Dia do Cliente: saiba quando é e como aproveitar a data

Dia do Cliente: saiba quando é e como aproveitar a data

O Dia do Cliente é comemorado em uma data relativamente nova, mas já surpreende nos resultados em vendas. Fique por dentro da comemoração!

O que é e origem da data

A data surgiu em 2003 no Rio Grande do Sul – a partir da ideia de um especialista em marketing e em recursos humanos, o gaúcho João Carlos Rego. A ideia era impulsionar os negócios em um período mais parado do ano (no aspecto das vendas), o mês de setembro. Afinal, o Dia do Cliente fica bem entre o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, duas datas super fortes para alguns negócios.

Quando é o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente acontece no dia 15 de setembro, exatamente seis meses após o Dia do Consumidor, comemorado no dia 15 de março. Ah, e se você acha que as duas datas são iguais, aí vai um toque. 

O cliente geralmente é caracterizado por aquela pessoa que mantém um certo relacionamento com o seu negócio, segue nas redes sociais, acompanha newsletters e costuma consumir seu produto mesmo que ele tenha eventuais variações de preço.

Já o consumidor possui um perfil um pouco mais distante e usualmente está buscando por uma compra mais rápida, imediata e objetiva, além de visar sempre preços mais baixos.

Ademais, negócios que oferecem produtos e serviços diretos utilizam as duas nomenclaturas como sinônimas e empresas que se relacionam com empresas (B2B) usam somente o termo cliente, portanto comemoram o dia do cliente.

Leia também: Dia do Consumidor 2022: quando é e como vender mais

Dados de vendas sobre a data

De acordo com uma pesquisa desenvolvida All In | Social Miner, em 2021, os dados apontam que as vendas no Dia do Cliente subiram mais de 46%. Portanto, investir nesta data pode ser super interessante para o seu negócio! Ainda de acordo com a pesquisa, os setores que mais registraram alta neste período foram o de Saúde e Farmácia, seguido pelo de Supermercados. Mas isso não exclui o sucesso de outros ramos. Por isso, pense com carinho em uma boa estratégia para o Dia do Cliente no seu negócio.

Como aproveitar a data pra vender mais

Algumas dicas de ouro podem ser levadas em consideração na hora de planejar um bom Dia do Cliente. Afinal, uma promoção precisa estar de acordo com a realidade do negócio! Por mais que agradar e fidelizar os clientes seja a prioridade, é preciso oferecer um serviço que tenha condições de se sustentar durante todo o período em que está sendo disponibilizado.

Aprimore o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é a peça-chave para qualquer empresa. Mesmo quando o serviço prestado ou o produto vendido não é dos melhores, o atendimento ao cliente (quando feito com qualidade) é capaz de reverter desconfortos ou situações conflituosas. 

Aposte em um bom SAC

Para aprimorar o atendimento ao cliente, é primordial apostar em um bom SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. Que tal se aprofundar um pouquinho mais no assunto? Leia o nosso blogpost recomendado a seguir e mergulhe de cabeça na meta de prestar um bom atendimento ao público.

Confira a seguir: SAC: o que é, benefícios, tipos e como implementar

Faça um mapeamento das preferências dos clientes

Meus clientes preferem brindes? Amostras ou frete grátis? Descontos? O que realmente deixará o meu público satisfeito nesta data? Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do seu comprador. Dê uma atenção especial aos produtos mais procurados ou aos mais cobiçados – e disponibilize condições especiais para eles.

Ofereça só aquilo que consegue manter a qualidade

Não adianta em nada realizar uma promoção sem entregar com qualidade. Afinal, não é porque o item é promocional ou com desconto que ele deve ser fornecido com descaso. Valorize o item promocional como se ele fosse o mais importante da sua loja durante o Dia do Cliente.

Digitalize a comunicação do seu negócio

Diversos serviços têm se mostrado eficazes mesmo feitos à distância e via internet, surge assim a necessidade de digitalização dos negócios. Portanto, ao abrir as portas para a modernidade, é possível conquistar novos clientes e se colocar em evidência também para os antigos. 

E o que acha de digitalizar a comunicação da sua empresa com os clientes? Se engana quem pensa que estamos falando de um atendimento robótico e mecanizado – muito pelo contrário!

Conheça o Mktzap da New Way

 A New Way oferece o Mktzap para o seu negócio. Ele é uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais como Instagram, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, E-mail, SMS e WebChat. 

Com esta solução de atendimento digital é possível unificar o atendimento ao cliente em um mesmo painel, o que facilita o trabalho da sua equipe. O Mktzap também turbina o seu WhatsApp, permitindo que vários atendentes respondam um mesmo número, além de gerar relatórios mais completos e avançados.

Ademais, o Mktzap possui chatbots. Imagine o seu WhatsApp com vários fluxos e automações que permitem conversar o tempo todo com os seus clientes sem deixá-los esperando. Conversas fluidas e humanizadas, 24h por dia, 7 dias por semana.

Entre em contato com um de nossos consultores e solicite cotação.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo