Chatbot para dentistas: vantagens e como implementar

Chatbot para dentistas: vantagens e como implementar

Chatbot para dentistas pode contribuir com um atendimento mais otimizado. Confira os benefícios de utilizar essa tecnologia.

O uso de tecnologias é uma das formas de se destacar dentro de um mercado tão concorrido. No caso dos dentistas, os números impressionam. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, há uma média de um dentista para mais de 670 brasileiros. Muitos pacientes, não é mesmo? Por isso, o uso de chatbots para dentistas pode trazer diversas vantagens, principalmente no atendimento! Confira a seguir: 

O que é um chatbot?

Antes de entender mais sobre o uso para dentistas, é preciso saber o que é um chatbot. Basicamente, é um software utilizado para gerenciar as conversas com as pessoas. Esse robô, quando bem configurado, consegue usar a inteligência artificial para deixar os diálogos ainda mais fluidos e humanizados.

Dessa maneira, o chatbot interage de forma mais assertiva, com rapidez e objetividade. Sendo assim, independente do canal que a empresa utiliza, são criados diálogos bem estruturados para solucionar as dúvidas do cliente, além de oferecer os produtos, serviços e ouvir as reclamações.

Muito bom, não é mesmo? Agora, vamos ver como isso pode ser aplicado ao dia a dia de um dentista.

O uso de chatbot para dentistas

Como apresentamos no início do texto, tem muito mais pessoas do que dentistas. Por isso, com essa enorme procura, é preciso estar preparado para atender muito bem os clientes, que, na sua maioria, são exigentes. Confira algumas aplicações para o dia a dia:

Respostas rápidas

Normalmente, a equipe de atendimento está bastante ocupada. Então, o uso de respostas rápidas pode facilitar o trabalho. Informações, como endereço, horário de funcionamento, convênios, entre outras, podem ser ditas pelo robô sem precisar deslocar um colaborador para isso.

Filtro de pacientes

O chatbot pode ser utilizado para filtrar a situação de cada paciente, já que com a configuração certa dá para fazer o encaminhamento otimizado caso a caso. Uma pessoa que já passou pelo consultório uma vez, já consegue pular a etapa de cadastro, por exemplo. Dessa forma, a equipe de atendimento já entra em contato de forma certeira.

Confirmação ou remarcação de consultas

Você pode utilizar as mensagens automáticas de confirmação ou remarcação de consulta. Agilizando o atendimento e dando autonomia aos clientes. Dessa forma, é possível diminuir o não comparecimento de clientes e, além disso, deixar a equipe de atendimento focada nos demais pacientes.

Como você percebeu, são diversos os usos e aplicações do chatbot no dia a dia de um dentista. Mas qual serão as vantagens?

4 benefícios do chatbot para dentistas

São muitos os benefícios com o uso de chatbots, vamos apresentar agora alguns dos principais deles que servem muito bem para clínicas e consultórios de dentistas. Confira.

Melhor atendimento com chatbot para dentistas

Vai ser muito mais fácil gerir o atendimento dos clientes, diminuindo o tempo de espera, filas e tudo mais. Além disso, você conseguirá aproveitar melhor o tempo dos colaboradores, que vão fazer um contato mais otimizado com os pacientes.

Atendimento full-time

Com muitos clientes mandando mensagens nos mais diferentes horários, é possível atendê-los a qualquer momento. Já que os chatbots conseguem dar fluidez e organizar os contatos 24h por dia, 7 dias por semana.

Melhorar a experiência do cliente

É possível deixar a experiência do cliente ainda mais agradável quando configurar o chatbot. O robô pode armazenar as informações, acelerando o processo e, além disso, chamar o cliente pelo nome, deixando o atendimento ainda mais humanizado.

Potencializar o seu negócio

O seu negócio pode ficar ainda melhor. Você conseguirá aproveitar ao máximo a sua equipe de atendimento, aumentar o número de conversões e deixar os seus clientes satisfeitos durante todas as etapas de contato.

Com tantos benefícios, basta fazer a implantação desse software no atendimento para usufruir de todos eles. Agora, se você quiser saber ainda mais sobre como melhorar esse contato com o cliente, baixe o nosso e-book e confira um conteúdo excelente sobre o assunto.

Como funciona e como criar um chatbot para dentistas?

Basicamente, um chatbot pode atuar de duas formas: com conversas pré-programadas e automatizadas com mensagens bem definidas ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. No primeiro caso, os diálogos podem seguir fluxos pré-determinados.

Agora, com o uso da Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores. Ele consegue orientar os clientes por meio de conversas fluidas, assertivas e rápidas.

Desse modo, com todas as opções, você pode configurar o chatbot para dentista do jeito que for mais prático e de acordo com as necessidades. Para facilitar o seu trabalho, pode contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, como a New Way!

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap para o seu consultório. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.

Com esta solução de atendimento digital com chatbot é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que deixa o trabalho da sua equipe mais tranquilo e fácil. Dessa maneira, é possível notar agilidade no processo de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Não deixe seus pacientes esperando, aproveite essa oportunidade de chatbot para dentistas e melhore ainda mais seu atendimento. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.