Ficar de olho no calendário comercial 2023 é importante para que o seu negócio possa programar as estratégias por trás das vendas. Fique por dentro!
Você provavelmente sabe que existem algumas épocas do ano que são super comemorativas, marcantes e que possuem um apelo comercial ímpar. Entenda a importância de estar por dentro do Calendário Comercial 2023.
Um calendário comercial se assemelha a um calendário usual, que usamos no dia a dia. Entretanto, ele reúne apenas datas comemorativas que podem ter um apelo comercial interessante. Um exemplo é o Dia das Mães, muito popular no Brasil e no mundo e uma das datas que mais movimenta a economia no país em múltiplos setores.
Não interessa qual é o segmento da sua empresa – é indispensável estar por dentro do calendário comercial do ano. Assim, é possível não somente identificar as datas, mas também traçar um planejamento. Vai fazer uma promoção para os seus clientes? Então é necessário pensar no desconto, no brinde, na campanha de divulgação, no preparo da equipe e muito mais.
Além disso, você pode usar datas comemorativas para promover ações dentro da própria empresa, com seus colaboradores.
Algumas datas são peças-chave para a maior parte dos negócios, tais como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. Mas existem muitas outras – inclusive bem segmentadas. Conheça algumas das datas principais no Calendário do Varejo em 2023:
7 de janeiro – Dia do Leitor
26 de janeiro – Dia da Gula
30 de janeiro – Dia da Saudade
14 de fevereiro – Valentine’s Day ou Dia de São Valentim
19 de fevereiro – Dia do Esportista
1º de março – Carnaval
08 de março – Dia da Mulher
15 de março – Dia do consumidor
20 de março – Início do Outono
17 de abril – Páscoa
23 de abril – Dia Mundial do Livro
08 de maio – Dia das Mães
25 de maio – Orgulho Nerd
12 de junho – Dia dos Namorados
21 de junho – Início do Inverno
24 de junho – São João
28 de junho – Dia do Orgulho LGBTQIA+
13 de julho – Dia do Rock
15 de julho – Dia do Homem
19 de julho – Dia do Futebol
25 de julho – Dia do Escritor
26 de julho – Dia dos Avós
30 de julho – Dia do Amigo
11 de agosto – Dia do Estudante
14 de agosto – Dia dos Pais
15 de agosto – Dia da Informática e Dia dos Solteiros
19 de agosto – Dia da Fotografia
Início de setembro – Semana do Brasil
13 de setembro – Dia da Cachaça
15 de setembro – Dia do Cliente
22 de setembro – Início da Primavera
4 de outubro – Dia dos Animais
12 de outubro – Dia das Crianças
15 de outubro – Dia dos Professores
31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)
2 de novembro – Finados
20 de novembro – Dia da Consciência Negra
24 de novembro – Black Friday
28 de novembro – Cyber Monday
2 de dezembro – Dia Nacional do Samba
13 de dezembro – Dia do Cego
21 de dezembro – Dia do Atleta e Início do Verão
25 de dezembro – Natal
31 de dezembro – Véspera de Ano Novo
Ufa! É bastante coisa, não é mesmo? Mas você não precisa fazer ações para todas essas datas. Apenas escolha as que forem compatíveis com a proposta do seu negócio e também com a expectativa dos seus consumidores.
E, ao escolher as que fazem sentido para a sua empresa, busque iniciar o planejamento com certa antecedência. Afinal, é necessário preparar sua equipe, brindes, descontos, montar estratégias de marketing e muito mais. Além disso, esteja ciente de que o seu fluxo de interação com clientes pode aumentar significativamente em datas comemorativas importantes no seu ramo. Mas, pra isso, você pode contar com a gente!
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