento de consultas e atendimentos
  • Envio de boletos e documentos
  • Acompanhamento de status de pedido

Por ser um canal mais acessível, o WhatsApp facilita o contato mais rápido e sem burocracias.

Use o WhatsApp Business

A versão corporativa do WhatsApp traz uma série de funcionalidades que permitem uma experiência muito mais rica para clientes que desejam usar um canal direto para dialogar com empresas e marcas.

Em outras palavras, ela possibilita  incluir uma série de informações sobre o seu negócio, como site, descrição da empresa e localização. É possível até elaborar um catálogo de produtos.

Ademais, o app ainda conta com tags para categorizar clientes de acordo com o perfil de cada um deles, algumas métricas e até respostas automáticas, semelhante aos chatbots.

Porém, vale lembrar que o WhatsApp Business permite programar respostas em função das perguntas dos clientes, com até três palavras-chave. 

Em contrapartida, quando usamos um bot ou assistente virtual, é possível programar todo o caminho que seu contato vai percorrer antes de falar com um atendente.

Tenha um número só para atender clientes

Para quem é empreendedor e está pensando em adotar o WhatsApp Business no próprio celular pessoal, é importante ter em mente que um mesmo número não pode abrigar as duas versões do app.

Por isso é recomendável ter um chip com um número exclusivo para o WhatsApp Business. 

Dessa forma, você consegue aproveitar as funcionalidades da versão corporativa em benefício do seu negócio, sem misturar assuntos pessoais com questões de trabalho.

Por certo, é importante destacar que os seus clientes precisam ter um contato de referência sempre que quiserem acionar a sua empresa. 

Assim, se bater aquela fome no sábado à noite, ele já sabe para onde enviar mensagem para pedir uma pizza.

Se precisar, defina o horário de atendimento

Embora as plataformas de relacionamento digital permitam oferecer um atendimento 24/7, inclusive com o apoio dos chatbots, qualquer negócio pode adaptar a ferramenta à sua própria rotina.

Então, se for necessário, você pode assinalar o horário de atendimento pelo WhatsApp  no local indicado dentro do aplicativo.

Consequentemente, serão evitados contatos questionando a ausência de respostas imediatas fora do expediente comercial, por exemplo.

Mesmo assim, é recomendável configurar respostas automáticas quando não houver um atendimento disponível. 

Com isso o usuário poderá receber uma saudação, uma mensagem de ausência ou até mesmo algumas informações úteis.

Treine a equipe e melhore o atendimento pelo WhatsApp

Por mais simples e popular que seja, o atendimento pelo WhatsApp pode ser um enorme sucesso no relacionamento com o cliente se a sua equipe souber como usá-lo para isso.

Por isso, é importante que o treinamento do time navegue pelas funções mais básicas até chegar às dicas mais valiosas para gerar engajamento e conversão em vendas.

Ou seja, garanta que aprendam como usar o app no celular ou no desktop, além de entender suas funcionalidades e a melhor maneira de aproveitá-las. 

Ainda assim, não se esqueça de aplicar o que qualquer vendedor ou atendente precisa saber para prestar um serviço de alta qualidade. 

Isto é, faça com que todos aproveitem a simplicidade e a agilidade do WhatsApp para encontrar uma forma rápida e despojada de destacar as características do seu portfólio, por exemplo.

Agora que você já tem uma boa ideia de como organizar melhor seu atendimento pelo WhatsApp, separamos um e-book grátis sobre chatbot.

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