Entenda as mudanças na tarifação do WhatsApp em 2022

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Entenda as mudanças na tarifação do WhatsApp em 2022

A empresa passa a flexibilizar a tarifação do WhatsApp. Fique por dentro de como vão ser as cobranças e se programe!

Primeiramente, vamos falar sobre o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil e que está presente nos smartphones de até 99% dos brasileiros! Portanto, já dá para entender a importância de se posicionar no canal de comunicação que é o WhatsApp. Isso também vale para a área profissional.

O WhatsApp Business é uma opção para empresas do popular aplicativo de mensagens que já conhecemos. Apesar de igualmente intuitiva, essa versão oferece recursos especiais para contas corporativas. O que permite uma interação mais organizada com os clientes!

Entretanto, para negócios maiores, o WhatsApp oferece uma outra versão. A WhatsApp Business API é a opção do WhatsApp Business para empresas de médio e grande porte. Ela possibilita uma comunicação eficiente com clientes em todo o mundo através do WhatsApp, sempre de maneira simples, segura e confiável.

Assim, esta versão necessita que o número de WhatsApp da empresa se conecte a uma API (Application Programming Interface) para que o envio e recebimento das mensagens ocorra por um sistema
conectado à API. O Mktzap, solução da New Way, é um destes sistemas oficiais.

Enfim, se você chegou até aqui, provavelmente quer saber detalhes sobre o novo comunicado do WhatsApp: a partir do primeiro dia de fevereiro (deste ano, 2022), o cálculo da tarifação será diferente para quem usa o WhatsApp Business versão API.

O WhatsApp Business API é diferente do convencional?

Sim! Caso você não saiba, a versão Business API, de acordo com o próprio WhatsApp, tem o objetivo de atender médias e grandes empresas com alto fluxo de mensagens.

Por isso, o aplicativo permite integração com plataformas de atendimento que oferecem chatbots para automatizar as conversas. Além de relatórios sobre a operação e liberação para mais de uma pessoa utilizar o mesmo número.

Dessa forma, instituições com grande quantidade de funcionários não precisam de mais de um telefone de contato. Ou seja, é possível centralizar todos os atendimentos em apenas um. Aqui, os chatbots podem ser construídos na maior parte do fluxo. Por exemplo, perguntas frequentes, agendamento de consultas, entre outras diversas formas.

Como funciona a tarifação do WhatsApp?

Inicialmente, as cobranças aconteciam por notificação HSM (High Structured Message), feita a partir do template de mensagens do WhatsApp. Agora, elas serão cobradas por conversas – sejam elas iniciadas pela empresa ou pelo cliente. 

No segundo caso, a cobrança se inicia assim que o cliente for respondido, de maneira manual ou automática (via bots). Com esta mudança, as cobranças ocorrem quando há início de conversa e cobradas novamente após 24 horas.

O que esperar da flexibilização de tarifação do WhatsApp em 2022?

Conforme dissemos acima, existem dois tipos diferentes de cobrança. A primeira, acontece quando o seu negócio envia uma mensagem para um cliente. Neste momento, ocorre uma cobrança e existe a possibilidade de conversar com o cliente pelo período de 24 horas sem que haja taxa adicional.

No segundo caso, a conversa se inicia pelo cliente. De qualquer forma, a conversa é tarifada a partir do momento em que o cliente é respondido. Aí sim, começa a contagem da janela de conversa de 24 horas. 

É importante lembrar que, para ambos os casos, a troca de mensagens pode acontecer livremente no período de 24 horas! Apenas tome cuidado para não ir com sede demais ao pote e encher o seu cliente de mensagens neste período, ok?

Ademais, no novo modelo, as primeiras 1.000 conversas do mês serão gratuitas. O cálculo vai ser por WABA (Whatsapp Account Business API), independente da quantidade de números vinculados a WABA. A partir das 1.000 conversas iniciam-se as cobranças.

Portanto, o que muda é o modelo de cobrança, que ao invés de ser por template será pelas conversas (janela de 24 horas). Para saber a cobrança detalhada, basta conferir o descritivo na fatura. Nela, existirão informações sobre cada tipo e quantidade de conversa. 

Esta alteração é positiva ou negativa?

Bom, cada negócio sabe quais são os modelos de conversa melhores para si. A flexibilização do WhatsApp é positiva quando pensamos em dois pontos. O primeiro, que a conversa somente é iniciada quando o cliente é respondido (evitando cobrança de spans, por exemplo).

Em segundo lugar, existe a possibilidade de conversar livremente, na mesma janela, sem que haja novas cobranças. Este é um ponto bastante positivo para incentivar as equipes de atendimento a agilizarem e tornarem as conversas mais fluidas em 24h.

Ainda ficou com dúvidas? Escreva aqui nos comentários, a gente te ajuda!

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