Chatbot para provedores de internet: quais as vantagens e como criar
Conheça todos os benefícios de usar um chatbot para provedores de internet e melhore o seu atendimento ao cliente.
As empresas de telecomunicações estão entre as campeãs em reclamações dos clientes. Além de problemas no serviço, o atendimento de baixa qualidade, com muita demora, está impactando no setor. Uma das formas de melhorar isso é com o uso de chatbot para provedores de internet. Confira agora como usá-lo e a importância dessa ferramenta.
O que é um chatbot?
Antes de tudo, é bem importante saber o que é um chatbot. De uma maneira mais geral, é um software utilizado para gerenciar as conversas com as pessoas, nesse caso, os clientes. Sendo assim, a ferramenta interage com os consumidores e, quando bem ajustada, consegue usar a inteligência artificial para deixar as conversas fluidas e humanizadas.
Dessa forma, o bot consegue interagir de forma mais assertiva, com rapidez e objetividade. Sem contar que, independente do canal que a empresa utiliza, são criadas conversas bem estruturadas para solucionar as dúvidas do cliente, além de oferecer diferentes pacotes, realizar cadastros e auxiliar no agendamento de manutenções.
Muito bom, não é mesmo? Agora, vamos ver como os robôs podem ser usados por uma empresa provedora de internet.
O uso de chatbot para provedores de internet
Os chatbots possuem diversas funções para uma empresa provedora de internet. Confira agora alguns dos principais usos que você pode aplicar no dia a dia da sua equipe de atendimento.
Segmentação de clientes com chatbot para provedores de internet
Os chatbots contribuem bastante na hora de segmentar os clientes. Dessa maneira, o atendimento é feito de forma mais assertiva e o consumidor consegue receber as informações que precisa rapidamente. Isso diminui os erros de abordagem, a perda de tempo e otimiza o trabalho da sua equipe.
Soluções rápidas
O bot pode auxiliar a responder perguntas ou solucionar problemas mais simples. Seu cliente quer saber sobre valor do plano, vencimento, velocidade e demais informações básicas, nada melhor do que configurar o bot para responder a essas questões.
Com essa função, você não precisará deslocar algum colaborador para resolver esse tipo de problema. Dessa forma, eles ficarão focados em ajudar os demais clientes com situações mais complexas.
Prospecção de clientes
A sua equipe de vendas pode aproveitar algumas vantagens dos bots também, em especial a prospecção de clientes ou a fidelização deles. Ao invés de algum colaborador ligar para oferecer os pacotes, é possível utilizar os chatbots.
Eles conseguem explicar muito bem os novos planos, já fazem o filtro com as informações e, com tudo já encaminhado, o atendente humano entra em cena para finalizar o contato. É mais prático, rápido e assertivo.
5 vantagens de usar o chatbot para provedores de internet
No tópico anterior, você viu algumas possibilidades de aplicações do chatbot no setor. Confira agora os principais benefícios dessa tecnologia no dia a dia de trabalho.
Melhora no atendimento
Sem dúvidas, o uso do chatbot vai deixar o seu atendimento melhor. Afinal, o cliente consegue entrar em contato a qualquer momento e a sua equipe conversa de forma rápida, evitando filas e gerindo todos os contatos com muita precisão.
Sem tempo de espera
Uma das grandes reclamações dos clientes é a demora para falar com um atendente. Além disso, uma pesquisa do ReclameAqui mostrou que durante a pandemia houve um aumento de 26% no volume de chamados. Isso significa que cada vez mais pessoas estão procurando pelo atendimento, o que pode sobrecarregar a todos.
Entretanto, com os chatbots isso consegue ser resolvido, já que o robô evita as filas e os consumidores não ficam esperando a sua vez para serem atendidos. Afinal, os bots podem responder de forma imediata quantas pessoas forem preciso, de forma humanizada e fluida.
Otimização das atividades
Como contamos no item anterior, o chatbot consegue resolver os atendimentos mais simples, deixando a sua equipe mais livre para focar nos clientes que estão com problemas mais complexos. Dessa maneira, o time atua de forma otimizada e assertiva.
Redução na perda de clientes
Com essa tecnologia, os clientes terão um atendimento rápido, humano, preciso e a qualquer momento. Assim, boa parte dos consumidores não vão desistir do contato. Isso contribui para uma melhor experiência do cliente e também evita que eles mudem para o seu concorrente.
Redução de custos
Uma espécie de vantagem bônus é a redução de custos. Já abordamos sobre o aumento da demanda e, se você fosse montar uma equipe para atender a todos, os gastos seriam enormes, sem contar que teria fila de espera. Com o chatbot, você consegue montar uma equipe com o número ideal de atendentes, reduzindo os valores e otimizando o trabalho.
Como criar um chatbot para provedores de internet?
De maneira geral, um chatbot pode funcionar de duas formas: com conversas pré-programadas e automatizadas com mensagens bem definidas ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial.
No primeiro caso, os diálogos seguem os fluxos pré-determinados pela sua equipe. Com o uso da Inteligência Artificial, o bot se aperfeiçoa a partir dos atendimentos anteriores para orientar os clientes por meio de conversas fluidas, assertivas e rápidas.
Desse modo, com todas as opções, você pode criar o chatbot do jeito que for mais prático. Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way
A New Way oferece o Mktzap para os provedores de internet. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que deixa o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus clientes esperando, aproveite essa oportunidade de chatbot para provedores de internet e melhore o atendimento. Entre em contato com um de nossos consultores e agende já um bate-papo.
Recommended reading
Inteligência Artificial (IA): o que é, tipos e como criar
Pode até parecer coisa de cinema, mas a Inteligência Artificial tem se tornado mais presente em nossas vidas dia após dia. Quer saber como? Continue a leitura A inteligência artificial é basicamente a possibilidade de simular comportamentos humanos por meio de tecnologia e máquinas. Quando pensamos em inteligência artificial, é comum pensar primeiro em um
Chatbot: o que é, para que serve e como criar um
O uso de um chatbot pode ser uma mão na roda para o dia a dia do seu negócio. Entenda como funciona, quais as vantagens e como implementar. O que é um chatbot? Um chatbot é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Aperfeiçoado com inteligência artificial, é capaz de simular conversas
SAC: o que é, benefícios, tipos e como implementar
Ter um bom SAC é fundamental para que os clientes se sintam satisfeitos com o serviço prestado pela sua empresa. Saiba mais detalhes. O que é SAC? SAC é a sigla para “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. E, como o próprio nome já indica, o SAC de uma empresa é essencialmente voltado para atender os