WhatsApp Business x WhatsApp Business API: o que são e quais as diferenças?
Encontrar a melhor ferramenta para falar com os clientes é a chave do sucesso. Conheça mais sobre as diferenças entre WhatsApp Business API e WhatsApp Business.

O WhatsApp se tornou uma das principais ferramentas de comunicação, tanto no pessoal, quanto no profissional. E no caso das empresas, esse aplicativo se tornou um importante aliado, já que oferece excelentes funcionalidades. Conheça mais sobre as diferenças do WhatsApp Business e do WhatsApp Business API e saiba qual é o melhor para o seu negócio.
O que é WhatsApp Business?
De modo geral, o WhatsApp Business é a versão comercial do WhatsApp convencional. É um aplicativo gratuito, pensado para atender as principais atividades das empresas, já que dispõe de várias funcionalidades.
Com esse app, é possível automatizar conversas e interagir com os clientes de forma prática, fácil e rápida. Além desses diferenciais, você pode fazer aquelas atividades que já está acostumado, como mandar mensagens de texto, áudio, fotos e vídeos. E a adaptação dos usuários é muito fácil, pois a interface do aplicativo é a mesma da tradicional.
Entre os recursos disponíveis no aplicativo, estão as etiquetas para organizar as conversas, exibição das informações comerciais e a utilização de catálogo de produtos.
Ou seja, são muitas funções para que as empresas possam usufruir do melhor que a ferramenta tem a oferecer. Entretanto, há um serviço disponível no WhatsApp Business, que é o API. Ele tem ainda mais funcionalidades para dar um “gás” nos negócios.
Quais as diferenças entre o WhatsApp Business e o Business API?
Primeiro de tudo, é importante definirmos o que é API. A sigla significa em inglês para Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações, traduzida para o português. Isso quer dizer é que um conjunto de padrões de programação, que podem ser conectados por meio de outros sistemas, como a conexão entre um aplicativo e um site.
Com essa explicação, podemos seguir. O API do WhatsApp Business tem funções muito parecidas com o Business, porém, existem mais recursos, já que o foco principal são as médias e grandes empresas. Mas, logicamente, as pequenas empresas também podem usufruir deste serviço.
E quais os benefícios do API?
Entre as grandes vantagens do WhatsApp Business API, estão a possibilidade de atender as companhias com um alto fluxo de mensagens, a integração com plataformas de atendimento que oferecem chatbots, relatórios das operações e a possibilidade de várias pessoas utilizarem o mesmo número.
Assim, será possível mesclar o atendimento humano com o virtual (capaz de atender 24h por dia e 7 dias por semana), entender melhor como estão sendo as comunicações com os relatórios e, além disso, atender um grande número de clientes e ter vários colaboradores acompanhando o processo por máquinas diferentes.
Como criar o WhatsApp Business API?
Diferentemente do WhatsApp convencional ou da versão comercial, a API do WhatsApp Business não é, necessariamente, um aplicativo. A ferramenta funciona mais como um serviço e, para criá-lo, vai ser preciso entrar em contato com um time de desenvolvedores para contribuir com o processo.
Esse desenvolvimento demanda muita atenção e cuidados, já que a ideia é atender milhares de clientes com velocidade e precisão. Dessa forma, será necessário feito um bom investimento para que os resultados sejam os ideias.
Quanto custa criar o WhatsApp Business API?
Claro que o valor que será utilizado é importante, afinal estamos falando de investimento de uma empresa que busca resultados. Os valores variam muito de acordo com o trabalho, fluxo de mensagens.
As quantias são cobradas em diferentes situações, por mensagens enviadas pelo cliente ($0.0300 – valor atualizado em janeiro de 2023) ou por mensagens enviadas pela sua equipe ($0.0500 – valor atualizado em janeiro de 2023), dentro de uma janela de 24 horas.
Segundo a própria Meta, a cada mês você terá mil mensagens gratuitas, independente do tamanho ou fluxo da empresa. Com todas essas informações, é importante destacar que é necessário ter um bom trabalho para ser objetivo e certeiro. Por isso, é imprescindível trabalhar com uma empresa especializada no assunto, como a New Way!
Conheça o Mktzap e use o chatbot da New Way
A New Way oferece o Mktzap, uma solução digital que permite integrar em um mesmo painel diversos canais digitais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, Telegram, E-mail, SMS e Chat.
O Mktzap é uma solução digital especializada em chatbots e automatização de fluxos que integra canais de atendimento diversos e organiza todas as informações de leads em um só painel. É uma ferramenta eficiente e moderna, personalizada de acordo com as necessidades de cada negócio.
Além disso, o Mktzap é ideal para empresas pequenas, médias e grandes e possui planos de adesão acessíveis para públicos variados. Desenvolva o WhatsApp Business API e aproveite todos os benefícios que esse serviço oferece para melhorar ainda mais a interação com os clientes. Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma cotação.