Semana do Consumidor: quando é e como você pode vender mais

Semana do Consumidor: quando é e como você pode vender mais

A Semana do Consumidor é um marco importante para qualquer empresa. Saiba como usar essa data da melhor forma possível.

O que é a Semana do Consumidor?

Sabemos que o dia do consumidor é todo dia, não é mesmo? Mas, ainda assim, é interessante que exista uma data em especial para que a importância dos fregueses seja ressaltada. E por que a data 15 de Março? Bom, em 1962, o então presidente dos Estados Unidos da América, John F. Kennedy, fez um discurso ao congresso voltado aos principais direitos do consumidor.

Essa atitude deu aos norte-americanos (e ao mundo) uma necessária reflexão sobre a importância de conhecer, analisar, priorizar e fidelizar os clientes em um negócio – qualquer que ele seja.

Quando acontece?

A Semana do Consumidor é comemorada por volta do dia 15 de Março, que é considerado o Dia do Consumidor em si. Mas se engana quem acha que planejar apenas no mês de março é suficiente! Na realidade, caso uma empresa queira se preparar de verdade para criar promoções e bônus especiais para os clientes nesta data, é preciso analisar as possibilidades do negócio para oferecer algo com qualidade e estrutura à clientela.

Na verdade, muitas empresas estendem essa data para o mês inteirinho, fazendo assim promoções de Mês do Consumidor. Isso vai de acordo com o tipo de negócio e com as demandas e metas de cada empresa para o mês de março.

As vendas realmente melhoram na Semana do Consumidor?

Assim como a Black Friday é esperada por muita gente por conta de suas promoções e condições especiais de compra, a Semana do Consumidor também é! Afinal, quem é que não gosta de pegar a melhor oportunidade possível para adquirir determinado produto ou serviço? Por isso, ao planejar o seu comércio para a Semana do Consumidor, espere bons resultados financeiros!

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Similar Web, as principais lojas virtuais do Brasil registram uma crescente importante durante a Semana do Consumidor, registrando 13 milhões de visitas a mais neste período. Além disso, por ser uma época que seria fraca para o comércio (pós-Natal e antes do Dia das Mães), a data ganha ainda mais importância.

E isso não vale só para e-commerces! Em 2019, por exemplo, foi observado que 29% dos clientes preferiam buscar por promoções nesta data em lojas online, 39% em lojas físicas e 32% em ambas as modalidades de compra. Para saber mais sobre esta pesquisa, basta clicar no link a seguir.

Estratégia de vendas para a Semana do Consumidor

Afinal, como vender mais na Semana do Consumidor e fazer desta data algo lucrativo para o seu negócio?

Aprimore o atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é a peça-chave para qualquer empresa. Mesmo quando o serviço prestado ou o produto vendido não são os mais procurados, o atendimento ao cliente (quando feito com qualidade) é capaz de reverter vendas e resolver desconfortos. 

Aposte em um bom SAC

Para aprimorar o atendimento ágil no cliente no Dia do Consumidor, é primordial apostar em um bom SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor no maior número de canais possível.

Faça um mapeamento das preferências dos clientes

O que realmente deixará o seu público satisfeito nesta data? Para isso, é preciso conhecer bem o perfil do seu comprador. Dê uma atenção especial aos produtos mais procurados ou aos mais cobiçados – e ofereça descontos ou frete grátis, o que mais combinar.

Ofereça só aquilo que consegue manter a qualidade

Não adianta em nada oferecer uma promoção sem oferecer qualidade. Afinal, não é porque o item é promocional ou com desconto que ele deve ser fornecido com descaso. Valorize o item promocional.

Digitalize a comunicação do seu negócio

Ao abrir as portas para a modernidade, é possível conquistar novos clientes e se colocar em evidência também para os antigos. E o que acha de digitalizar a comunicação da sua empresa com os clientes? Se engana quem pensa que estamos falando de um atendimento robótico e mecanizado – muito pelo contrário!

Conheça o Mktzap da New Way e automatize seu atendimento

Não sabe como começar? Bom, a New Way pode te dar uma ajudinha caso você queira ser multichannel. Conheça o Mktzap, solução digital da New Way que permite automatizar as interações de até sete canais de comunicação mais populares, como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, SMS, E-mail, WebChat e Instagram.

Entretanto para implementar o Mktzap, é preciso contratar o nosso serviço. Mas antes disso, dá só uma olhadinha na nossa página de planos e veja qual se encaixa mais com a necessidade do seu negócio.

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