Conheça todos os benefícios de usar um chatbot para telecom para melhorar o seu atendimento e conquistar mais clientes.
As novas tecnologias já estão sendo utilizadas pelos mais diferentes tipos de empresas, como é o caso das companhias que trabalham com telecomunicações, como provedores de internet, telefonia fixa ou móvel. Para melhorar o atendimento e conquistar mais clientes, confira como usar e qual a importância do chatbot para telecom.
Para conhecer melhor sobre essa ferramenta, é importante saber, antes de tudo, o que é um chatbot. Basicamente, é um software utilizado para gerenciar as conversas com os clientes. Dessa maneira, o robô interage com os consumidores que entram em contato com a sua empresa. Além disso, quando bem instalado, o bot consegue usar a inteligência artificial para deixar as conversas fluidas e humanizadas.
Dessa forma, as interações são mais assertivas, com rapidez e objetividade. Outro ponto importante é que, independente do canal que a sua empresa utiliza, as conversas são bem estruturadas para solucionar as dúvidas e facilitar o contato.
É excelente, né? Então, confira agora como essa funcionalidade pode ser utilizada por uma empresa de telecomunicações.
Os chatbots possuem diversas funções para uma empresa de telecom. Confira agora alguns dos principais usos que você pode aplicar no dia a dia da sua equipe de atendimento.
Sabe aquelas questões mais comuns dos clientes, como atualização de uma conta ou consulta de débitos? Então, o bot pode responder a essas perguntas ou solucionar problemas mais simples.
Com essa configuração, a sua equipe ficará livre para realizar as atividades mais complexas, além de acelerar o atendimento, diminuindo o tempo médio de resposta.
Os chatbots contribuem bastante na segmentação de clientes. Com esse uso, a sua equipe consegue atender o cliente de maneira mais assertiva, já que as informações são passadas de forma rápida e precisa. Isso diminui os erros de abordagem, a perda de tempo e otimiza o trabalho da sua equipe.
A prospecção e fidelização de clientes é uma importante etapa em qualquer empresa. O uso do chatbot pode ajudar a sua equipe de vendas, já que o software consegue fazer ofertas, sem que algum colaborador precise intervir, até que seja necessário. É mais prático, rápido e assertivo.
Agora que você sabe onde e como usar o chatbot na sua empresa, confira os principais benefícios que essa ferramenta oferece para o seu setor.
As empresas de telecomunicações costumam ser campeãs quando o quesito é reclamação dos clientes. O setor liderou nas queixas feitas ao Procon no primeiro semestre de 2022. Além disso, um dos grandes problemas comentados é a demora no atendimento.
Porém, os chatbots conseguem contribuir na solução desse problema, já que a ferramenta evita as filas e os clientes não precisam esperar. Os robôs são capazes de responder muitas pessoas ao mesmo tempo, de maneira fluida, rápida e humanizada.
Um dos grandes benefícios do uso de chatbots é um melhor serviço de atendimento. Porque o cliente consegue solucionar a maioria dos problemas com muita rapidez. Além disso, a sua equipe pode gerir os contatos da melhor maneira e ainda tem o benefício de evitar as filas.
O uso do chatbot vai ajudar na hora de você entender a demanda de colaboradores para o atendimento. Para montar uma equipe que consiga atender muitas pessoas, será preciso um time enorme, o que aumenta bastante os custos operacionais. Com o bot, os gastos são otimizados já que você vai utilizar o número certo de atendentes, de acordo com a quantidade de chamados.
Uma das funções do bot é ajudar na resolução de problemas mais simples, já que ele pode fazer esse tipo de atendimento. Dessa forma, a sua equipe consegue focar nas situações que são mais complexas ou que demandam mais esforço. Sendo assim, os colaboradores atuam de maneira assertiva e otimizada.
Os problemas com atendimento podem fazer com que a sua empresa perca clientes para as concorrentes. Por isso, ao usar o chatbot para oferecer um contato rápido, humano e preciso, muito dificilmente os seus consumidores deixarão de usar os seus serviços.
Basicamente, um chatbot pode funcionar de duas maneiras: com conversas pré-programadas e automatizadas com mensagens bem definidas ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial.
No primeiro caso, os diálogos seguem fluxos pré-determinados pelo seu time. Já com o uso da Inteligência Artificial, a ferramenta se aperfeiçoa a partir dos contatos anteriores para orientar os clientes por meio de conversas fluidas, assertivas e rápidas.
Desse modo, com todas as opções, você pode criar o chatbot do jeito que for mais simples. Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
A New Way oferece o Mktzap para as empresas de telecom. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Com esta solução de atendimento digital com chatbot, você consegue unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, deixando o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando, aproveite essa oportunidade para melhorar o seu atendimento com o uso de chatbot para telecom. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.