WhatsApp Corporativo: entenda a diferença entre a versão Business e Business API
O WhatsApp Corporativo faz parte da rotina de empresas de diferentes portes e segmentos. Você sabe quais são as versões desenvolvidas exclusivamente para os negócios?
Hoje, o uso do WhatsApp não se limita apenas a conversas interpessoais. Isso porque virou a comunicação oficial entre muitas empresas e seus clientes. Afinal, muitos preferem resolver pendências pelo aplicativo do que por ligação ou pessoalmente na loja física, por exemplo.
De acordo com a Mobile Time/Opinion Box, 76% dos entrevistados se comunicam com as marcas pelo WhatsApp. Os assuntos são os mais variados, mas os principais deles são:
- 76% para tirar dúvidas e pedir informações;
- 63% para receber suporte técnico;
- 53% para receber promoções;
- 52% para comprar produtos e serviços;
- 42% para cancelar serviços.
Por isso, o aplicativo desenvolveu possibilidades para as empresas que optam por usá-lo. São as versões: Business e Business API. Você sabe quais são as diferenças de cada uma delas?
Neste texto, você vai aprender como utilizar o WhatsApp Corporativo. Boa leitura!
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WhatsApp Business
Segundo o site do próprio WhatsApp, a versão Business foi pensada para atender às necessidades de pequenos empreendedores. E, assim como na versão comum, apenas 1 pessoa tem acesso ao número e o seu uso é gratuito.
As principais funcionalidades são:
Perfil comercial
Com o perfil comercial, é possível preencher informações importantes para o cliente. Por exemplo: horário de atendimento, descrição da empresa, endereço, e-mail e site.
Dessa forma, os dados ficam disponíveis sem que seja necessário entrar em contato.
Etiquetas
As etiquetas tem a finalidade de organizar os atendimentos de acordo com a necessidade da sua empresa. Sendo assim, fica mais fácil localizar os clientes que precisam de retorno. Ou depois para contabilizar os assuntos de cada atendimento.
Tal como: “aguardando confirmação”, “pedido pendente”, “erro no pagamento”. Ou qualquer outra que atenda o seu serviço.
Mensagem de saudação automática
Para agilizar a primeira interação com os clientes, o WhatsApp permite configurar uma mensagem de boas-vindas para ser enviada de forma automática quando entram em contato. No entanto, apenas essa primeira informação pode ser configurada.
Business API
Já a versão Business API, ainda de acordo com o WhatsApp, tem o objetivo de atender médias e grandes empresas com alto fluxo de mensagens.
Por isso, o aplicativo permite integração com plataformas de atendimento que oferecem chatbots para automatizar as conversas. Além de relatórios sobre a operação e liberação para mais de uma pessoa utilizar o mesmo número.
Dessa forma, instituições com grande quantidade de funcionários não precisam de mais de um telefone de contato. Ou seja, é possível centralizar todos os atendimentos em apenas um.
Aqui, os chatbots podem ser construídos na maior parte do fluxo. Por exemplo, perguntas frequentes, agendamento de consultas, entre outras diversas formas.
Agora que você já sabe qual a melhor versão para utilizar em sua empresa, é hora de aprender como vender mais utilizando o WhatsApp Corporativo. Baixe nosso e-book para atrair e fidelizar clientes!
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