Chatbot para clínicas: como implementar e usar?

Chatbot para clínicas: como implementar e usar?

Um chatbot para clínicas pode ajudar a otimizar os atendimentos, realizar agendamentos mais assertivos e muito mais. Descubra como ter e usar a seu favor!

O que é um chatbot?

Antes de entender seu uso em clínicas, vamos entender primeiro o que é um chatbot. Bom, ele é basicamente um software que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Quando aperfeiçoado com inteligência artificial, ele é capaz de simular conversas como um ser humano e absorver cada vez mais vocabulário ao conversar. Portanto, isso faz com que sim, o chatbot interaja muito mais rápido e de maneira bem mais assertiva, objetiva e obviamente automatizada. Mas isso não significa uma conversa robotizada! Na realidade, quem está sendo atendido por um chatbot muitas vezes sequer percebe.

Portanto, independente do canal digital em que o chatbot é utilizado, é possível que seu negócio tenha conversas fluidas que solucionam dúvidas, ofereçam produtos ou serviços, recebam reclamações e muito mais. Bem interessante, não é mesmo? E como aplicar isso na rotina da sua clínica? Veja só:

Chatbot para clínicas: como usar?

A rotina de uma clínica pode ser bastante agitada. Os agendamentos e dúvidas geralmente acontecem por telefone, mas também podem ser feitos por outros canais de comunicação como WhatsApp, Instagram, Messenger do Facebook, Site e mais! E aí, ao atender o telefone, quem dá continuidade nestes outros agendamentos?

Além disso, o ato do agendamento de uma consulta, exame e outros procedimentos precisam ser super criteriosos. Qual o nome, endereço, telefone, idade, plano de saúde do paciente? Isso deve constar em toda ficha médica – e muitas outras informações. Como coletar estes dados de forma mais objetiva e eficaz?

Bom, para as duas perguntas acima é possível responder que um chatbot já ajudaria muito! Primeiro, porque ele atende ao cliente logo de primeira, bem rapidinho. E em segundo, porque você pode automatizar todas essas perguntas – até mesmo as mais burocráticas. Ademais, olha as outras possibilidades:

Recepcione bem o seu público

O uso de chatbot para canais de comunicação como o WhatsApp possibilita que você consiga responder o seu público prontamente. Use e abuse das mensagens de boas-vindas e venda bem a proposta do seu negócio!

Não deixe os pacientes esperando

Ao aderir a esta facilidade, é possível conversar com seus clientes em tempo integral, 24 horas por dia, 07 dias por semana. Mesmo que você não esteja trabalhando naquele momento – ou melhor, mesmo que você esteja trabalhando bastante, mas em outra tarefa.

Documente burocracias com pacientes

Como já te dissemos acima, conversar com pacientes e clientes durante o dia todo pode demandar uma energia que muitas vezes a sua equipe não consegue absorver. Então que tal solicitar documentos, imagem e muitas outras informações cruciais para um atendimento ou agendamento via canais de comunicação que contam com a ajuda de um chatbot para clínicas? Além disso, a conversa entre vocês dois funcionará como um arquivo – que armazena documentos e informações relevantes.

Faça prospecção de leads com mais facilidade

No passado, ter um bom cartão de visitas era primordial. Hoje em dia, os cartões físicos ainda são importantes. Entretanto, é preciso considerar que modernizações – como o uso de chatbots para WhatsApp – também contam como “cartão de visita” para os novos clientes. Apesar do marketing médico e da área da saúde possuir diversas restrições importantes, disponibilizar um atendimento mais rápido e automatizado através de alguns canais já ajuda. Sem contar a possibilidade de programar mensagens com detalhes sobre o seu trabalho.

Reduza os seus custos com funcionários

Os chatbots para clínica podem te ajudar a economizar com funcionários. Isso significa que chatbots substituem humanos? É claro que não. Entretanto, em trabalhos mais automatizados, eles dão conta do recado. 

Prepare a sua clínica para atender com chatbots

No entanto, não basta apenas integrar um canal com um chatbot. Na realidade, é preciso integrar o máximo de canais de comunicação com uma plataforma de comunicação automatizada que conte com um chatbot! Mas calma, não é tão difícil quanto parece.

Como implementar chatbot para clínicas?

Como contratar um serviço de chatbot para minha clínica? Bom, primeiro é preciso entender que um chatbot atua de duas formas: com conversas pré-programadas e mensagens automáticas ou por meio do aprendizado da Inteligência Artificial. Dessa forma, quando configurado com conversas pré-programadas, as mensagens seguem fluxos já elaborados. No entanto, quando possuem uma Inteligência Artificial, o bot vai se aperfeiçoando a partir dos atendimentos anteriores.

Para configurar as opções acima, é interessante contar com a ajuda de uma empresa especializada no ramo – e a New Way pode te auxiliar nisso! Em primeiro lugar, oferecemos o Mktzap para que você consiga estar disponível em diversos canais de comunicação com seus colaboradores, clientes e futuros funcionários. Além disso, também nossa solução se integra a chatbots para automatizar ainda mais suas comunicações. 

E é claro que também configuramos o seu chatbot, seja ele com conversas pré-programadas ou contando com recursos como Inteligência Artificial. Acha que podemos ajudar você? Agende já sua demonstração e conheça nosso produto!

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