WhatsApp para Igrejas: Comunicação moderna com os fiéis

WhatsApp para Igrejas: Comunicação moderna com os fiéis

As ferramentas de comunicação são cada vez mais importantes em diversos campos, como a religião. Conheça mais sobre o uso do WhatsApp para igrejas.

Inicialmente, em um mundo cada vez mais conectado, a comunicação entre instituições e indivíduos tem se transformado rapidamente, adaptando-se às novas tecnologias e plataformas digitais. Neste contexto, as ferramentas de comunicação emergem como um recurso poderoso e versátil, capaz de transcender barreiras e aproximar pessoas.

Confira mais sobre o uso do WhatsApp para igrejas e como usar esse canal para divulgar a fé.

O uso do WhatsApp no Brasil?

A princípio, o WhatsApp é, sem dúvida, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com milhões de usuários ativos diariamente. Sua interface intuitiva, facilidade de uso e ampla aceitação o tornam um meio de comunicação ideal para todas as faixas etárias.

Ademais, segundo dados divulgados pelo Digital 2024: Global Overview Report, entre os usuários de internet com idades entre 16 e 64 anos, 93% o utilizam. Em média, um brasileiro passa 24h14min conectado à plataforma no mês.

Assim, dados revelam que uma vasta maioria da população global utiliza o WhatsApp regularmente, o que inclui pessoas de diferentes demografias e, por consequência, fiéis de diversas comunidades religiosas.

E o uso do WhatsApp para igrejas?

Antes de mais nada, a inclusão do WhatsApp como ferramenta de comunicação para igrejas não só é prática, mas também estratégica. Permite às instituições religiosas manterem-se em contato contínuo com seus membros, compartilhando informações relevantes, como horários de cultos, eventos, ensinamentos e palavras de encorajamento. Além disso, a plataforma é ideal para a transmissão de mensagens inspiradoras diárias, reforçando a fé e a conexão dos fiéis com sua religião.

Razões para investir num sistema de WhatsApp para igrejas

Depois de conhecer mais sobre o contexto no WhatsApp no Brasil e sobre seu uso no dia a dia das igrejas, conheça quatro motivos para utilizar esse app para se comunicar com os fiéis.

  • Aproximação com os Fiéis

De antemão, a capacidade de enviar mensagens personalizadas e em tempo real promove uma sensação de proximidade e pertencimento entre os fiéis. Essa comunicação direta abre caminhos para um diálogo aberto, onde as necessidades e feedbacks dos membros da comunidade podem ser atendidos com maior agilidade e empatia.

  • Envio de Salmos e Orações Individuais

Bem como o compartilhamento de conteúdo religioso, como salmos e orações, através do WhatsApp, permite que as igrejas ofereçam suporte espiritual contínuo. A ação fortalece a fé dos fiéis mesmo fora do ambiente físico da igreja.

  • Comunicados sobre Cultos e Missas

Além disso, a plataforma serve como um eficiente canal de divulgação para eventos e celebrações, garantindo que a comunidade esteja sempre informada sobre os horários dos cultos, missas e outras atividades religiosas.

  • Educação Religiosa e Grupos de Estudo

Em outras palavras, o WhatsApp pode ser utilizado para criar grupos de estudo bíblico, onde acontece o compartilhamento de materiais de leitura e discussões, estimulando o crescimento espiritual coletivo e individual dos fiéis.

Case Bola de Neve e o uso do WhatsApp para Igrejas

Anteriormente, durante a pandemia da COVID-19, o mundo enfrentou um período de isolamento social, levando a comunidades inteiras a se adaptarem a novas formas de interação. Nesse contexto desafiador, a Igreja Bola de Neve buscou maneiras inovadoras de continuar sua missão pastoral, apesar das restrições físicas impostas pelo fechamento de espaços religiosos.

Dessa forma, a solução encontrada foi por meio do Mktzap, uma ferramenta que transformou o uso do WhatsApp em um poderoso canal de comunicação bidirecional entre a igreja e seus fiéis. Essa estratégia permitiu que a Igreja Bola de Neve transcendesse as limitações físicas impostas pela pandemia, facilitando o contato direto e personalizado com mais de 13 mil pessoas desde abril de 2020. 

Assim, a implementação do Mktzap destacou-se pela sua agilidade e eficácia, com a New Way desempenhando um papel crucial na rápida execução do projeto. “Importante ressaltar que o nosso projeto foi totalmente apoiado pela New Way, que não mediu esforços para implementá-lo. Entre a ideia e o primeiro dia de atendimento, foram apenas quinze dias”, destaca Cris Turcato, da Bola de Neve Church.

O caso de sucesso da Igreja Bola de Neve com o uso do WhatsApp para igrejas ilustra como as tecnologias podem ser empregadas de maneira efetiva para fortalecer laços comunitários. Além de promover o bem-estar emocional e espiritual, e garantir que a mensagem do Evangelho continue a alcançar aqueles que mais precisam, mesmo em circunstâncias adversas.

Por isso, saiba mais sobre o Mktzap e como ele pode auxiliar na implementação do WhatsApp para a sua igreja.

Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way

A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e WebChat.

O Mktzap é uma solução digital especializada em chatbots e automatização de fluxos que integra canais de atendimento diversos e organiza todas as informações de leads em um só painel. É uma ferramenta eficiente e moderna, personalizada de acordo com as necessidades de cada negócio.

Comece a se aproximar ainda mais dos fiéis e a divulgar as doutrinas da sua igreja com o WhatsApp para igreja. Entre em contato com um de nossos especialistas, solicite já uma cotação e se surpreenda com nossos planos.

Comece hoje mesmo!

Digitalize seu atendimento e facilite a comunicação com seu cliente. Agende uma demonstração para conhecer nosso produto.

MKtzap Logo