Chatbot para comunicação interna: converse com seus colaboradores

Chatbot para comunicação interna: converse com seus colaboradores

Um chatbot para comunicação interna pode ajudar o seu negócio a conversar com os colaboradores, emitir informes, solicitar documentos e muito mais. Leia e descubra!

O que é um chatbot?

Antes de entender seu uso em comunicação interna, vamos checar primeiro o que é um chatbot. Bom, ele é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas.

Quando aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas como um ser humano e absorver cada vez mais vocabulário ao conversar. Portanto, isso faz com que sim, o chatbot interaja muito mais rápido e de maneira bem mais assertiva, objetiva e obviamente automatizada.

Mas isso não significa uma conversa robotizada! Na realidade, quem está conversando por um chatbot muitas vezes sequer percebe.

E quando falamos sobre a comunicação interna de uma empresa, devemos ter em mente que as automatizações de processos e o auxílio de chatbots devem acontecer para favorecer as conversas entre os colaboradores, não é mesmo? Por isso, olha só como usar este recurso para dar um “up” na comunicação do seu time:

Chatbot para comunicação interna: como usar?

A rotina de um departamento de comunicação interna ser bastante agitada. Muitas vezes ele está inserido em um departamento de marketing ou RH, o que já facilita alguns processos. Mas a verdade é que a comunicação interna de uma empresa pode influenciar em muita coisa!

Em primeiro lugar, é interessante estruturar bem os processos para conversar com os colaboradores de maneira mais fluida. Além disso, uma boa comunicação interna pode emitir comunicados mais assertivos, engajar os funcionários em ações da empresa e receber feedbacks através de caixinhas de sugestões anônimas – por exemplo.

Ademais, este departamento também pode se responsabilizar por coletar documentos periódicos, atestados médicos e atualizações cadastrais.

Isso sem contar os novos recrutamentos – como envolver os recém-chegados em ações internas e facilitar a comunicação com eles? Ufa! É muita coisa, não é mesmo? E nisso, a tecnologia pode ajudar! Olha como os chatbots dão aquele help:

Converse com seus colaboradores atuais e com os futuros!

O uso de chatbot para canais de comunicação como o WhatsApp possibilita que você consiga responder o seu público prontamente. Portanto, crie um fluxo de conversa com o seu chatbot para se comunicar em período integral com todos.

Não deixe os colaboradores esperando

Ao aderir a esta facilidade, é possível conversar com seus funcionários em tempo integral, 24 horas por dia, 07 dias por semana. Mesmo que você não esteja trabalhando naquele momento – ou melhor, mesmo que você esteja trabalhando bastante, mas em outra tarefa;

Documente burocracias com funcionários

Como já te dissemos acima, conversar com funcionários durante o dia todo pode demandar uma energia que muitas vezes a sua equipe não consegue absorver. Então que tal solicitar documentos e muito mais via canais de comunicação que contam com a ajuda de um chatbot para comunicação interna?

Além disso, a conversa entre vocês dois funcionará como um arquivo – que guarda documentos e informações relevantes.

Reduza os seus custos com equipe

Os chatbots para comunicação interna podem te ajudar a economizar com funcionários. Isso significa que chatbots substituem humanos? É claro que não. Entretanto, em trabalhos mais automatizados, eles dão conta do recado. 

Use chatbots para comunicação interna na sua empresa

Entretanto, não basta apenas integrar um canal com um chatbot. Na realidade, é preciso integrar seus canais de comunicação com uma plataforma de comunicação automatizada que conte com um chatbot! Mas calma, não é tão difícil quanto parece.

Como implementar chatbot para comunicação interna?

Como contratar um serviço de chatbot para comunicação interna? Na realidade, primeiro é preciso organizar e automatizar os canais digitais de comunicação da sua empresa.

A New Way oferece aos seus clientes o Mktzap, solução digital capaz de se integrar a 7 canais de comunicação populares atualmente (WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, SMS, E-mail, Telegram e Chat) e também ao sistema da sua empresa.

Aí sim, ao implantar a nossa solução, é possível integrá-la aos chatbots. Além disso, é preciso entender que um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas e mensagens automáticas ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial.

Dessa forma, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos já elaborados. No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores.

Para configurar quaisquer das opções acima, é interessante contar com a ajuda de uma empresa especializada no ramo – e a New Way pode te auxiliar nisso!

Em primeiro lugar, oferecemos o Mktzap para que você consiga estar disponível de forma organizada em diversos canais de comunicação com seus colaboradores e futuros funcionários. Além disso, oferecemos chatbots que se integram a estes canais para automatizar ainda mais suas comunicações. 

E é claro que também configuramos o seu chatbot, seja ele com conversas pré programadas ou por meio de Inteligência Artificial. Agende seu bate-papo com a gente.

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