Siga as dicas abaixo para melhorar o atendimento digital da sua empresa agora
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Se você tem um negócio com operação online tem que saber como oferecer uma boa experiência aos clientes, porque o sucesso da empresa depende disso. E um dos elementos que compõe essa experiência é justamente o atendimento.
Por isso, listamos dicas para te ajudar a melhorar o atendimento digital da sua empresa. Mas, antes disso, você precisa entender um pouco do comportamento dos clientes na internet.
Para melhorar o atendimento digital da sua empresa, primeiro você tem que entender o seu cliente. É preciso respeitar algumas características que fazem parte do perfil do cliente a fim de criar uma boa relação com ele. Entre essas características, podemos destacar pelo menos três:
Com isso em mente, fica mais fácil de saber o que precisamos fazer para nos aproximarmos do público, ainda que nos últimos anos esse perfil possa ter mudado por razões externas. Por exemplo, a pandemia que trouxe mais pessoas para este mercado.
Antes mesmo do início da pandemia, as vendas online já eram um sucesso. Em 2019, por exemplo, o e-commerce faturou mais de R$ 75 bilhões. Já em 2020, impulsionadas pela pandemia, as lojas virtuais cresceram 73,88%. Os dados são do índice MCC-ENET, resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a camara-e.net.
Por conta da pandemia, os empreendedores e os clientes tiveram que migrar rapidamente para o ambiente digital, uma vez que as lojas físicas foram fechadas. Mas, nem todas as empresas entendem o comportamento do público online. Tampouco sabem como fazer um atendimento qualificado na nova realidade.
Se este é o seu caso, não precisa mais se preocupar! Veja como melhorar o atendimento digital da sua empresa de uma vez por todas.
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Agora que já falamos sobre algumas características dos clientes online e mostramos como a pandemia influenciou o mercado, chegou o momento que você estava esperando. Então veja abaixo dicas para melhorar o atendimento digital da sua empresa.
A primeira coisa que você precisa saber é quem entra em contato com a sua empresa e o motivo pelo qual o fez. Saber quem é o seu cliente é a única forma de entender com quem está falando.
Por isso, faça a lição de casa e conheça seu público!
Para saber o que você precisa melhorar no seu atendimento, é necessário fazer uma análise das métricas dele. Isso porque elas ajudam a direcionar as ações da sua empresa para garantir uma experiência melhor.
Por isso, é essencial que você conheça as principais métricas do mercado e aplique-as no seu negócio.
Depois de conhecer o público, você precisa personalizar o atendimento. A personalização ajuda a conquistar o cliente porque ela permite usar a linguagem certa, oferecer as melhores soluções e criar um atendimento feito sob medida.
Além disso, ela ainda ajuda a humanizar o processo de atendimento para melhorar a experiência, fazer com que os clientes fiquem cada vez mais satisfeitos e se sintam próximos da sua empresa.
Você conhece alguém que gosta de ficar esperando para ser atendido? Provavelmente não.
Então imagine se um cliente que está querendo resolver um problema, tirar uma dúvida ou até mesmo efetuar uma compra ficaria satisfeito em esperar. O bom atendimento deve chegar a uma resolução rápida, mas eficiente.
Hoje é possível usar a inteligência artificial no atendimento por meio de chatbots. Os bots ajudam a fazer o atendimento simulando a interação humana por meio de mensagens automáticas. Mas não apenas isso.
Por conta da tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e cruzamento de dados, o chatbot cria soluções mais eficientes para tornar o atendimento melhor. Assim, a personalização que falamos acima acontece de forma automática.
Praticamente todo mundo está nas redes sociais, então, nada mais justo do que você também estar. Hoje, os clientes chegam até você através das redes sociais e, pela praticidade, preferem ser atendidos por lá. Portanto, é fundamental que você integre o atendimento de todos os canais digitais da empresa e também faça o atendimento via redes sociais.
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