Saiba o que é Comunicação Integrada de Marketing, como aplicar na sua empresa e os benefícios desse modelo de atuação.
Para o bom funcionamento de qualquer empresa, é importante que todos os setores estejam interligados e bem conectados. Dessa forma, as decisões são tomadas de forma conjunta e não há ruídos no contato. Conheça mais sobre a Comunicação Integrada de Marketing (CIM) e como esse modelo pode auxiliar o dia a dia da sua empresa.
A Comunicação Integrada de Marketing possui algumas definições dentro do mercado. Uma delas é que a CIM é uma ação que garante que a empresa utilize o mesmo tom de voz em todas as suas comunicações com o público-alvo.
Outra definição muito usada é a de Philip Kotler, um dos “pais” do marketing. Ele diz que a Comunicação Integrada de Marketing “aborda todo o processo de marketing a partir da perspectiva de quem o recebe”.
A partir desse conceito, podemos concluir que usar a CIM é alinhar o discurso da empresa com todos os seus stakeholders, ou seja, não importa o ponto de contato, se é um cliente, colaborador ou a imprensa, a companhia deve usar uma mesma linguagem.
Conhecendo essa definição, vamos ver os principais benefícios de adotar esse formato de gestão para sua empresa.
O uso de uma estratégia de CIM traz diversos benefícios, não só para a empresa, mas também para os seus clientes. Confira os principais deles para cada situação.
Com tantos benefícios apresentados, já deu para perceber que a CIM é muito válida. Por isso, confira um passo a passo para implementar na sua empresa e começar a aproveitar essas vantagens.
É fundamental conhecer o seu cliente. Faça pesquisas de mercado e entenda como ele pensa, suas necessidades, interesses, entre outros. Usando os dados, a sua CIM será ainda mais assertiva.
Você já conhece o seu público, certo? Agora é a hora de organizar a forma como vai falar com ele. Já que conversar com jovens é diferente do que com adultos, assim como os termos usados para falar com advogados não são os mesmos para falar com economistas.
Defina bem essa linguagem e crie um documento para que todos saibam como a empresa se comunica.
São muitos os canais, por isso essa definição precisa ser feita de forma correta. Veja quais se encaixam melhor com a proposta de comunicação da empresa. O que pode incluir sites, redes sociais, blogs, SAC, FAQ, chatbots e muito mais. Além dos canais digitais, pense nos offline, como outdoors, flyers etc.
Como qualquer estratégia de marketing, analisar dados e resultados é muito importante. Já que será possível avaliar o desempenho do trabalho. Além disso, os planos de CIM duram somente um período, já que o mercado e os clientes mudam com certa frequência.
Dessa forma, além de aplicar de forma correta a CIM, você e a sua equipe conseguirão gerenciar cada etapa da melhor maneira possível.
No tópico anterior, falamos sobre a escolha de canais, que se integram a algumas ferramentas que vamos apresentar agora. Em ambos os casos, é preciso fazer um estudo para que sejam usadas de forma assertiva, promovendo a voz da empresa de forma integrada.
Para a comunicação interna, ou seja, colaboradores e diretoria, algumas das ferramentas são:
Já para falar com o público externo, como clientes, imprensa e parceiros, temos:
Depois de passar todo uma jornada dentro da CIM, nada melhor do que te apresentarmos alguns bons exemplos de empresas que fizeram essa integração. Confere só.
Uma das campanhas mais famosas dos últimos tempos contou com mais de 600 nomes na latinha de refrigerante. Foi um sucesso, pessoas procurando os seus nomes nos mercados ou então presenteavam amigos e familiares.
Todos os canais de comunicação usados foram aplicados na ação para engajar o público em todos eles. Ou seja, a integração não ficou limitada à empresa e os clientes “abraçaram” a ação.
A Volvo fez uma ação no Super Bowl de 2015, a final do campeonato de futebol americano, em seu Twitter. A ideia era usar a hashtag #volvointerception durante os intervalos, quando aparecesse a propaganda de um concorrente. O prêmio era o sorteio de um dos modelos da marca, o que fez a campanha viralizar no mundo inteiro.
Como foi possível ver, a Comunicação Integrada de Marketing é importante para os diversos tipos de empresa e, sua implementação, pode trazer muitos benefícios. Para fazer isso de uma forma assertiva, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
A New Way oferece o Mktzap para a sua empresa. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
O Mktzap costuma ser usado para atendimento ao cliente. Mas ele também pode ser útil em comunicação interna e rotinas de RH, estratégias de venda e até mesmo campanhas de marketing.
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