Fazer uma pré-seleção dos leads pode ajudar bastante na conversão. Saiba o que é o ABM e como aplicá-lo.
Muitas vezes, na hora de criar uma campanha para atrair leads, acabamos recebendo contatos de prospects não muito interessantes. Por isso, uma boa maneira é fazer uma ação direcionada para aquelas empresas e clientes que desejamos ter como leads. Para fazer isso, conheça mais sobre o Account-Based Marketing (ABM) e como aplicar essa estratégia na sua empresa
De uma forma geral, o Account Based Marketing (ABM) – ou Marketing Baseado em Contas, em Português- é uma importante metodologia de marketing de vendas, que foca em realizar ações para clientes previamente selecionados. Ou seja, o planejamento é personalizado para que esses prospects escolhidos sejam impactados positivamente.
Dessa maneira, o principal objetivo é atrair o maior número de leads possível, mas dentro daquelas companhias ou contas que fazem sentido de acordo com as expectativas da sua empresa. Por isso, as estratégias são traçadas de acordo com os desejos, dores e necessidades desses potenciais clientes. E, para fazer isso, existem algumas formas bem assertivas.
Dependendo da sua estratégia, é possível utilizar um tipo de ABM para impactar da melhor maneira esse futuro consumidor. Confira os principais tipos:
Também conhecido como um-para-um, esse método é mais personalizado. Nesse caso, as suas equipes de marketing e de vendas constroem as estratégias para os clientes em conjunto. Devem ser usados dados com quem toma as decisões, histórico profissional, notícias, entre outros. Assim, é possível desenvolver uma campanha bem personalizada para um cliente de cada vez.
Esse modelo é conhecido como um-para-poucos, já que o trabalho é feito com base no perfil de leads semelhantes. Ou seja, é preciso coletar as informações desejadas e fazer um mapeamento para ver quais prospects se encaixam naquele perfil. Normalmente, o número de perfis chega, no máximo, a 50.
A abordagem também conhecida como um-para-vários utiliza ainda mais recursos para atingir ainda mais contas. De uma forma mais direta, enquanto falamos que o um-para-poucos chega a uns 50, nessa estratégia pode girar em torno de mil clientes.
E mesmo com muito mais possibilidades, é muito provável que você encontre características semelhantes nesses potenciais leads. Coisas como o setor, tamanho da empresa e localização.
Com uma boa estratégia e bons filtros, o uso do ABM pode trazer excelentes resultados. Veja alguns dos benefícios que esse planejamento oferece.
Algumas pessoas costumam confundir ABM com Inbound Marketing, apesar de as duas estratégias contarem com planos bem distintos.
No Inbound Marketing, a estratégia é criada para atrair alguém que possa se interessar pelo meu serviço. Ao longo desse processo, esse lead vai sendo qualificado até a conversão. Em alguns casos, isso não ocorre e eles se perdem pelo caminho.
No ABM, como houve uma pesquisa para se enquadrar no perfil desse potencial cliente, os leads costumam ser qualificados. Dessa forma, os riscos dessa saída no meio do caminho são menores, o que aumentam as chances da conversão.
Uma boa forma de ilustrar é com o desenho do funil de vendas de cada um dos modelos:
O ABM possibilita a criação de várias ações de relacionamento para gerar um processo frequente de aquisição de contas. Tais como:
Agora que você conhece os benefícios e ações necessárias, chegou a hora de colocar em prática. Confira o passo a passo para implementar o ABM.
E aí, o que achou dessas dicas? Esperamos que você possa criar ótimas ações de ABM e que tenha muito sucesso nas suas estratégias para atração de leads para a sua empresa.